terça-feira, 27 de junho de 2017

“Agenda de Ciclismo”

Ciclismo jovem e feminino com grande pedalada

O ciclismo jovem e o feminino estarão no centro das atenções, entre quinta-feira e domingo, devido à realização da Volta a Portugal do Futuro e dos Campeonatos Nacionais de cadetes, juniores e femininas.

A Volta a Portugal do Futuro, prova internacional para sub-23, arranca na quinta-feira e prolonga-se, através de quatro etapas, até domingo. A primeira etapa arranca em Oliveira de Azeméis e termina em Oliveira do Hospital, depois de percorridos 146,1 quilómetros, que incluem três prémios de montanha.

A segunda etapa adivinha-se decisiva para as contas finais da competição, pois leva a caravana a percorrer 150,9 quilómetros, desde Arganil até ao alto de S. Macário, S. Pedro do Sul. A meta coincide com uma contagem de montanha de categoria especial, quarta subida pontuável da jornada.

A terceira etapa liga Tondela ao Sabugal por um trajeto de 150,6 quilómetros, que desafia os trepadores num prémio de montanha de primeira categoria e num de terceira. A tirada teoricamente mais simples é a última, 148,2 quilómetros, entre Sabugal e Alcains.

O concelho de Castelo de Vide vai ser o epicentro dos Campeonatos Nacionais de cadetes, juniores e femininas, entre sexta-feira e domingo. São esperados cerca de 350 competidores. As provas decorrem no primeiro fim de semana após os exames escolares, sendo intenção da Federação Portuguesa de Ciclismo contribuir para a compatibilização da prática desportiva com o bom desempenho académico.

Na sexta-feira serão atribuídos os títulos nacionais de contrarrelógio, cujas provas se disputam na freguesia de Póvoa e Meadas, a partir das 15h00. Os juniores masculinos e as corredoras de elite vão cumprir um exercício individual de 22,7 quilómetros. Os cadetes masculinos, assim como as cadetes, as juniores e as masters terão por diante 11 quilómetros de contrarrelógio.

Às 15h00 de sábado arranca a prova de fundo para cadetes, que irá desenrolar-se, tal como as restantes corridas de fundo, na sede do concelho de Castelo de Vide. Os cadetes vão percorrer 79,5 quilómetros, resultantes de três voltas ao circuito de 26,5 quilómetros, que tem um acumulado de subida por volta de 358 metros.

No domingo de manhã corre-se a prova de fundo feminina, com início às 9h30. As corredoras de elite vão completar quatro voltas e 106 quilómetros, as juniores 79,5 quilómetros, as cadetes e as masters vão completar 53 quilómetros. Às 14h00 arranca a prova de fundo para juniores masculinos, cinco voltas e 132,5 quilómetros de esforço.

Mais eventos oficiais

30 de junho a 2 de julho: Cyclohorta 2017 - VII GP SportZone, Horta, Açores

1 de julho, 11h00: 24 Horas BTT de Vila Nova de Famalicão

1 de julho, 14h30: 2.º XCO Juvenil de Vila Flor

2 de julho, 8h30: XIII Paseio BTT de Terrugem, Sintra

2 de julho, 9h00: 5.º Passeio de Bicicleta Policiamento de Proximidade, Guimarães

2 de julho, 9h00: Campeonato Regional da Madeira de XCO

2 de julho, 9h30: VI Troféu BTT Acácio da Silva, Montalegre

2 de julho, 9h00: XCO de S. Martinho do Bispo, Coimbra

2 de julho, 9h30: Maratona BTT dos Pequenos Topos, Golegã

2 de julho, 11h00: Campeonato Nacional de Fundo Masters, Grândola

2 de julho, 14h30: 2.º DHU de Paredes de Coura: 3.ª Prova Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com