quarta-feira, 18 de maio de 2016

“Giro/Bob Jungels resiste com a camisola rosa”

O ciclista da Etixx-QuickStep superou a pressão de Andrey Amador.

Foto: CLAUDIO PERI / EPA
O costarriquenho Andrey Amador (Movistar) pôs hoje à prova o camisola rosa Bob Jungels (Etixx-QuickStep), que mostrou estar à altura do desafio, numa 11.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta ganha pelo ‘repetente’ Diego Ulissi (Lampre-Merida).
Num agitado final de tirada, que ligou Modena a Asolo, num total de 227 quilómetros, Andrey Amador, o grande agitador da segunda parte do Giro, saltou do grupo de favoritos, numa provocação a Bob Jungels.
Sem equipa para responder ao ataque do seu ‘vice’ na geral, o luxemburguês não perdeu a compostura e partiu no encalço do corredor da Movistar, com os dois a conquistarem uma vantagem que só Diego Ulissi conseguiu anular.
Vindo de trás, o italiano da Lampre-Merida mostrou que é viciado na vitória, apanhando o duo da frente e esperando pelo momento certo para lançar-se para o risco de meta, cortado com o tempo de 4:56.32 horas, e somar o seu segundo triunfo nesta edição, o sexto na sua grande volta nacional desde 2011. “Vim aqui para vencer uma etapa e agora tenho duas, por isso estou muito feliz, pela equipa também, porque trabalharam muito. Perseguiram a fuga e gastaram muita energia a fazê-lo. Controlámos tudo bem, até o [Sacha] Modolo [‘sprinter’] trabalhou para mim”, enalteceu o ciclista de 26 anos, desmistificando a ideia de que a equipa italiana não sabe trabalhar para um líder.
O elogio de Ulissi não é despropositado, já que foi a Lampre-Merida a grande responsável por anular a fuga composta por Vegard Stake Laengen (IAM Cycling), Liam Bertazzo (Wilier Triestina-Southeast) e Anton Vorobyev (Katusha), que resistiram até aos últimos 20 quilómetros.
Nem uma queda a 30 quilómetros de Asolo, que prejudicou nomes grandes como Gianluca Brambilla (Etixx-QuickStep), Domenico Pozzovivo (AG2R) ou Jakob Fuglsang (Astana), hipotecou as aspirações da formação italiana, que, depois de apanhar o trio, confiou em Ulissi para perseguir Amador e Jungels.
Centrados na luta pela geral, o costarriquenho e o luxemburguês vigiaram-se na aproximação à meta, com as bonificações em mente, e acabaram por ver Ulissi superiorizar-se, com o homem da Movistar a conquistar, ainda assim, dois preciosos segundos, ao ser segundo na etapa, para ficar a 24 do ‘maglia’ rosa. “Esperava um ataque de Amador, por isso limitei-me a segui-lo e acabei por sentir-me muito bem. Não estava à espera da última subida em empedrado, quando o Ulissi apareceu. Perdi dois segundos para o Amador, mas ganhei alguns aos outros [candidatos], pelo que não foi mau”, resumiu Jungels, referindo-se aos 13 segundos que ganhou a Alejandro Valverde (Movistar), Vincenzo Nibali (Astana), Ilnur Zakarin (Katusha) ou Rigoberto Urán (Cannondale).
Assim, o jovem luxemburguês vai partir para a 12.ª etapa, uma ligação de 182 quilómetros entre Noale e Bibione, com Valverde, o terceiro classificado, a 01.07 minutos, e Nibali, o quinto, a 01.09 minutos. O luso André Cardoso (Cannondale) subiu ao 28.º lugar (está a 15.27 minutos do camisola rosa), depois de ser 62.º na tirada, a 2.45.
Fonte: SAPO Desporto c/ Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com