Apresenta-se
com múltiplas opções incluindo sistema de transmissão simples e duplo, mecânico
ou com mudanças electrónicas, 11 e 10 velocidades, sistema integrado para
estrada e uma gama alargada de andamentos para se adaptar aos mais diversos
estilos de gravel e de ciclismo de aventura.
Tendo
em conta todo o processo com pesquisas detalhadas, testes e desenvolvimentos,
adicionando o feedback dos pilotos no terreno nos mais diversos segmentos e
níveis de competição, a Shimano introduz no mercado uma nova série de
componentes denominada como GRX, uma família de componentes para gravel /
aventura desenvolvidos para os mais diversos estilos de ciclismo e
terrenos.
O
GRX apresenta-se com as séries RX800, RX600 e RX400, transmissões de 1x11vel.,
2x11vel. e 2x10 vel. e sistemas de comutação mecânicos ou Di2 , o que permite
ao ciclista tirar o melhor partido da sua experiência nos mais diversos
terrenos e explorar mais além dos seus habituais limites aventurando-se em
outras áreas e terrenos.
Desenvolver
esta nova série levou a equipa de desenvolvimento da shimano para fora do seu
espaço de conforto o que permitiu criar uma plataforma que vá ao encontro das
necessidades actuais dos ciclistas e num futuro próximo.
Os componentes
Entrando
mais em detalhe, o GRX inclui três opções de cranques: 1x11, 2x11 ou 2x10 vel.,
mudanças da frente e mudanças de trás, sistema de travão de disco com uma
manete de travão secundária para topo de guiador, manetes STI hidráulicas, com opções de
comutação mecânicas ou Di2.
Nos componentes
GRX desenvolvidos estão presentes tecnologias da Shimano utilizadas no
desenvolvimento dos produtos de montanha e de estrada de modo a garantir uma
excelente estabilidade e precisão de comutação. Com o GRX o resultado final é
um sistema de transmissão suave e rápido especialmente desenhado para as
características únicas dos terrenos de gravel, posições na bicicleta e estilos
de bicicleta.
Para
simplificar, o Shimano GRX vai utilizar correntes e cassetes de montanha
((Deore XT, SLX ou Deore) e estrada (Ultegra, 105, Tiagra) existentes na gama.
Além do líder de categoria Shimano GRX série 800, teremos componentes de 11vel.
mais acessíveis, pedaleiro e manípulos da série 600 que podem ser combinados
com produtos da série 800, e pedaleiros, mudanças e manetes ST de 10vel.
Significa isto que podemos conseguir efectuar diversos tipos de montagem de
bicicleta com diferentes níveis de valores.
Pedaleiros GRX:
Desenvolvidos
para lidar com os mais diferentes tipos de terreno e diferentes estilos de ciclismo,
toda a gama foi aumentada com + 2,5mm na linha de corrente para garantir um
aumento na distância o que permite a montagem de pneus mais largos. Os pedaleiros simples GRX têm
apenas necessidade de trabalhar com sistemas de comutação traseiro ( cassetes
RX800/RX600 40D ou cassetes RX800 de 42D), para melhorar a retenção e evitar
ressaltos em terrenos mais acidentados as rodas pedaleiras utilizam a
tecnologia Shimano’s Dynamic Chain Engagement tooth. Temos ainda o
pedaleiro duplo GRX RX810 com uma diferença de 17D, com a sua relação de
andamentos 48-31D, é neste momento o nosso racio de mudança mais largo, que
junto com os pedaleiros duplos RX600-11/10vel. com opções 46-31D, garantem uma
vasta gama de andamentos ideais para lidar com as subidas e descidas mais
agrestes.
Pedaleiros
GRX: 1x11: FC-RX810-1: 655g (foto), FC-RX600-1: 753g. 2x11: FC-RX810-2: 722g
(foto), FC-RX600-11: 816g, FC-RX600-10: 819g
Mudança frente GRX (FD):
Complementado
os pedaleiros as mudanças da frente Di2 (FD-RX815) ou mecânicas
(FD-RX810/RX400) foram desenvolvidas para funcionar com uma maior linha de
corrente 2,5mm para suportar pneus mais largos (medidas até 42mm). Isto
significa que as mudanças da frente GRX
devem ser combinadas com os pedaleiros duplos com linha corrente +2,5mm.
Todas as mudanças da frente foram desenvolvidas para garantir as melhores
performances de comutação. As mudanças da frente Shimano DI2 podem ser perfeitamente ajustadas usando
os controles integrados do sistema Di2, enquanto que a mudança mecânica com uma passagem extremamente suave, traz uma
construção de fixação de cabo que
permite ter mais opções de passagem de cabo e um parafuso de ajuste de tensão
de cabo para um ajuste mais fácil e preciso.
