Com
o lançamento do novo Dura-Ace 9100, surgiu novo firmware que veio oferecer aos
ciclistas de estrada a possibilidade de colocarem comutação sincronizada entre
as mudanças da frente e de trás. Agora esta tecnologia ficou agora disponível
para a series mais antigas Ultegra 6800 e Dura-Ace 9000, desde que o utilizador
tenham a nova bateria.
A
nova bateria (BT-DN110) contem um chip de memória que consegue suportar o
processamento extenso de informação necessário para os processos que a
comutação sincronizada exige, oferecendo assim a possibilidade de conseguir-mos
personalizar o nosso estilo de ciclismo.
Como
aceder a esta nova funcionalidade:
O
utilizador terá de assegurar que tem a instalada a nova bateria BT-DN110, sendo
que é a única que permite tirar vantagem da comutação sincronizada e
semi-sincronizada.
De
seguida, sendo já um utilizador do sistema Di2 e que esteja a utilizar as
mudanças da frente (FD-6870/FD-9070/FD-9150) e de trás
(RD-6870/RD-9070/RD-9150), pode descarregar a última versão do firmware na
plataforma E-TUBE, ou através da conexão ao PC, ou via Bluetooth através do
tablet ou smarphone
Alteração
modo comutação:
Se
o utilizador já tiver instalado o mais recente firmware e a nova bateria
facilmente consegue perceber em que modo de comutação se encontra, graças a uma
nova sequência de luzes na junção externa EW-90A/B (ver figura) ou na junção
interna W-RS910
Um
click duplo no botão externo da junção permite-nos alterar entre os modos.
• Uma luz vermelha sólida indica que
estamos no modo manual.
• Uma luz vermelha a piscar 2x
indica-nos que estamos no modo sincronizado
• Uma luz vermelha a piscar 3x
indica-nos que estamos no modo semi-sincronizado
Cada
modo é personalizável, significa que podemos escolher diferentes combinações e
personalizar o nosso modo de comutação aquele que mais gostamos de utilizarEach
mode is customisable in E-TUBE, meaning you can choose different combinations
and customized shift patterns if you wish (for example, two semi-Synchronized
Shift modes offering different ‘correction’ shifts, or two full Synchronized
Shift modes that assign a front derailleur command on differing sprockets).
Mais
informação: Video explicativo, sobre o E-tube e o mapa de sincronização
em:http://e-tubeproject.shimano.com/about/semisyncroshift.html
O
que é a comutação sincronizada?
É
uma função que permite ao ciclista concentra-se apenas na passagem traseira das
mudanças na cassete, enquanto o sistema DI2 automáticamente estuda a melhor
combinação entre a mudança da frente e de trás, alterando à frente.
Fazendo
a passagem das mudanças de 28D para 11D, o sistema reconhece que a melhor
combinação é entre os carretos 15 e 17D
Fazendo
a passagem de 11D para 28D, o sistema reconhece que a melhor combinação será
entre os carretos 25D e 21D.
O
que é a semi-sincronização?
Quando
fazemos a comutação automática na mudança frente, o sistema quando no modo
semi-sincronizado, comuta automáticamente faz a passagem na mudança traseira
quando alteramos à frente. Esta função permite ao ciclista conseguir sempre uma
transição optimizada, para uma melhor fluidez na passagem e performance.
Também
neste modo, podemos personalizar os nossos modos de comutação através da
ligação ao E-TUBE PROJECT app ou PC.
Fonte:
Sociedade Comercial do Vouga - Distribuidor Oficial Shimano
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