quarta-feira, 20 de setembro de 2017

“Bike sharing”

Gira.Bicicletas de Lisboa entrou em funcionamento

Por: Pedro Pereira

A fase piloto do sistema de bicicletas públicas partilhadas da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) chegou ao fim e o “Gira.Bicicletas de Lisboa” - marca escolhida pela empresa para batizar o seu sistema de bike sharing – entrou em funcionamento. Durante o período experimental os cerca de 1.600 “beta testers” realizaram mais de 20.000 viagens e percorreram uma distância superior a 40.000 quilómetros, tendo tido a oportunidade de testar o sistema, os equipamentos (bicicletas e estações), o serviço de operação e a App de cliente desenvolvida pela EMEL. “Às 10 estações já instaladas no Parque das Nações, que oferecem 100 bicicletas, irão faseadamente adicionar-se as restantes estações à operação, até perfazer as 140 estações e 1.410 bicicletas que compõem o sistema”, anuncia a EMEL. O serviço Gira tem três modalidades de adesão: o Passe Anual e o Passe Mensal, destinado apenas a residentes em Portugal, com um custo de 25€ e 15€, respetivamente, e o Passe Diário com um custo de 10€. A estes valores de subscrição do serviço acrescem as tarifas de utilização que têm como objetivo promover a utilização do sistema para viagens pendulares (casa-trabalho ou casa-escola), tipicamente de curta duração, por oposição às viagens de lazer. Até ao final deste ano, a tarifa do 1º período de utilização – 0,10€, em bicicleta convencional, e 0,20€ em bicicleta eletricamente assistida, por cada 30 minutos - será gratuita. A fase piloto teve início no dia 21 de junho e decorreu no Parque das Nações, tendo sido disponibilizadas 90 bicicletas - 2/3 das quais eletricamente assistidas - em 10 estações. “Esta primeira fase foi muito importante para recolher as recomendações dos utilizadores que participaram no projeto piloto, envolvendo a comunidade no desenvolvimento do serviço, e identificar oportunidades de melhoria. Registámos cerca de 270 viagens diárias. Com a GIRA, a EMEL aumenta o leque de serviços de mobilidade que oferece à cidade”, salienta Luís Natal Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL.

Números do projeto-piloto:

o 20.832 viagens

o 40.000 km percorridos

o 1.600 utilizadores

o 1/3 dos quais realizaram 10 ou mais viagens durante a fase piloto (correspondendo a 80% do total das viagens)

o Mais de 11.000 inscrições para beta testers

o Classe etária predominante 31-40 anos (34%)

o Género: 1/3 feminino; 2/3 masculino

o 89% das viagens realizadas em bicicleta eletricamente assistida

o Duração das viagens:

· 47% com duração inferior a 10min

· 74% com duração inferior a 20min

· 82% com duração inferior a 30min

Fonte: Transportes On-line

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