Por:
Pedro Pereira
A
fase piloto do sistema de bicicletas públicas partilhadas da Empresa Municipal
de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) chegou ao fim e o
“Gira.Bicicletas de Lisboa” - marca escolhida pela empresa para batizar o seu
sistema de bike sharing – entrou em funcionamento. Durante o período
experimental os cerca de 1.600 “beta testers” realizaram mais de 20.000 viagens
e percorreram uma distância superior a 40.000 quilómetros, tendo tido a
oportunidade de testar o sistema, os equipamentos (bicicletas e estações), o
serviço de operação e a App de cliente desenvolvida pela EMEL. “Às 10 estações
já instaladas no Parque das Nações, que oferecem 100 bicicletas, irão faseadamente
adicionar-se as restantes estações à operação, até perfazer as 140 estações e
1.410 bicicletas que compõem o sistema”, anuncia a EMEL. O serviço Gira tem
três modalidades de adesão: o Passe Anual e o Passe Mensal, destinado apenas a
residentes em Portugal, com um custo de 25€ e 15€, respetivamente, e o Passe
Diário com um custo de 10€. A estes valores de subscrição do serviço acrescem
as tarifas de utilização que têm como objetivo promover a utilização do sistema
para viagens pendulares (casa-trabalho ou casa-escola), tipicamente de curta
duração, por oposição às viagens de lazer. Até ao final deste ano, a tarifa do
1º período de utilização – 0,10€, em bicicleta convencional, e 0,20€ em
bicicleta eletricamente assistida, por cada 30 minutos - será gratuita. A fase
piloto teve início no dia 21 de junho e decorreu no Parque das Nações, tendo
sido disponibilizadas 90 bicicletas - 2/3 das quais eletricamente assistidas -
em 10 estações. “Esta primeira fase foi muito importante para recolher as
recomendações dos utilizadores que participaram no projeto piloto, envolvendo a
comunidade no desenvolvimento do serviço, e identificar oportunidades de
melhoria. Registámos cerca de 270 viagens diárias. Com a GIRA, a EMEL aumenta o
leque de serviços de mobilidade que oferece à cidade”, salienta Luís Natal
Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL.
Números
do projeto-piloto:
o
20.832 viagens
o
40.000 km percorridos
o
1.600 utilizadores
o
1/3 dos quais realizaram 10 ou mais viagens durante a fase piloto
(correspondendo a 80% do total das viagens)
o
Mais de 11.000 inscrições para beta testers
o
Classe etária predominante 31-40 anos (34%)
o
Género: 1/3 feminino; 2/3 masculino
o
89% das viagens realizadas em bicicleta eletricamente assistida
o
Duração das viagens:
·
47% com duração inferior a 10min
·
74% com duração inferior a 20min
·
82% com duração inferior a 30min
Fonte:
Transportes On-line
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