segunda-feira, 18 de setembro de 2017

“Campeonato do Mundo de Estrada”

Ivo Oliveira supera expectativas no contrarrelógio de sub-23

Por: José Carlos Gomes

Ivo Oliveira abriu hoje a participação da Equipa Portugal no Campeonato do Mundo de Estrada, em Bergen, Noruega, com o 21.º lugar no contrarrelógio individual de sub-23, ganho pelo dinamarquês Mikkel Bierg.

O ciclista gaiense fez uma correta gestão do esforço, melhorando de posição em cada um dos pontos intermédios, terminando a corrida de 37,5 quilómetros com 49m45,58s, mais 2m39,14s do que o surpreendente vencedor, Mikkel Bierg. O dinamarquês gastou apenas 47m06,48s, menos 1m05,92s do que o estadunidense Brandon McNulty e menos 1m16,65s do que o francês Corentin Ermenault, segundo e terceiro.

Ivo Oliveira cumpriu o principal objetivo, pois melhorou face ao 36.º lugar de 2016, terminando claramente na primeira metade da classificação, entre 56 participantes, um resultado que surpreendeu o próprio ciclista, cuja lesão na Volta a Itália de sub-23, em junho, condicionou a preparação.

"Foi um contrarrelógio duro e superei as minhas expectativas. Senti-me bem e estou satisfeito, porque tive boas sensações, mesmo que não corresse há muito. Tentei gerir as forças ao máximo. Era um contrarrelógio em que não teríamos força no final se gastássemos demasiado de início, porque os últimos 10 quilómetros eram muito penosos. Quando cheguei à Noruega estava com más sensações, mas hoje tive boas pernas, o que me deixa mais confiante para a prova de fundo”, afirma Ivo Oliveira.

O selecionador nacional, José Poeira, também se mostrou satisfeito com a prestação do ciclista, especialmente num percurso muito exigente, em termos físicos e técnicos, marcado por um sobe e desce constante e por várias viragens e curvas apertadas.

“O Ivo esteve muito bem, sabendo gerir o esforço. Além disso, tecnicamente teve um desempenho de alto nível, fazendo trajetórias perfeitas nas curvas e nas viragens. Este contrarrelógio era de resistência e não de explosão, pelo que poderia ainda ter conseguido um melhor tempo, não fosse a paragem a que esteve sujeito, devido a lesão”, considera o selecionador nacional, José Poeira.

A Equipa Portugal não compete nesta terça-feira, voltando à ação no dia seguinte, no contrarrelógio de elite, por intermédio de Rui Costa, que parte às 12h51m30s, e de Nelson Oliveira, que sai para a estrada às 15h12m30s (hora portuguesa.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com