A 43.ª edição da Volta ao Algarve em Bicicleta, que vai
realizar-se entre 15 e 19 de fevereiro, será transmitida em direto para toda a
Europa pela cadeia televisiva internacional Eurosport. Em Portugal a corrida
poderá ser vista no canal desportivo e também na TVI 24.
A prova terá uma hora diária
de transmissão em direto para os 55 países e 68 milhões de lares, reforçando a
divulgação de um grande espetáculo desportivo e mostrando ao Mundo a região do
Algarve e o seu potencial enquanto território turístico e velocipédico.
A transmissão em direto será
possível graças ao investimento da Região de Turismo do Algarve (RTA) e da
Associação Turismo do Algarve (ATA), em parceria com o Turismo de Portugal, que
encaram a Volta ao Algarve, organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo,
como um extraordinário meio de promoção internacional da região. O apoio dos
municípios que recebem as partidas e chegadas foi também importante para que se
desse este passo decisivo para o crescimento da Volta ao Algarve.
“A transmissão da Volta ao
Algarve valoriza e dá notoriedade a esta região, que é um destino turístico de
excelência para as bicicletas, nas suas diferentes vertentes. Somos uma região
com excelentes condições naturais e paisagísticas, com percursos cicláveis e
com grande oferta hoteleira, de cultura, património e gastronomia. O direto
permitirá alavancar a notoriedade internacional do mais importante destino
turístico do país”, frisa o presidente da RTA, Desidério Silva.
“A ATA, responsável pela
promoção internacional do Algarve, congratula-se com a divulgação da região
pela Eurosport em toda a Europa, pois permite-nos chegar aos nossos principais
mercados emissores de turistas. Mostrar o destino nesta altura do ano através
da Volta ao Algarve é uma excelente oportunidade promocional para o Algarve”,
afirma o presidente da ATA, Carlos Luís.
O presidente da Federação
Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, salienta a cooperação entre os
diversos atores envolvidos. “Destaco a excelente cooperação estabelecida entre
a Federação e as entidades que tornaram possível o direto televisivo: a RTA e a
ATA, as autarquias, o IPDJ e os patrocinadores. O incremento de mediatismo da
Volta ao Algarve valoriza a corrida e o ciclismo, pois intensifica-se um novo
pico de atenção pública sobre a modalidade, que traz benefícios para as equipas
e os corredores participantes, portugueses e estrangeiros. Por outro lado, é a
afirmação do ciclismo enquanto meio privilegiado para a divulgação e
dinamização turística”, declara Delmino Pereira.
O direto televisivo irá
potenciar ainda mais a capacidade de penetração mediática global da Volta ao
Algarve, um evento que, em 2016, sem transmissão, registou a presença de mais
de 100 jornalistas e que motivou a publicação de mais de mil peças
jornalísticas em 27 países.
A 43.ª edição Volta ao
Algarve será disputada por 200 corredores, em representação de 25 equipas.
Estarão presentes algumas das maiores estrelas mundiais da modalidade. Entre as
equipas participantes contam-se 12 do WorldTour, a Liga dos Campeões do
ciclismo.
A corrida terá cinco etapas
e um total de 772 quilómetros. A primeira etapa, entre Albufeira e Lagos, terá
182,9 quilómetros, sendo uma oportunidade para os velocistas. No segundo dia os
corredores vão completar 189,3 quilómetros, entre Lagoa e o alto da Fóia. A
meta coincide com um prémio de montanha de primeira categoria e será o primeiro
teste aos candidatos à camisola amarela. A terceira etapa é um contrarrelógio
individual de 18 quilómetros, em Sagres. Os sprinters terão nova oportunidade
no final da quarta jornada, uma viagem de 203,4 quilómetros, entre Almodôvar e
Tavira. A quinta e derradeira tirada liga Loulé ao alto do Malhão, uma chegada
coincidente com uma contagem de montanha de segunda categoria, onde se decidirá
a competição.
Equipas participantes
WorldTour: Astana (CAZ),
Bora-hansgrohe (GER), Cannondale-Drapac (EUA), Dimension Data (RSA), FDJ (FRA),
Katusha-Alpecin (SUI), Lotto NL-Jumbo (NED), Lotto Soudal (BEL), Movistar
(ESP), Quick-Step Floors (BEL), Team Sky (GBR) e Trek-Segafredo (EUA).
Continental Profissonal:
Caja Rural-Seguros RGA (ESP), Cofidis (FRA), Gazprom-RusVelo (RUS), Manzana
Postobón (COL), Roompot-Nederlandse Loterij (NED) e Wanty-Groupe Gobert (BEL)
Continental: Efapel, LA
Alumínios-Metalusa, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e
W52-FC Porto (POR), e Rally Cycling (EUA)
Fonte. FPC
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