terça-feira, 7 de março de 2017

“Agenda de Ciclismo”

Equipa Portugal enriquece pelotão das Aldeias do Xisto

A Seleção Nacional é a 19.ª equipa a confirmar a participação na Clássica Aldeias do Xisto, prova internacional que se disputa no próximo domingo, unindo a Aldeia da Barroca, Fundão, à Aldeia da Cerdeira, Lousã.

A Equipa Portugal, orientada por José Poeira, irá conjugar a experiência de André Cardoso, Ricardo Vilela e Tiago Machado, com a juventude dos sub-23 André Carvalho, Daniel Viegas, Ivo Oliveira, João Almeida e Rui Oliveira, proporcionando aos mais jovens uma corrida de preparação para os compromissos da Taça das Nações em contexto competitivo de grande exigência.

A dificuldade da Clássica das Aldeias do Xisto reside na qualidade do pelotão e no percurso escolhido para conjugar a beleza da região com o espectáculo desportivo. O pelotão contará com cerca de 150 ciclistas, oriundos de nove países: Austrália, Bolívia, Colômbia, Espanha, França, Noruega, Polónia, Portugal e Rússia. Além da Equipa Portugal, participam todas as equipas continentais e de clube lusas, assim como as formações Burgos BH, Caja Rural-Seguros RGA, Equipo Bolivia, Lokosphinx e Team Sparebanken Sor.

O traçado, com 140,6 quilómetros, é um autêntico roteiro turístico pela beleza patrimonial e paisagística das Aldeias do Xisto, começando na Aldeia da Barroca para terminar na Aldeia da Cerdeira, com passagem por Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão, Casal Novo, Talasnal e Candal.

A viagem, em permanente sobe e desce, engloba quatro subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores. Os últimos 22,7 quilómetros adivinham-se demolidores, encadeando as duas escaladas mais difíceis, a subida de primeira categoria para o alto de Catarredor, com diversos troços de inclinação superior a 10 por cento, e a ascensão para a meta, uma segunda categoria com 1500 metros de extensão, pendente média de 11 por cento e rampas que se aproximam dos 20 por cento.

A Clássica Aldeias do Xisto tem o aliciante adicional de ser a derradeira prova pontuável para o Troféu Liberty Seguros, uma competição que está ao rubro, tendo Amaro Antunes (W52-FC Porto) e Francisco Campos (Miranda/Mortágua) empatados no comando.


A Clássica Aldeias do Xisto é o evento de competição de referência do projeto piloto Cyclin’Portugal, o primeiro após a assinatura do protocolo de parceria entre a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e a Turismo Centro de Portugal.

Com a assinatura daquele documento o projeto Cyclin’Portugal estabelece uma ação concertada destas entidades para, agora a partir de um projeto piloto nas Aldeias do Xisto, continuar a promover Portugal como um destino de excelência para os amantes da bicicleta em todas as suas vertentes.

BTT internacional em Marrazes

A freguesia de Marrazes, concelho de Leiria, recebe no próximo domingo o arranque da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). A competição, a disputar na primeira pista permanente de XCO do país, está inscrita no calendário internacional, como C3.

Sábado será dia de treinos e de adaptação ao traçado. A competição está marcada para domingo. Às 9h00 competem os cadetes, os masters e os paraciclistas. Às 11h00 entram em liça os juniores e todas as categorias femininas. A corrida de elite e sub-23 está marcada para as 14h30.

Em paralelo com a prova da Taça de Portugal de XCO, realiza-se em Marrazes, a partir das 10h00 de domingo, o 1.º Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo, vertente de BTT, da Zona B.

Outro troféu que arranca no próximo fim-de-semana é a Taça de Portugal de BMX Race. As duas etapas inaugurais arrancam na pista de Quarteira, Loulé. No sábado corre-se a partir das 16h00. As provas de domingo começam às 10h30.

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será comemorado, sobre rodas, quatro dias mais tarde. É no domingo, 12, que se realiza, em Lisboa, o Passeio Feminino em Bicicleta, 19,9 quilómetros com partida e chegada na Alameda dos Oceanos, no Parque das Nações. O tiro de partida será dado às 10h00.

Mais eventos Oficiais

11 e 12 de março: Circuito da Flor da Amendoeira

11 de março, 15h00: Prémio Cidade de Fafe em Ciclismo de Estrada

12 de março, 8h00: 6.º BTT Eurocidade Valença - Tui

12 de março, 9h00: Maratona BTT Sobe e Desce, S. Martinho do Bispo, Coimbra

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com