quarta-feira, 8 de junho de 2016

“Apresentada a 78ª Volta a Portugal Santander Totta - A mais dura e longa dos últimos anos”

Texto: Armando Saldanha

Fotos: Aldrabiscas

A 78ª edição da Volta a Portugal Santander Totta, em Bicicleta, corre-se entre 27 de julho e 7 de agosto levando às estradas o calor da competição e as emoções de um grande e itinerante festival em permanente animação.

Quase a completar 90 anos, a Volta apresenta-se em Oliveira de Azeméis com novas cores. O percurso que regressa às estradas alentejanas é o mais longo dos últimos cinco anos e tem passagens inéditas na terra batida de um dos famosos troços do Rally de Portugal – o salto de Fafe - e na estreia da Nazaré e de Arruda dos Vinhos como partida e chegada de etapa.

Após 1618,7 KM, a Praça do Comércio, em Lisboa, abre-se ao sprint final e às comemorações dos vencedores…

No ano em que Sporting e o Porto regressam às estradas, aumentando ainda mais as expectativas sobre a prova, Gustavo Veloso, o vencedor repetente dos dois últimos anos, surge novamente entre o lote de favoritos que deseja marcar a chegada a Lisboa com um triunfo na maior competição organizada no verão português.

18 equipas, das mais diversas geografias mundiais, inscreveram 144 competidores para alinharem no percurso desenhado entre Oliveira de Azeméis e Lisboa num total de 1618,7 KM que se vai fazer em 11 dias de competição - 1 prólogo e 10 etapas – com um Dia de Descanso marcado para Viseu.

A prova tem início em Oliveira de Azeméis, onde os ciclistas vão sair um a um para percorrer os 3,6 quilómetros do prólogo, o qual irá ditar a primeira camisola amarela da 78ª Edição da Volta.

No dia seguinte, em Ovar, junto à praia do Furadouro, será dado o arranque para a primeira etapa, uma ligação de 167,4 quilómetros até ao centro de Braga, que vai ficar completa quando o pelotão cumprir um circuito final que passa duas vezes pelo Bom Jesus e pelo Sameiro.

O Minho vai continuar a ser cenário com os 160 quilómetros da segunda tirada, que parte de Viana do Castelo rumo a Fafe. Aqui surgirá a primeira grande novidade desta edição ‘o piso em terra, com cerca de 2,2 quilómetros’, um dos troços mais famosos do Rali de Portugal, o "Salto da Pedra Sentada", que coincidirá com um prémio de montanha de 2.ª categoria.

Ao quarto dia, a prova entra no nordeste transmontano, partindo de Montalegre em direção a Macedo de Cavaleiros para 158,9 quilómetros, cuja principal dificuldade é a travessia da Serra de Bornes, uma contagem de 2.ª categoria a 36 quilómetros da meta.

O primeiro domingo da Volta a Portugal terá a mítica Senhora da Graça, que é também a única chegada em alto da 78.ª edição. Serão 191,9 quilómetros entre Bragança e o ponto mais alto de Mondim de Basto.

Para terminar a fase inicial da competição, e antes do dia de descanso, a competição regressa, cinco anos depois, a Lamego, que acolhe a partida para a quinta e mais pequena (153,2 quilómetros) etapa desta edição, com Viseu a ser o ponto de chegada e do repouso do pelotão.

Depois do dia de descanso, a caravana regressa à estrada para enfrentar a Serra da Estrela, desta vez despida de um final na Torre. Desprovida do seu emblemático final, a 6.ª etapa vai, no entanto, ser marcada pela dureza: nos 173,7 quilómetros entre Belmonte e a Guarda, os ciclistas vão escalar duas vezes ao ponto mais alto de Portugal continental, coincidente com contagens de categoria especial, primeiro pelas Penhas da Saúde e, de seguida, pelo Sabugueiro.

A 7.ª etapa assinala o regresso de Figueira de Castelo Rodrigo ao mapa da Volta após quase 20 anos, como ponto onde começarão a contar os 182 quilómetros até Castelo Branco.

O nono dia é o mais longo (há cinco anos que a Volta não tinha uma tão grande tirada -208,5 quilómetros -) e o das grandes novidades, com a Nazaré e Arruda dos Vinhos a estrearem-se na competição.

Sábado, dia 6 de agosto, é um dia histórico para a prova, que finalmente regressa às estradas alentejanas, com Alcácer do Sal a ser a cidade de partida, passagens em Montemor-o-Novo e Vendas Novas e chegada a Setúbal (que há 42 anos não recebia a Volta a Portugal), após 187,5 quilómetros.

Mas será Lisboa que irá definir e coroar o vencedor da 78.ª Volta a Portugal após um contrarrelógio de 32 quilómetros, com inicio em Vila Franca de Xira e chegada marcada em plena Praça do Comércio.

Calendário das Etapas da Volta a Portugal em bicicleta:

27 jul, Prólogo: Oliveira de Azeméis - Oliveira de Azeméis, 3,6 km (CRI).

28 jul, 01.ª etapa: Ovar - Braga, 167,4 km.

29 jul, 02.ª etapa: Viana do Castelo -- Fafe, 160 km.

30 jul, 03.ª etapa: Montalegre -- Macedo de Cavaleiros, 158,9 km.

31 jul, 04.ª etapa: Bragança - Mondim Basto (Senhora da Graça), 191,9 km.

01 ago, 05.ª etapa: Lamego-Viseu, 153,2 km.

02 ago, Dia de Descanso.

03 ago, 06.ª etapa: Belmonte - Guarda, 173,7 km.

04 ago, 7.ª etapa: Figueira de Castelo Rodrigo -- Castelo Branco, 182 km.

05 ago, 8.ª etapa: Nazaré -- Arruda dos Vinhos, 208,5 km.

06 ago, 9.ª etapa: Alcácer do Sal - Setúbal, 187,5 km.

07 ago, 10.ª etapa: Vila Franca de Xira-Lisboa, 32 km (CRI).

Total: 1.618,7 km.


Equipas:

Profissional Continental: Androni Giocattoli (Ita), Caja Rural (Esp), Drapac (Aut), Funvic Soul Cycles (Bra) e Team Roth (Sui). Continental: Efapel (Por), LA-Antarte (Por), Louletano-Hospital de Loulé (Por), Rádio Popular-Boavista (Por), Sporting-Tavira (Por), W52-FC Porto (Por), Astana City (Caz), Armée De Terre (Fra), Boyacá (Col), Christina Jewelry (Ale), Euskadi-Murias (Esp), Lokosphinx (Rus) e Inteja-MMR (Dom).

Reportagem em parceria com  www.anoticia.pt   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com