sexta-feira, 5 de agosto de 2016

“Volta Portugal/Ezquerra… em nome de Agostinho"

A vitória acabou por chegar”

Fotos: José Morais (Noticias do Pedal)

Ao ganhar em Arruda dos Vinhos, e numa etapa toda ela percorrida na região Oeste de onde era natural Joaquim Agostinho, Jesus Ezquerra deu aos leões, esta sexta-feira, a primeira vitória desde o regresso ao ciclismo. O espanhol, de 25 anos, venceu a 8ª etapa da 78ª Volta a Portugal Santander Totta, a mais longa desta edição, depois de integrar a fuga do dia que durou quase tanto como os 208km da tirada iniciada na Nazaré.

A tirada ficou marcada por uma neutralização devido a engano do pelotão a 10km da chegada. Numa rotunda com direção de percurso corretamente assinalado, o grupo que fazia a perseguição a uma fuga de seis elementos, com vantagem de quase sete minutos, optou por virar à esquerda quando deveria ter seguido em frente. Para repor a verdade desportiva, o Colégio de Comissários decidiu parar a prova. Depois de analisadas as diferenças de tempo entre a frente da corrida e o pelotão, e com todos no trajeto correto, foi dada uma nova partida respeitando os tempos antes do engano de percurso.

Na frente, o homem do dia, Jesus Ezquerra, sacudiu a fuga a 6km da meta e saiu em solitário à procura da vitória em Arruda dos Vinhos. A missão foi cumprida com 15 segundos de vantagem sobre Samuel Caldeira (W52-FC Porto) que, pelo segundo dia consecutivo, foi segundo classificado.

“A equipa tem sofrido muito com as coisas que se têm dito. A vitória acabou por chegar. Todos sofremos por já não podermos ganhar a Volta. Espero que este triunfo sirva para todos os sportinguistas e tavirenses”, disse o espanhol com ar tranquilo e a sensação de dever cumprido. Logo a seguir respondeu, sem hesitar, sobre o nome maior do ciclismo português: “Se sei quem foi Agostinho? Claro que sim! É uma referência que já conhecia e que aprendi a respeitar, ainda mais, depois de vir para o Sporting.”

Sem consequências significativas na classificação geral, este êxito de Jesus Ezquerra manteve os primeiros lugares inalterados. Rui Vinhas (W52-FC Porto) segue com Camisola Amarela Santander Totta, com a mesma vantagem para o segundo classificado, Gustavo Veloso que está a 2’ 25’’. Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) surge depois a 2’ 53’’. Apesar de não ter pontuado, Ramiro Diaz é já considerado o virtual líder dos trepadores. O colombiano da Funvic-Soul Cycles apenas tem de chegar a Lisboa no domingo para garantir a Camisola Azul Liberty Seguros.

No Oeste entre o mar e a serra

O dia mais longo na Volta 2016 foi um dia de estreias. Com o Oceano Atlântico a servir de cenário, o Sítio da Nazaré recebeu, em festa, a partida desta 8ª etapa, a mais longa dos últimos cinco anos com 208,5km. Os 120 corredores que alinharam tiveram pela frente uma viagem pela região Oeste, até à chegada em Arruda dos Vinhos.

Com pouco mais de uma dezena de quilómetros percorridos, sete homens saíram do pelotão mas na subida à Serra de Montejunto, Prémio de Montanha de 2ª categoria, um deles ficou pelo caminho restando na frente um sexteto que chegou a ter 10 minutos de vantagem. Quando o pelotão seguia, já em ritmo de quem ia alcançar os fugitivos, aconteceu o inesperado e por alguns minutos a corrida esteve neutralizada.

Quem é Jesus Ezquerra?
 
Nasceu a 30 de novembro de 1990. Este espanhol de 25 anos tornou-se profissional, em 2012, na equipa Leopard-Trek, onde ficou duas temporadas. Em 2013 participou, pela primeira vez, na Volta a Portugal. A polaca Active Jet foi a equipa seguinte de Ezquerra em 2014 e 2015, até integrar no início desta temporada o Sporting-Tavira. Esta sexta-feira concretizou, em Arruda dos Vinhos, a primeira vitória enquanto profissional.

A Volta de regresso ao Alentejo

 

A 9ª e penúltima etapa marca o regresso da Volta a Portugal às estradas alentejanas, com a partida marcada para Alcácer do Sal, às 12h45. O pelotão irá passar ainda em Montemor-o-Novo e Vendas Novas, para depois seguir até Setúbal onde vão terminar os 176,1km da tirada.

 
Antes de chegar à Avenida Luísa Todi, na Cidade Europeia do Desporto 2016, haverá a passagem pela emblemática Serra da Arrábida, num percurso que sofreu alterações, devido a condições de segurança. A abordagem ao alto da Serra será efetuada pelo Convento da Arrábida onde estará a última contagem de montanha da Volta 2016.

 

6 agosto | 9ª Etapa

Alcácer do Sal – Setúbal | 176,1 km

Hora da Partida – 12h45

Hora Prevista Chegada – 17h20

Fonte: Podium (Texto)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com