terça-feira, 12 de junho de 2018

“Agenda de Ciclismo”

Títulos nacionais de DHI atribuídos no domingo

Por: José Carlos Gomes

A pista da Pampilhosa da Serra recebe, no próximo domingo, o Campeonato Nacional de Downhill (DHI). No mesmo dia Valongo será palco da quarta prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO). Entre quarta-feira e domingo corre-se, na estrada, o Grande Prémio ABIMOTA.

Em dia de feriado municipal, Lisboa acolhe, nesta quarta-feira o arranque do 39.º Grande Prémio ABIMOTA e a terceira prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa de Paraciclismo. A zona do Campo Grande será o epicentro da ação velocipédica neste dia de Santo António.

Os paraciclistas partem às 15h00, tendo pela frente três voltas a um circuito de 5,5 quilómetros, entre o Campo Grande e Entrecampos.

A primeira etapa do Grande Prémio ABIMOTA será um contrarrelógio por equipas, de 5,5 quilómetros, a percorrer no Campo Grande. No dia seguinte, os corredores viajam de Coruche até Proença-a-Nova, percorrendo 157,2 quilómetros. Segue-se, na sexta-feira, um circuito de 70,8 quilómetros, em Belmonte. Para o fim-de-semana ficaram guardadas as duas últimas etapas. No sábado pedala-se entre Almeida e Mortágua, ao longo de 184,4 quilómetros, enquanto no domingo o trajeto terá 156,3 quilómetros, iniciando-se em Anadia e terminando em Águeda.

A quarta prova da Taça de Portugal de XCO disputa-se no próximo domingo, em Valongo. A partida e a chegada estarão colocadas junto à Biblioteca Municipal. O programa arranca às 9h00 com a prova de masters, cadetes e paraciclismo. Às 11h00 é a vez de todas as categorias femininas e dos juniores masculinos. A corrida de elite e sub-23 começa às 14h30.

A corrida valonguense, de classe 2 internacional, é pontuável para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Depois da atribuição dos títulos europeus, na Lousã, e da decisão da Taça de Portugal, em Porto de Mós, o DHI terá um novo momento alto no próximo domingo, na Pampilhosa da Serra. É ali que será disputado o Campeonato Nacional.

A competição vai desenrolar-se numa pista de dois quilómetros, com um desnível de 400 metros. A manga inicial começa às 11h00. O tiro de partida para a final será dado às 14h30.

 

Mais eventos oficiais

15 de junho: Taça de Estrada da Ilha do Faial, Açores

16 de junho: Encontro Regional de Escolas/XCO de Mirandela

16 de junho: 11.º Troféu Carlos Carvalho, Pousada de Saramagos, Vila Nova de Famalicão

16 de junho: 3.º Circuito de Ciclismo da Vila de Maceira, Leiria

16 de junho: Dowtown de Abrantes

16 de junho: 7.º Troféu Jorge Nunes, Grândola

16 de junho: Encontro Regional de Escolas da Ilha Terceira, Açores

17 de junho: Maratona BTT Vmont, Vilar do Monte, Macedo de Cavaleiros

17 de junho: 4.ª Prova da Taça Regional de Maratona BTT, Boticas

17 de junho: IV Airães a Pedalar - Memorial Armindo Faria, Felgueiras

17 de junho: Grande Prémio de Ciclismo da Casa do Povo de Vermoim, Maia

17 de junho: 3 Horas BTT de Avintes e Vilar de Andorinho, Gaia

17 de junho: VIII Rota da Mamoa em BTT, Aveiro

17 de junho: Prémio Vítor Rocha, Maiorga, Alcobaça

17 de junho: Prova Troféu de Escolas BTT, Francos, Rio de Mouro, SIntra

17 de junho: 4.º Prémio de Ciclismo do Clube Sport Marítimo, S. Vicente, Madeira

17 de junho: Campeonato Regional de XCO, Ilha Terceira, Açores

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário