sexta-feira, 6 de abril de 2018

“VOLTA AO PAÍS BASCO: OMAR FRAILE VENCE QUINTA ETAPA E RUI COSTA É 9.º”

Ronda trouxe muitas mudanças ao top 10

Foto: EPA

O ciclista espanhol Omar Fraile (Astana) venceu esta sexta-feira a quinta etapa da Volta ao País Basco, com o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) a reforçar a liderança da geral e Rui Costa (UAE Emirates) no nono lugar.

Fraile, de 27 anos, cortou a meta ao fim de 3:53.59, depois de um ritmo frenético a que se correu a ligação de 164,7 quilómetros entre Vitoria e Eibar, batendo num 'sprint' reduzido o esloveno Roglic, segundo, e o espanhol Ion Izagirre (Bahrain Mérida).

Para Roglic, esta foi a terceira ocasião em que terminou uma etapa na Itzulia 2018 no segundo posto, depois das duas primeiras etapas, mas o ciclista da LottoNL-Jumbo conseguiu reforçar a liderança que conquistou na quinta-feira, ao vencer o contrarrelógio individual.

No final de uma etapa que trouxe muitas mudanças ao top 10, afastando o francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Floors), antigo líder e vencedor das duas primeiras etapas, e o colombiano Nairo Quintana (Movistar), entre outros candidatos, um grupo de seis ciclistas aproximou-se da meta, com Fraile a ser mais forte no 'sprint'.

No grupo reduzido, atrás de Fraile e Roglic, terminaram os espanhóis Ion Izagirre e Mikel Landa (Movistar), que subiram ao segundo e terceiro posto da classificação geral, respetivamente.

Izagirre encontra-se a 2.13 minutos de Roglic, com Landa a 2.17, assumindo-se como os únicos corredores capazes de ameaçar a liderança do esloveno na última etapa, no sábado.

O bom resultado de Rui Costa, que fechou em nono ao ser o segundo mais rápido de um grupo que terminou a 1.27 do vencedor, permitiu-lhe subir 12 posições na geral, na qual é agora 15.º classificado, a 5.45 de Roglic.

Já Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) terminou o dia em 137.º lugar, o que provocou uma queda de 16 lugares na classificação geral, para o 98.º posto.

No sábado, a conclusão da Volta ao País Basco faz-se com uma ligação de 122,2 quilómetros entre Eibar e Arrate, com oito contagens de montanha, duas de primeira categoria, a testarem os candidatos à vitória

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário