sábado, 3 de setembro de 2022

“22.º Grande Prémio Alves Barbosa”


Iker Sanches bate José Salgueiro ao sprint após fuga bem-sucedida

 

Por: Ana Nunes

Iker Sanchez (Logos Team) e José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) foram os fugitivos do dia na primeira etapa do 22.º Grande Prémio Alves Barbosa. O espanhol foi mais forte, batendo o português ao sprint. O terceiro lugar, a nove segundos, ficaria para João Nunes (Alenquer/G.D.M/Anipura).

A primeira etapa da 22.ª edição do Grande Prémio Alves Barbosa, uma prova destinada a corredores da categoria de cadetes, arrancou hoje com uma etapa de 75 quilómetros, com partida em Montemor-o-Velho e chegada em Águeda.

As movimentações no pelotão de cadetes estiveram sempre presentes durante a primeira metade da etapa, com várias tentativas de fuga, mas nenhuma delas teve sucesso.

Entretanto, o pelotão abrandou, pois teve pela frente dois prémios de montanha, um de quarta categoria, em Sangalhos, ao quilómetro 50,9, onde José Moreira (Silva&Vinha/Adrap/Sentir Penafiel) foi o primeiro a passar, ele que repetiria o feito no prémio de montanha de terceira categoria, colocado em Paradela, ao quilómetro 64,8. Este esforço valeu-lhe a liderança da geral da montanha.

Foi já dentro dos últimos 10 quilómetros que surgiu o ataque que viria a decidir a etapa, com Iker Sanchez (Logos Team) e José Salgueiro (Landeiro/KTM/Matias&Araujo/Frulact) a se isolarem em cabeça de corrida. O entendimento entre os dois ciclistas permitiu que a curta vantagem ganha fosse suficiente para discutirem a vitória num sprint muito reduzido.

Iker Sanchez foi mais forte em cima do risco de meta, batendo ao sprint José Salgueiro. O pelotão chegaria nove segundos depois, encabeçado por João Nunes (Alenquer/G.D.M./Anipura). Dada a ausência de bonificações, a geral reflete a classificação da etapa com Iker Sanchez a juntar à camisola amarela a verde dos pontos e a branca de melhor cadete de 1º ano. Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) lidera a geral das metas volantes.

A segunda e última etapa desta prova que homenageia Alves Barbosa, antiga glória do ciclismo nacional e vencedor da Volta a Portugal por três ocasiões, vai realizar-se amanhã, com partida de Cantanhede, pelas 10h00, e chegada ao Castelo de Montemor-o-Velho, pelas 11h45.

Esta será uma tirada com uma dificuldade mais elevada, até porque serão quatro os prémios de montanha colocados ao longo do percurso, todos eles de terceira categoria. O primeiro será colocado em Miradoiro, ao quilómetro 25,3, o segundo na Boleta, ao quilómetro 32, e o terceiro em Casais Velhos, ao quilómetro 51,7. O quarto será no Castelo de Montemor-o-Velho, coincidindo também com a meta.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com