terça-feira, 8 de março de 2016

“Agenda de Ciclismo”

Portugal continua a ser palco de ciclismo internacional
O programa Cyclin’Portugal continua a atrair ao país praticantes e equipas para estágios e competições. No próximo fim de semana realizam-se mais duas provas, pontuáveis para os rankings internacionais, e que fazem parte do Cyclin’Portugal: no algarve corre-se, nos dias 12 e 13, o Grande Prémio Liberty Seguros; no Minho disputa-se, no domingo, a primeira prova da Taça Cycin’Portugal de cross country olímpico (XCO). Em paralelo, realiza-se, em Loulé, o congresso anual da União Europeia de Ciclismo, no qual estarão representadas cerca de 50 federações velocipédicas do “velho continente”
O Grande Prémio Liberty Seguros, pontuável para o Ranking Mundial – nova classificação que agrega todas as provas internacionais de estrada – vai contar com 23 equipas e cerca de 180 corredores, oriundos de 20 países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Letónia, Noruega, Nova Zelândia, Portugal e Suécia.  
Os participantes vão disputar duas etapas, num total de 337,9 quilómetros. A primeira tirada é a 26.ª Clássica do Restaurante Alpendre e será disputada, ao longo de 151,6 quilómetros, no sotavento algarvio. A partida (13h00) e a chegada (16h30) estão marcadas para a Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela, no sábado.
A segunda jornada leva o pelotão ao barlavento, no domingo, para um esforço de 186,6 quilómetros, com partida no Auditório Municipal de Lagoa (10h50) e final na Câmara Municipal do mesmo concelho (15h30), comemorando a iniciativa Lagoa Cidade do Vinho 2016.
Em paralelo com o Grande Prémio Liberty Seguros, a cidade de Loulé recebe, também nos dias 12 e 13 de março, o Congresso da União Europeia de Ciclismo. Os representantes das cerca de 50 federações europeias vão reunir-se no Algarve para discutir o futuro da modalidade no Continente.
“O congresso realiza-se no sul de Portugal por iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo. Com esta iniciativa vamos mostrar aos responsáveis das federações europeias que o Algarve tem excelentes condições para a prática de ciclismo, ao longo de todo o ano e em todas as vertentes e perfis de ciclistas”, explica o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
Na noite de dia 12, vai realizar-se em Tavira uma sessão pública, integrada no novo Regulamento de Ética no Ciclismo de Formação. O orador será o empresário João Correia, que irá intervir sobre “Planeamento e Carreira Desportiva do Ciclista”.
O ciclismo internacional também estará presente no Norte de Portugal, através da primeira corrida da Taça Cyclin’Portugal de XCO, marcada para Vila Franca, Viana do Castelo, para o próximo domingo. A competição, de classe 2, é pontuável para o ranking de apuramento olímpico.
Estão já inscritos quase 400 participantes, entre os quais os melhores especialistas portugueses, assim como corredores de sete outras nacionalidades.
A prova de elite, que concentra o maior grau de expectativa está marcada para as 14h30. Antes disso, durante a manhã, competem as restantes categorias. Às 9h0 entram em pista cadetes, masters e paraciclistas. Às 11h00 é a vez de todas as categorias femininas e dos juniores masculinos.
Mais eventos oficiais
12 e 13 de março: Volta ao Concelho de Almodôvar Master
12 de março, 14h00: Open de BMX do Forninho, Poceirão, Palmela
12 de março, 14h00: Encontro de Escolas de Água de Pena, Madeira
13 de março, 9h00: Passeio BTT Portela XI, Pias, Monção
13 de março, 9h00: Passeio BTT Pelos Trilhos da Maria da Fonte, Póvoa de Lanhoso
13 de março, 9h00: Passeio BTT do Milharado, Mafra
13 de março, 9h00: Fase de eliminatórias das Olisipíadas, Parque de Monsanto, Lisboa
13 demarço, 9h00: Downhill dos Campanários, Campanário, Madeira
13 de março, 9h30: Rota do Azeite em BTT, Valbom dos Figos, Mirandela
13 de março, 9h30: 2.º BTT CTM Vila Pouca de Aguiar
13 de março, 13h00: 15.º DHI Freguesia de Armil, Fafe
Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com