segunda-feira, 5 de junho de 2017

“Outsystems Olímpico de Oeiras e Portugal Talentus somam duas vitórias no Sabugal”

A quarta edição do Triatlo do Sabugal atraiu centenas de triatletas, em representação de clubes de todos os cantos do país, para um evento que recebeu duas etapas do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo e a primeira etapa do circuito Triathlon Tour Try Portugal.

Sábado, dia 03 de Junho, o Sabugal foi palco de disputa da segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. Uma prova disputada no formato Standard que marcou o dia de competições e que desafiou todos o presentes a percorrer um triatlo de distância Olímpica. As senhoras foram as primeiras a dar inicio à competição e a disputar o segmento de natação ao longo de 1,5km, completados na barragem do Sabugal. Helena Carvalho apresentou, mais uma vez, as suas fortes qualidades enquanto nadadora e foi a primeira a completar o primeiro segmento da prova e a iniciar o percurso de ciclismo. Apesar do esforço da triatleta do Sporting Clube de Portugal a perseguição entendeu-se e anulou a vantagem, formando-se um pequeno grupo na frente da corrida. No final dos 40km de ciclismo, percorridos ao longo de 2 voltas exigentes, Andreia Ferrum, Ana Carvajal, Ana Ramos, Helena Carvalho e Melina Alonso chegaram juntas ao parque de transição e iniciaram o percurso que viria a ser decisivo na prova. Com o centro da cidade histórica do Sabugal como pano de fundo, foi ao longo de 10km de corrida que Andreia Ferrum demonstrou qualidade e vontade de ganhar. A triatleta do Outsystems Olímpico de Oeiras venceu em estilo, com uma confortável vantagem superior a um minuto, e bateu Ana Carvajal, atleta do Alhandra Sporting Club e segunda classificada na competição. O pódio feminino foi completado por intermédio de Ana Ramos, Outsystems Olímpico de Oeiras.

Separados por 15min, os homens lançaram-se às águas da barragem do Sabugal com igual determinação e vontade de representar as suas cores. No final dos 1,5km de natação surgia o dueto composto por Pedro Afonso Gaspar, Portugal Talentus, e Luis Ramos, BH Porto Triatlo. O dois triatletas desempenharam prestações de enorme qualidade e, fruto de entendimento mutuo, dilataram a vantagem para o grupo perseguidor ao longo de todo o segmento de ciclismo. A disputa entre os dois atletas foi bastante próxima durante toda a prova e foi mesmo Pedro Afonso Gaspar quem cortou a meta em primeiro lugar. Luis Ramos terminou a prova em segundo lugar, com uma diferença para a liderança de apenas 8 segundos. Antonio Benito, Portugal Talentus, foi o melhor entre os triatletas que integraram o grupo perseguidor e encerrou o pódio masculino na terceira posição.

Em termos coletivos a segunda etapa do CN de Clubes de Triatlo foi conquistada por intermédio do Outsystems Olímpico de Oeiras, em femininos, e do Portugal Talentus, em Masculinos. Na competição feminina o Alhandra Sporting Club subiu ao segundo lugar do pódio e o Sporting Clube de Portugal foi terceiro. Nos homens foram o BH Porto Triatlo e o Alhandra Sporting Club que conquistaram o segundo e terceiro lugar coletivo, respectivamente.

No mesmo dia, a anteceder a competição do CN, deu-se inicio ao circuito Triathlon Tour Try Portugal. A etapa inaugural da competição trouxe ao Sabugal triatletas que aceitaram o desafio de 750m de natação, 22,6km de ciclismo e 5km de corrida. Na competição feminina Maria Pedroso, Associação Académica de São Mamede, foi a grande vencedora da prova e delegou Ana Torres, All Stars Santo António de Évora, e Filipa Freitas ao segundo e terceiro lugares, respectivamente. O triatleta do Clube de Triatlo do Fundão, Guilherme Pires, foi o mais forte da frente masculina e venceu a competição. Diogo Matias, All Stars Santo António de Évora, terminou a competição no segundo lugar e Leandro Barros, Associação Académica de São Mamede, foi terceiro.

Domingo, 04 de Junho, foi reservado à disputa da terceira etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Triatlo. Desta feita com a peculiaridade de ser disputada no formato de estafetas, trazendo à competição maior dinamismo competitivo e fomentando o esforço coletivo. Todos os clubes que alinharam à partida apresentaram formações compostas por três elementos do mesmo género que cumpriram 300m de natação, seguidos de 10km de ciclismo e de 2km de corrida.

Na prova feminina foi o Alhandra Sporting Club a primeira formação a passar o “testemunho” na liderança. Gabriela Ribeiro foi a mais rápida entre as primeiras a competir e a terminar o super-sprint. Contudo, uma plena demonstração de força por parte de Andreia Ferrum trouxe o Outsystems Olímpico de Oeiras para a frente da corrida. A triatleta cumpriu o melhor tempo de toda a competição e passou a liderança à sua colega de equipa, Rita Fardilha. O Outsystems Olímpico de Oeiras não voltou a deixar a frente da prova e encerrou a competição com a segunda vitória consecutiva em etapa do CN de Clubes de Triatlo. O Alhandra Sporting Club terminou em segundo e o Sporting Clube de Portugal foi terceiro.

A frente masculina observou apenas um líder durante toda a competição. No primeiro segmento da prova, David Luis, Portugal Talentus, confirmou o seu excelente momento de forma e isolou-se na liderança, passando o testemunho a Pedro Afonso Gaspar. O triatleta, que esteve em destaque no dia anterior, continuou a aumentar a vantagem para toda a concorrência e cedeu a responsabilidade de encerrar a competição a Alexandre Nobre, que respondeu ao pedido. À semelhança do dia anterior o Portugal Talentus subiu ao lugar mais alto do pódio e somou a segunda vitória em etapas do CN de Clubes de Triatlo. O BH Porto Triatlo foi segundo classificado e o Outsystems Olímpico de Oeiras encerrou o pódio masculina na terceira posição.

O IV Triatlo do Sabugal foi um evento organizado pela Câmara Municipal do Sabugal que contou com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e marcou o calendário competitivo nacional com três provas que trouxeram à região a competitividade, harmonia e partilha tão carismáticas nas nossas competições. Esperamos por todos na próxima etapa do CN de Clubes de Triatlo que se disputará na Figueira da Foz e está agendada para o dia 30 de Setembro.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com