Por: Madalena Galamba
Dez anos após a sua primeira
edição, o Caramulo Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de
referência da paixão motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 2, 3 e 4
de Setembro, mais de 30 mil pessoas à Serra do Caramulo, para vibrar com a
beleza dos clássicos e toda a adrenalina do desporto automóvel.
Novo Recorde de Velocidade na
Rampa do Caramulo
Esta XI edição do Caramulo
Motorfestival ficou também marcada pela velocidade e pela performance: o piloto
Pedro Salvador, ao volante do Norma M20 FC, foi o mais rápido de sempre em onze
edições de Motorfestival, voltando a bater o recorde da mítica Rampa do
Caramulo, com um tempo de 01m18,077ss.
“Dez anos depois da primeira
edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar mais contentes com o
percurso que fizemos até agora. Ainda há muito por fazer, mas a fantástica
adesão do público, o entusiasmo crescente dos aficionados, a presença de tantos
pilotos de referência, e sentir que contribuímos para divulgar e desenvolver a
paixão motorizada em Portugal é a nossa maior motivação para fazer mais e
melhor” afirma a organização. “O Caramulo Motorfestival continua a crescer, com
um aumento notável das equipas femininas e internacionais, novidades a cada
ano, trazendo muita velocidade e emoção a esta mítica rampa, como se viu este
ano, em que se bateu o recorde da Rampa do Caramulo”
Mais uma vez, o Caramulo
Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel único de pilotos
convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos do desporto
automóvel nacional da actualidade. Um dos momentos mais emotivos do
Motorfestival foi a recepção de “Nicha” Cabral, o primeiro piloto português de
Fórmula 1, que, aos 82 anos, voltou a subir a Rampa Caramulo, num Porsche 356,
dez anos depois de ter apadrinhado a primeira edição do Caramulo Motorfestival.
Entre os pilotos convidados, destaque para as presenças de André Villas-Boas,
Francisco Sande e Castro, João Fonseca, e Rafael Lobato.
Igualmente bem representado
esteve o desporto automóvel no feminino, graças às presenças de Elisabete
Jacinto, que conduziu o seu camião todo-terreno rampa acima, e Rosário
Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, que fez este
ano a sua estreia no Motorfestival abraçando os clássicos, subindo a rampa num
Bugatti Type 40 de 1929.
Entre as novidades que mais
entusiasmaram o público presente, destaque para a estreia do Drift Show, em
automóvel, pelas mãos do piloto Carlos Pacheco, e moto, que exibiu a sua
perícia na rampa levando o público ao rubro, e o Monster Truck Show.
Marcas juntam-se à festa
Outro estreante no Caramulo
Motorfestival a fazer as delícias do púbico foi o poderosíssimo Jaguar F-Type
SVR, modelo único em Portugal, trazido pela Revor para mostrar toda a sua
elegância e potência na Rampa do Caramulo. A Schweppes trouxe animação e
glamour ao Motorfestival, apadrinhando o pórtico e apoiando as Pit girls, que,
na pré-grelha, contribuíram para reviver o ambiente clássico da competição
automóvel. A Maserati quis marcar presença cedendo um Maserati Ghibli para
abrir a pista, como carro 00, e a SIVA deu o seu contributo com um Volkswagen
Passat GTE 218 CV, um híbrido “plug-in”, que serviu para realizar co-drives,
subindo a Rampa do Caramulo com convidados, com o piloto veterano António
Araújo Pereira ao volante.
Na Rampa Histórica do
Caramulo, prova co-organizada com o Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria,
introduziam-se novidades quer na distribuição das categorias, quer na
organização das subidas. O vencedor à geral foi Pedro Salvador, com o seu Norma
M20, registando o melhor tempo de sempre na rampa de 1m18,077ss. O 2º lugar do
pódio foi conquistado por António Nogueira, ao volante do seu Porsche 911 GT 2,
com o tempo de 1m26,629ss e, em terceiro lugar ficou João Fonseca, em Apis
F1000, registando 1m32,916ss.
Em Regularidade Sport,
Categoria Veteranos, os vencedores foram: Francisco Lemos Ferreira/David Silva
(Morris Moke), na Categoria Clássicos venceram Paulo Almeida/Bernardo Almeida,
a correr num Porsche 914 e na Categoria Desportivos a vitória foi para Fernando
Mateus e António Gonçalves (Toyota Starlet). Por fim, na Categoria Modernos, os
vencedores foram João Figueiredo/António Martinho, ao volante de Mazda MX5 NA.
O prémio Senhoras foi
atribuído à dupla Elizabeth Nobel/Elaine Nobel, em Jaguar XKR, conquistado
assim o 1º lugar entre as equipas femininas. O 2º lugar foi conquistado pela
equipa Madalena Reis/Rita Saldanha, em Alfa Romeo 1900 SSC e o 3º lugar foi
atribuído à dupla Maria Patrício Gouveia/Filipa Schmidt, em Triumph TR3.
Este evento conta com o apoio
do Museu do Caramulo, Turismo do Centro, Câmara Municipal de Tondela, rádio
M80, RTP, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.
Fonte: Museu Caramulo/Parceria
Notícias do Pedal
Sem comentários:
Enviar um comentário