Por: Maria Teresa Loureiro
A EMEL assinou, no final de 2019, o
Pacto de Mobilidade Empresarial, com o compromisso de contribuir para uma Lisboa
cada vez mais sustentável, dando assim o pontapé de saída para 2020, ano que se
avizinhava de grande trabalho, para a construção de um ecossistema de
mobilidade pensado para todas as pessoas, que proporcionasse uma melhor
vivência da cidade, tornando-a ambientalmente mais sustentável e segura.
O objetivo por detrás da estratégia
delineada pela Empresa para 2020 teve como pano de fundo os compromissos
assumidos por Portugal no Acordo de Paris, em 2015 (assegurar a redução das
emissões de Gases com Efeito Estufa (GEE) em relação a 2005: -18% a -23%, em
2020, e de -30% a -40% em 2030), reforçados pelos objetivos delineados para
Lisboa Capital Verde Europeia de reduzir 26 por cento das emissões de CO2, em
2030, e atingir a neutralidade carbónica em 2050, contribuindo, assim, para a
melhoria do nosso Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI).
E é com satisfação que verificamos que
Portugal melhorou oito lugares em relação a 2019 no CCPI, sendo o terceiro país
com maior subida em políticas climáticas, em parte fruto do investimento e
trabalho realizado na área dos Transportes e Mobilidade, como se pode constatar
na infografia divulgada recentemente pelo Governo.
A EMEL acredita que o trabalho
resiliente e o investimento responsável que fez durante este ano que termina
(mesmo em contexto de grandes dificuldades originadas pela pandemia por
COVID-19) para uma mobilidade mais sustentável na cidade de Lisboa, têm, não só
gerado mais confiança por parte dos seus residentes e das suas residentes, que
beneficiam de melhor qualidade de vida e maior segurança, mas, sobretudo,
colaborado para um melhor ambiente, uma maior sustentabilidade urbana.
Ao longo do ano, acrescentámos 14
quilómetros à rede de ciclovias, complementando uma malha urbana que, muitas
vezes, não se interligava, para promover uma mobilidade ativa e saudável em
Lisboa, a par do investimento na rede de bicicletas partilhas GIRA, com uma
aposta clara em bicicletas elétricas, estando previstas mais 700 elétricas, até
ao final do primeiro trimestre de 2021 (a somar às 600, elétricas e
convencionais, já em operação), e em novas estações, estando prevista a
instalação e mais 80 até ao verão (a somar às 84 já existentes).
Desde que começaram a servir a cidade,
em 2017, as GIRA já rolaram em mais de 3,6 milhões de viagens e estima-se que
tenham proporcionado uma poupança de emissões de GEE para o ambiente superior a
300 ton CO2eq.
Consciente do serviço público que presta
a Lisboa, e, mais uma vez focada em contribuir para a sustentabilidade
ambiental da cidade, a EMEL constituiu-se Operadora de Pontos de Carregamento
de Veículos Elétricos (OPC), em 2019, dispondo atualmente de 26 postos de
carregamento (correspondendo a 52 tomadas) em cinco dos seus Parques de
Estacionamento, e dois pontos na via pública (rápido e semirrápido).
Também a rede semafórica da cidade tem
sido alvo de investimento por parte da Empresa, que iniciou a sua modernização
há precisamente um ano, um trabalho que se torna visível numa maior fluidez do
tráfego urbano e potencia, também, uma redução de emissões de GEE. Recentemente, a EMEL começou o processo de
implementação do Sistema Inteligente da Mobilidade de Lisboa (SIM.Lx), que irá
permitir gerir o movimento automóvel de uma forma integrada e dinâmica,
tornando-o mais eficiente e descongestionado.
Espelho do trabalho que tem estado a
desenvolver na cidade, a EMEL tem apostado internamente numa mobilidade
responsável. Todos os trabalhadores e trabalhadoras da Empresa usufruem do
passe da GIRA e, também, do Navegante Municipal, medidas instituídas ainda em
2019, com objetivo de contribuir para o descongestionamento de tráfego e para a
qualidade do ar que respiramos.
Atualmente a sua frota, composta por 110
veículos automóveis e 58 motos, é praticamente 50 por cento elétrica, estando a Empresa a trabalhar para os 100 por
cento, haja opções elétricas no mercado com a robustez e comportamento
necessários ao exercício das respetivas funções.
Declarações de Luís Natal
Marques, Presidente do Conselho de Administração da EMEL:
Estamos confiantes na importância do
trabalho que temos desenvolvido, para residentes e para quem se movimenta em
Lisboa, e acreditamos ter contribuído para o recuo de 8,7 por cento das
emissões de dióxido de carbono provenientes da combustão de combustíveis
fósseis, em Portugal, como registado pelo Eurostat.
Estou certo que se todos e todas
fizermos a nossa parte, iremos conseguir atingir a neutralidade carbónica em
2050, sendo o nosso compromisso, enquanto empresa responsável pela gestão da
mobilidade em Lisboa, continuar a investir para uma cidade mais segura e
ambientalmente mais saudável, onde os nossos filhos e filhas possam crescer e
viver em tranquilidade e com saúde.
Fonte: EMEL
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