A Seleção Nacional de BMX vai disputar o Campeonato da Europa da UEC 2026, que se realiza em Sarrians, França, com provas amanhã e domingo, 27 e 28 de junho. Esta é a grande competição da época para a Seleção Nacional de BMX, que parte com ambição e o objetivo de dar continuidade ao processo de formação dos atletas mais jovens que vão estar em pista.
Alexandre Almeida,
Selecionador Nacional de BMX, convocou quatro atletas para este desafio
internacional: o Sub-23 masculino Renato da Silva (Team BMX de Quarteira), a
feminina 16 anos Íris Moraru (Clube Bicross de Portimão), a feminina 15 anos
Maria Pinto (Casa do Povo de Alqueidão) e o Sub-15 masculino Gustavo Pereira
(Clube Bicross de Portimão).
A comitiva portuguesa chegou a
França na terça-feira e realizou dois dias de treinos, onde se destacam “boas
sensações. Foram momentos que aproveitámos para melhorar aspetos técnicos e
táticos, que nos dão a confiança e ambição para almejar os resultados que
pretendemos”, adiantou o Selecionador Nacional de BMX. “Com uma equipa jovem em
prova, o grande objetivo da nossa participação será dar continuidade ao
processo de formação desses três atletas. É a sua primeira experiência ao nível
de Campeonatos da Europa, vão melhorar competências e é nesse registo que
estamos aqui”, acrescentou Alexandre Almeida.
“Obviamente que vamos sempre
trabalhar para o melhor resultado e esperamos passar a fase de qualificações.
Se conseguirmos, vamos lutar pelas eliminatórias. Todo o trajeto que fizemos
até aqui foi para preparar esta competição, a mais importante da época”,
esclareceu o treinador.
O objetivo que se centra no
processo de crescimento dos atletas da Equipa Portugal será direcionado para
Íris Moraru, Maria Pinto e Gustavo Pereira. Quanto ao Sub-23 Renato da Silva,
trata-se de um atleta com experiência competitiva nestes circuitos, a atravessar
um momento de boa forma e, de acordo com Alexandre Almeida, vai lutar por uma
posição no top-30, para melhorar o anterior resultado.
Sobre as corridas, sábado a
competição tem o nível de Campeonato da Europa e é direcionada para Sub-17,
Sub-19, Sub-23 e Elite M/F, incluindo as categorias 15 e 16 anos M/F, todas com
direito à atribuição de Camisola e Medalha de Campeão da Europa para os
vencedores. Já no domingo, é dia de competição para as categorias de nível
Challenge, incluindo a categoria Sub-15 (M/F). Dia 27 correm Íris Moraru, Maria
Pinto e Renato da Silva, no domingo entra em ação Gustavo Pereira.
Refira-se que no sábado, o
Campeonato da Europa vai ter transmissão em direto no Eurosport 1, com horário
previsto entre as 16h30 e as 20h15, havendo, contudo, algumas incertezas quanto
à hora de início, devido ao calor. Já as corridas das categorias Challenge,
(sexta-feira e domingo) vão ter transmissão via live streaming, através do
canal YouTube da UEC (https://www.youtube.com/watch?v=0Tr2QjU_8HQ)
Fonte: Federação Portuguesa
Ciclismo

Sem comentários:
Enviar um comentário