sexta-feira, 8 de maio de 2020

“Velo-city 2021 Lisboa/EMEL vence Grande Prémio APCE na categoria Vídeo”

Por: Maria Teresa Loureiro


A EMEL venceu o Grande Prémio APCE - Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa na categoria Vídeo, com o filme desenvolvido para o evento Velo-city 2021, que se realizará em Lisboa entre os dias 1 e 4 de junho, sob o lema “Cycle Diversity”. O Velo-city 2021 é organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, sendo a sua realização logística da responsabilidade da EMEL.

O filme promocional, idealizado por Richard F. Coelho em colaboração com a EMEL, que venceu ontem à noite o Grande Prémio APCE, ex aequo com o projeto apresentado pela Galp, é o ponto de partida na comunicação do Velo-city 2021, para despertar a curiosidade e interesse pelo evento e pela cidade, destacando de forma emocional e contemporânea a diversidade que caracteriza a vida do dia-a-dia lisboeta.

Numa elegia à diversidade, o texto é a base de toda a mensagem, servindo de guião às imagens.  Fortes e poéticas, as palavras são da cidade a falar de si própria e acompanham imagens de pessoas, situações e locais que tornam a cidade um organismo vivo, em transformação constante. E claro, bicicletas. Muitas bicicletas!

Organizado pela CML e realizado pela EMEL, o Velo-city 2021 terá como foco a utilização da bicicleta e de meios de transporte ativos e suaves, contando com a colaboração de associações de ciclistas e grupos de defesa da bicicleta, federações de ciclismo, stakeholders (partes interessadas) locais, e também da academia e da indústria. Durante quatro dias, haverá conferências, visitas, eventos sociais e exposições, agregados em torno da política, da promoção, do planeamento e da construção de uma mobilidade urbana melhor e mais sustentável.

 

Declarações de Luís Natal Marques, Presidente da EMEL:

É para nós motivo de grande orgulho este reconhecimento que nos foi feito pela APCE. A EMEL tem vindo a tomar medidas que tendem a contribuir para uma verdadeira gestão integrada da mobilidade em Lisboa, das quais fazem parte uma forte aposta na bicicleta, através da construção de ciclovias e da gestão da Rede de Bicicletas Partilhadas, GIRA. Considero que organizar a conferência Velo-city 2021 é uma oportunidade para Lisboa se afirmar enquanto promotora dos modos ativos e suaves, não esquecendo o transporte público, comprovar a sua mudança de paradigma de mobilidade, para um modelo ambientalmente mais sustentável, que permite mais segurança na cidade e uma maior fruição do espaço público, e promover a diversidade, de bicicletas, pessoas e culturas.

 

Ficha Técnica do filme Velo-city 2021 Lisboa:


Criatividade e texto “WhoamI?” Richard F. Coelho

Realização Richard F. Coelho

Imagem Tomás Brice

Produção Richard F. Coelho & UrshiCardoso

Edição Richard F. Coelho

Cor Nuno Garcia

Pós Produção BAMP

Música: Fred& Alberto Vieira

Produção musical Fred& Alberto Vieira Núcleo Audio

Voz Lúcia Moniz

Pós Produção AudioDizplay

 

Sobre as conferências Velo-city:

Desde que começou, em 1980 em Bremen, na Alemanha, o Velo-city tem sido acolhido por cidades reconhecidas pela sua utilização da bicicleta como meio de transporte e pelo compromisso e estratégias adoptadas na promoção deste meio de transporte, casos de Copenhaga, Bruxelas ou Sevilha. Em todas as edições juntam-se centenas de participantes, entre especialistas na área de mobilidade, engenheiros e representantes de cidades, provenientes de dezenas de países. Em 2019, a conferência, organizada pela European Cyclists’ Federation, considerada a principal referência europeia em termos de planeamento e promoção do uso de bicicleta, como modo de transporte diário, mas também em atividades de lazer, passando pelas vertentes económica e de saúde, realizou-se em Dublin. Este ano realiza-se em Ljubljana, entre os dias 15 e 18 de setembro.

No concurso para 2021, Lisboa foi finalista com Ljubljana e Valência e destacou-se pelo forte compromisso político local e nacional na melhoria dos modos de transporte ativos, mas também pelo envolvimento na candidatura da indústria da bicicleta nacional, da academia e das organizações da sociedade civil (MUBi, Estrada Viva, UVP-Federação Portuguesa de Ciclismo, ACA-M, FCPUB).

 

Sobre o Grande Prémio APCE:

A Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa (APCE) revelou ontem os vencedores da edição de 2020 do Grande Prémio APCE. Esta Cerimónia de Vencedores realizou-se na noite de 7 de maio, num formato excecional de transmissão live na página de Facebook da Associação (https://www.facebook.com/apce.pt/) e em simultâneo na página da Global Alliance (a associação mundial que congrega mais de 280 mil profissionais de Comunicação por todos os continentes).

O Grande Prémio APCE 2020, ao qual concorreram empresas, agências de comunicação e instituições nacionais, tem o objetivo de distinguir e reconhecer a excelência e o profissionalismo dos responsáveis de comunicação portugueses.

 

Fonte: EMEL

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com