Por: Carlos Silva
Em parceria com: https://ciclismoatual.com
Enquanto muitos ciclistas
estão de férias, Remco Evenepoel continua a trabalhar. O belga passou os
últimos dias na Califórnia a afinar cada detalhe da sua posição aerodinâmica,
num processo quase cirúrgico, ao estilo da Fórmula 1.
O ciclista de 25 anos esteve
no túnel de vento de última geração da Specialized, em Morgan Hill, um dos
centros mais avançados do mundo na análise de performance aerodinâmica. As
mesmas instalações já receberam alguns dos melhores especialistas de contrarrelógio
do pelotão. A visita aconteceu logo após os primeiros dias de integração com a
sua nova equipa, a Red Bull - BORA - hansgrohe, na Alemanha.
Segundo a Specialized,
Evenepoel passou quinze horas no túnel ao longo de dois dias, acompanhado por
uma equipa de quinze engenheiros e especialistas. “A sua dedicação e atenção
aos detalhes são notáveis”, disse Leo Menville da Specialized, ao La Dernière
Heure. “Chegou às sete da manhã e só saiu ao início da noite. Antes de
regressar, ainda fez uma sessão de meia hora em pista para testar a sua posição
no contrarrelógio. Ele é tão perfeccionista como um piloto de Fórmula 1.”
Fechar o
fosso para Pogacar
O rigor de Evenepoel na
procura de ganhos marginais tornou-se uma imagem de marca. Mesmo depois de
terminar a época de 2025 com um 2.º lugar na Il Lombardia, a sua última corrida
pela Soudal - Quick-Step, o belga adiou as férias para continuar a trabalhar
nos pormenores. O objetivo é claro: reduzir a diferença para Tadej Pogacar e
chegar a 2026 com todas as variáveis controladas.
A sessão na Califórnia marcou
mais um capitulo de uma colaboração longa e frutífera entre Evenepoel e a
Specialized. “Construímos mais do que apenas uma relação profissional com o
Remco”, sublinhou Menville. “Ele está constantemente à procura de melhorias e
essa mentalidade leva-nos também a inovar.”
Depois de semanas intensas
entre a Alemanha e os Estados Unidos, Evenepoel poderá finalmente tirar alguns
dias de descanso. Mas, fiel ao seu perfil meticuloso, a preparação para 2026 já
está em andamento. O trabalho aerodinâmico, o planeamento metódico e a mudança
para uma estrutura com apoio directo da Red Bull deixam claro que o belga quer
começar o próximo ano num novo patamar.
Pode visualizar este artigo
em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/ao-detalhe-evenepoel-passa-15-horas-num-tunel-de-vento-da-specialized-na-california

Sem comentários:
Enviar um comentário