Um
parque de estacionamento automóvel subterrâneo no Rossio seria um
empreendimento completamente despropositado pelas seguintes razões:
-Existem
já três parques de estacionamento subterrâneos no centro da cidade de Aveiro, a
menos de cinco minutos a pé do Rossio, sendo que dois deles são subutilizados.
-A
construção de um parque de grande dimensão, como o proposto, iria atrair mais
veículos motorizados para o centro da cidade, algo que é actualmente
reconhecido e bem documentado como sendo um erro de planeamento e uma má
prática de estratégia de mobilidade. Trazer mais carros para o centro da cidade
implica mais congestionamento de tráfego, mais poluição, menor qualidade do
espaço público e mais custos com construção e manutenção de infraestruturas
rodoviárias, que terão que ser suportadas por dinheiros públicos, para além de
todas as outras externalidades negativas associadas ao uso excessivo do
automóvel particular que hoje em dia se pretendem reduzir.
Adicionalmente,
teria elevadíssimos custos por se tratar de uma obra a implantar abaixo da
linha de água, e a sua construção implicaria movimentação de elevadas quantidades
de sedimentos da Ria potencialmente fortemente contaminados por poluentes
acumulados ao longo do tempo e o encerramento de praticamente toda a zona e a
transformação do Rossio num grande estaleiro durante um período de tempo
considerável.
Ao
invés deste tipo de proposta, devem ser criadas e melhoradas condições para que
as deslocações dentro da cidade e no acesso ao seu centro se façam cada vez
mais através dos modos activos ou em intermodalidade com os transportes
públicos. São estas as práticas adoptadas em toda a Europa. Ademais dos
prejuízos atrás mencionados, um tal investimento público seria certamente mais
bem aplicado nas referidas medidas que promovessem a mobilidade activa e
sustentável no perímetro urbano e periurbano.
O
Ciclaveiro relembrou o Executivo que a Proposta de Delimitação da Área de
Reabilitação Urbana (ARU) de Aveiro, componente do Plano Estratégico de
Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), aprovada em Assembleia
Municipal, nos seus Objectivos Estratégicos refere explicitamente “Garantir
maior equilíbrio entre os modos de transporte” e a “diminuição do tráfego
automóvel”.
Por
estas razões, consideramos que a proposta de construção do parque subterrâneo
no Rossio deve ser retirada deste plano de requalificação.
Fonte:
Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta
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