sábado, 28 de dezembro de 2019

“Cicloturismo em retrospetiva 2019”

Texto: José Morais

Fotos: Arquivo Revista Notícias do Pedal

O cicloturismo em 2019 teve alguns eventos muito positivos, nós marcamos presença em 12 eventos, muito bem conseguidos, com os participantes a dar os parabéns às organizações.

Iniciámos o ano logo no dia 6 de janeiro em Lisboa, no Primeiro Passeio do ano numa organização da FPCUB, o frio marcou o evento, com as temperaturas na casa dos 2 graus, não impediu que cerca de 300 amantes da bicicleta comparecessem, porem, muito aquém de outros anos, um passeio que começou a estar em decadência na opinião de muitos participantes, talvez por falta de incentivos, algo que muitos já pedem, uma remodelação.

No dia 24 de fevereiro, marcamos presença em Fátima, a 18ª edição da Bênção Nacional dos Ciclistas juntou mais de um milhar de participantes, naquele que é considerado o maior altar do mundo, onde os ciclistas vão pedir proteção à Virgem, numa excelente organização da União de Ciclismo de Leiria.

A 10 de março, marcamos presença em Pombal, no 23º passeio do Clube de Cicloturismo de Pombal, um passeio de tradições, de relembrar que em 2014 este passeio foi distinguido com o prémio Notícias do Pedal, por ser o melhor passeio realizado, este ano contou com cerca de centena e meia de participantes, numa organização a esmerar-se no evento.

Maio foi mês de bom passeio, marcamos presença desta vez em Palmela no dia 12, no 32ª passeio organizado pela Associação Desportiva Palmelense, três centenas pedalaram pelo concelho, num doa mais antigos passeios realizados. Com uma excelente organização, a mesma destaca-se pela forma como organiza, e o bem receber de todos os amantes das bicicletas.

O junho chegou com mais dois grandes passeios, o primeiro foi em Marinhais no 14º evento dos Cansados de Marinhais realizado no dia 2, que mais um ano souberam receber e surpreender todos os participantes, que juntou mais de três centenas. Um balão, uma avioneta, marcaram este evento, que acabou em grande festa, onde até um pedido de casamento teve. O segundo na Costa da Caparica, numa organização do Clube de Campismo de Lisboa, apenas 120 participantes, mas a muita chuva e nevoeiro deu origem a este número, porem o passeio foi excelente, e a organização esmerou-se mais um ano.

Julho foi altura de evento marcante, novamente Pombal foi o destino, nos dias 20 e 21 marcamos presença em mais umas 14 horas a pedalar em Pombal, entre as 22 horas de sábado, e as 12 de domingo. Cerca de duas centenas de participantes, muitas pedaladas, muita animação, com o Clube de Cicloturismo de Pombal o organizador, a esmerar-se mais um ano em dar o seu melhor, organizando um evento único no país.

A 14ª edição do Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, numa organização do Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro/Móveis Jolar, foi mais um êxito realizado no dia 18 de agosto, cerca de três centenas de participantes compareceram mesmo sendo altura de férias, o que animou o passeio, mais uma vez com uma organização de luxo, a qual se vais esmerando ainda mais de ano para ano.

Chegamos a setembro, e marcamos presença em dois eventos, um na entrega do Prémio Nacional Mobilidade em Bicicleta realizado no dia 18, numa organização da FPCUB. Este ano muito especial para o Notícias do Pedal, já que 14 anos depois da criação do prémio, fomos galardoados com o mesmo, na categoria de Comunicação Social. Mas ainda neste mês marcamos presença no 7º passeio do Clube Desportivo Lisboa e Águias no dia 29, um passeio que foi realizado por Lisboa, juntou mais de 200 participantes, com uma organização impecável, excelente a forma de receber, e como organizaram o passeio, sem dúvida muito positivo.

No mês de outubro marcamos presença em dois eventos, o primeiro do dia 5 em Manique, no 3º passeio Team 31 Manique, juntou cerca de uma centena de participantes, passearam pelo concelho de Cascais, sendo sem dúvida um excelente passeio, com a organização ainda jovem a organizar, de forma exemplar, e a melhorar de ano para ano, o que em muito beneficia a modalidade.

Mas, a fechar o ano das nossas presenças, Santarém foi o local escolhido, mais propriamente em Alcanhões, onde o Cantinho do Avô realizou o seu 3º passeio cheio de muito êxito. Participaram mais de duas centenas de amantes da bicicleta, oriundos da zona de Santarém, área da Grande Lisboa, Alentejo, Leiria e Algarve. Num dia marcado pelo excelente tempo que se fez sentir, foi um magnifico passeio, o saber receber antes, durante, e após o evento, um passeio 5 estrelas, sendo mais um grupo muito recente nas organizações, mas que já se sou impor, e marca presença muito positiva, o que em tudo beneficia a modalidade.

 assim tão positivo, apesar dos eventos que participamos, faltam muitos apoios, e motivação, é certo de que atualmente existem outros tipos de eventos, que dá origem a que este tipo de passeios possa vir a ter menos participantes, será necessário restruturar, fazer mudanças, será necessário pensar e mudar mentalidades, pensar nos eventos que se faziam antigamente, nas clássicas que desapareceram que muito amantes da bicicleta juntava, e ai sim, podemos ter um cicloturismo mais forte, mais apelativo, um modalidade que pode voltar novamente a crescer.

Votos de um bom 2020, desejo bons passeios, boas pedaladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com