Mud.
frente GRX: FD-RX815-F: 131g (foto), FD-RX810-F: 94g (foto), FD-RX400: 95g
Mudanças Trás GRX (RD):
Adoptando a tecnologia introduzida em 2018 com
a mudança Shimano traseira RX, as mudanças GRX Di2 (RD-RX815/RX817) ou as
mecânicas(RD-RX810/RX812/RX600) foram desenhadas para funcionar com passagens
suaves , silenciosas e confiáveis nos terrenos mais acidentados, com o sistema
estabilizador denominado SHADOW RD+ conseguimos aumentar a tensão da corrente,
evitar ruídos da corrente na escora e ressaltos na cassete, melhorando desta
forma a performance de passagem das mudanças. O GRX chega ao mercado com 4
opções de mudança traseira dependendo da cassete ou do modo de comutação que se
pretenda utilizar. Um ciclista que
utilize uma cassete 11-30/34D da gama Ultegra, 105 ou Tiagra irá precisar de utilizar uma mudança com
caixa mais curta, a mudança Di2 RD-RX815 ou a mecânica RD-RX810, enquanto que
ciclistas que utilizem cassetes 11-40/42D das gamas Deore XT, SLX ou Deore
necessitam de uma instalar uma mudança de caixa mais longa, Di2 RD-RX817 ou mecânica RD-RX812, ambas têm
um racio de passagem muito semelhante às mudanças de trás para estrada da
Shimano.
Pesos
mudanças trás GRX: Di2: RD-RX815/RD-RX817 (foto): 288/322g. Mecânica: RD-RX810/RD-RX812
(Foto): 251/264g
Manetes STI GRX:
Com
uma ergonomia desenvolvida especificamente para o gravel (Di2: ST-RX815 ou
Mecânica: ST-RX810/RX600/RX400, ST-RX810-LA) e características muito
específicas tais como, um eixo da manete travão que foi reajustado +18mm para melhorar o apoio natural da mão,
alavanca de travão melhorada para melhorar o apoio dos dedos, um repousa-mãos
com uma nova textura anti-derrapante
garante uma melhor aderência em terrenos mais acidentados.
Para
se conseguir a integração de espigões telescópicos no estilo Gravel, a Shimano
desenvolveu especificamente uma manete mecânica esq. GRX ST-RX810-LA para
travão hidráulico que quando utilizada
com o sistema de transmissão simples 1x11 dá a possibilidade de
controlar o espigão de selim telescópico, com o mesmo formato e ergonomia da
manete direita conseguimos ter um cockpit com um aspecto ‘arrumado’.
A
Gama SHIMANO GRX inclui, contundo, conjuntos de manetes de travão hidráulico
nas séries RX800 e RX600 sem a opção de controlo remoto. A manete esquerda Di2
1x11(ST-RX815) inclui 3 botões de
operação ( 2 botões laterais e um no topo do repousa-mãos) para funcionar com
equipamentos de terceiros como por exemplo luzes ou outros acessórios
computadorizados.
Pesos
manetes mud./trav. STI GRX : ST-RX815-L/R Di2: 565g, ST-RX600-L/R: 611g, ST-RX400-L/R
(10-velocidades): 613g
Sistemas de travagem GRX:
A
preocupação primária de um ciclista gravel é garantir que tem potência de
travagem para controlar a velocidade em curvas acentuadas e descidas mais
íngremes. E é por isso que a série topo de gama RX800 vai oferecer uma variante
de travão hidráulico ( ST-RX815) que integra tecnologia ‘Servo Wave’
proveniente dos sistemas de montanha da Shimano. Esta tecnologia permite obter
maior potência de travagem com grande capacidade de modulação quando se
pretende um ciclismo mais agressivo. Com esta tecnologia basta um ligeiro toque
na alavanca de travão para fazer accionar o travão. Estará disponível no
mercado as opções RX810 ou RX600 e RX400 para quem preferir apenas instalar um bom
sistema de travão confiável mais acessível em termos de valores sem a opção
‘servo Wave’
A
adicionar à gama de travões, teremos uma manete secundária para travão de disco
(BL-RX812-L/R) que se conecta ao circuito principal de travagem na bicicleta na
frente ou atrás. Esta manete de travão está desenhada para ser instalada no
topo da haste de guiador próximo do avanço, o que permite ao ciclista ter uma
opção de travagem quando pedala com as mãos colocadas no topo do guiador ou
surge mudanças repentinas de situações.
BL-RX812L/R:
As
pinças de travão GRX (BR-RX810/400)
seguem o design Flatmount da Shimano utilizado na estrada de modo a conseguir
uma melhor performance de travagem, com funcionalidades de excelência tais
como, sistema de sangramento one-way bleeding, pastilhas e discos com
tecnologia ICE TECHNOLOGIES que permite
uma maior eficiência na dissipação de calor e arrefecimento do sistema de
travagem.
Pinças GRX: BR-RX810: ? BR-RX400: 143g
Conjunto de rodas específicas para gravel:
Para
completar a experiência, a Shimano entrou por completo no espírito do gravel
apresentado um conjunto de rodas inspiradas para Gravel/aventura, com eixo
passante de 12mm nas medidas de 700C e 650b (WH-RX570-TL-F12/R12), tubeless
ready, foram desenvolvidas para garantir um equilíbrio único entre peso,
rigidez e durabilidade com uma largura de aro
interior de 21,6mm e altura de aro de 22mm
Conjunto Rodas GRX: WH-RX570 700c: 1600g/par, WH-RX570
650b: 1540g/par
De
um modo geral, o GRX com as suas
múltiplas opções e especificações, pretende atrair ciclistas de todas as
disciplinas.
SHIMANO
GRX: EXPLORA MAIS ALÉM
Fonte:
Sociedade Comercial Vouga
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