segunda-feira, 17 de julho de 2017

“Campeonato Nacional de Enduro”

José Borges festeja título de Enduro em Murça

Terceiro título nacional consecutivo na Elite para José Borges (Enduro BTT Braga). Campeonato Nacional de Enduro atribuiu títulos a oito categorias

José Borges voltou a revelar a invencibilidade que o acompanhou em Miranda do Corvo e em Manteigas e, em Murça, sagrou-se tricampeão nacional de Enduro na categoria de Elites. Dominador nas cinco provas especiais cronometradas, Borges avantajou-se na classificação final em 30 segundos ao madeirense Emanuel Pombo (Ciclo Madeira Clube Desportivo), vice-campeão nacional. José Oliveira, igualmente, do Enduro BTT Braga, foi terceiro classificado, gastando mais um 1m14s do que os rivais para cumprir as 'PEC's".

A disputa do campeonato nacional de Enduro, num percurso de 35 km, com provas especiais cronometradas entre os 1400 metros e os 3500 metros foi assinalada pelo intenso calor que se fez sentir naquela região transmontana e que foi desgastando os atletas repartidos entre as oito categorias de competição federativa e a categoria de promoção.  A dada altura, toda a caravana da prova esteve retida devido a um incêndio de grandes proporções que lavrava na região.

Para José Borges, a conquista do terceiro título nacional consecutivo na Elite reflete a competitividade da sua época desportiva, na qual se destaca a conquista das duas primeiras provas da Taça de Portugal de Enduro 2017.

Na categoria femininas maiores de 17 anos, Ana Costa (Casa do Povo de Abrunheira) revelou-se e levou a melhor sobre a rival Ana Leite (Enduro BTT Braga), atual líder da Taça de Portugal da categoria, para se sagrar campeã nacional. O terceiro posto foi para Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima).

O escalão júnior foi dominado por Tiago Ladeira (Casa do Povo da Abrunheira) que foi acumulando vantagem sobre o atual líder da Taça de Portugal, Nuno Silvestre (BTT Team SU Colarense), até finalmente sagrar-se campeão nacional, finda a combinatória das PEC's, com 1m03s de vantagem. A luta pelo segundo lugar foi bem mais renhida e Tomás Barreiros (ADAR/Ofimoto) quedou-se a dois segundos do segundo lugar.

Gonçalo Bandeira (Montanha Clube/Louzan Park) foi o mais lesto nos cadetes. Findas as três provas especiais cronometradas, o jovem ciclista de 16 anos antecipou-se em 58 segundos a Rui Tapada (CAJ Raposa) e em 1m03s a Leonardo Lambaz (Município de Porto Moniz), terceiro classificado. Nesta competição assinalou-se a desistência do líder da Taça de Portugal Bernardo Tavares (Maiatos/Reabnorte).

Nos cadetes femininos, Rafael Ramalho (Maiatos/Reabnorte) totalizou 18m17s para festejar o título nacional, menos 2m25s do que a segunda classificada, Beatriz Martins, da mesma equipa. Jéssica Lima (BTT Matosinhos) foi a terceira melhor em prova.

Na competitiva categoria de Master 30, Lino Correia "vingou-se" do segundo lugar conquistado há um ano em Manteigas e, em Murça, sagrou-se campeão nacional. O betetista do Vasconha BTT Vouzela confirmou a excelente época desportiva - é líder da Taça de Portugal da Categoria, com duas vitórias em três provas disputadas - para triunfar diante Hélder Padilha (Montanha Clube/LouzanPark), segundo classificado, com mais 30 segundos cumpridos. Rui Couto (Vasconha BTT Vouzela) foi terceiro, a 38 segundos do melhor registo.

Nos Masters 40, Vasco Correia (Penacova DH/UD Lorvanense) sagrou-se campeão nacional, por uma das margens mais escassas das competições em Murça: apenas seis segundos o separaram de Jorge Rodrigues. David Guerra (Rodinhas/Santos Silva) fechou o pódio do escalão.

Tal como nas restantes categorias de Masters, nas quais os líderes da Taça de Portugal de Enduro 2017 confirmaram as respetivas supremacias com a conquista do título nacional, também José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de S.Brás) conseguiu a acumular a liderança do troféu da UVP-FPC com a camisola de campeão nacional. Paulo Sousa (Ciclo Madeira Clube Desportivo) foi segundo classificado, a 1m35s. Manuel Ribeiro (Enduro BTT Braga) repetiu o alinhamento vigente da Taça de Portugal e quedou-se na terceira posição.

A categoria Promoção, apesar de aberta a atletas estrangeiros, foi conquistada por Bruno Diogo (Team Scott Portugal).

Por último, na classificação por equipas, a Casa do Povo de Abrunheira sagrou-se vencedora, diante do Enduro BTT Braga e dos Maiatos/Reabnorte.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com