domingo, 6 de maio de 2018

“VIII Duatlo de Famalicão recebe Campeonato Nacional Individual Duatlo Cross”

O Duatlo de Famalicão recebeu o Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross que contou com quase 600 participantes.

No dia 6 de maio que realizou-se o Duatlo de Famalicão, uma prova a contar para o Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross. Rui Dolores e Pauline Vie sagraram-se campeões nacionais.

O tempo estava excelente quando se deu a partida do Duatlo de Famalicão às 10h30. O percurso tinha 5km de corrida (em estrada), 18km de BTT e a segunda corrida de trilhos. A competição, que costuma ter muita participação de atletas na prova aberta, ganhou este ano novo impulso ao receber o Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, que também participou na prova aberta, elogiou os Amigos do Pedal pela organização conseguida, assim como todas as entidades envolvidas no evento, onde até existiu voluntariado por parte dos cidadãos. «Uma manhã diferente para desfrutar, de convívio onde se constata que Famalicão tem excelentes condições para a prática desportiva», afirmou satisfeito o presidente.

Os vencedores do Duatlo de Famalicão: Rui Dolores e Pauline Vie

Rui Dolores, especialista em triatlo cross, venceu o Campeonato de Duatlo

Foi Rui Dolores, do AMICICLO GRÂNDOLA, que venceu esta prova e se sagrou Campeão Nacional de Duatlo Cross, com a marca de 01:00:03. O triatleta está a participar no XTerra Europe, um triatlo fora de estrada que vai ter uma próxima etapa no dia 2 de junho em terras lusas, na Golegã e onde ficou na 5ª posição do ranking em 2017.

Na segunda posição ficou Rui Narigueta, do Outsystems Olímpico de Oeiras, que fez a prova em 01:00:52. O terceiro lugar no pódio pertenceu a Nelson Gomes, do G. D. GOMA, com 01:01:36.

«A primeira corrida foi em alcatrão, talvez tivesse sido uma opção colocar este percurso na segunda corrida, que foi em terra batida.», sugere Rui Dolores, que está habituado a percursos técnicos das duas modalidades. «O percurso de BTT era fisicamente exigente, mas não muito técnico, estava bem marcado. A corrida não era uma rápida porque tinha um trajeto de ervas e foi em terra batida». Rui Dolores começou a correr logo na frente com um grupo de atletas, na transição que começaram primeiro «mas depois consegui ganhar vantagem no BTT e nos dois últimos quilómetros da corrida fiquei sozinho». O triatleta tem como próximo objetivo a etapa do Xterra que vai passar por Portugal, tendo já planeado um estágio na Serra da Estrela e um reconhecimento do percurso na Golegã.

Pauline Vie elogiou muito a organização da prova

Na competição feminina, o primeiro lugar foi para Pauline Vie, Alhandra Sporting Club, que acusou o calor que se fez sentir durante a prova, principalmente na corrida de 5km. «O percurso de BTT foi difícil porque tinha subidas e descidas e curva contra curva, mas como estava muito bem assinalado, foi fácil seguir. E apesar de ser teoricamente uma das candidatas ao pódio, no percurso de BTT pode sempre haver surpresas». A atleta do Alhandra Sporting Club salientou também a presença motivadora do público ao longo do percurso, o que deu alento ao esforço empreendido pelos atletas. «De forma geral adorei a prova toda, desde o ambiente, o percurso, a organização. Foi um espetáculo!»conclui a atleta que completou a prova em 01:14:24

Na segunda posição ficou Marisa João, do Outsystems Olímpico de Oeiras, com a marca de 01:16:33 00:02:09. Beatriz Ferreira, do Núcleo do Sporting da Golegã, completou o pódio com o tempo de 01:17:00.

No final, houve grande satisfação por parte dos participantes da prova, das entidades envolvidas na organização quer pela qualidade da prova como por ter recebido o Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross.

O VIII Duatlo de Famalicão é uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Associação Amigos do Pedal, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal e das associações locais.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com