quinta-feira, 4 de julho de 2019

“Marco Miguel conquistou o 4º lugar da Europa e 6º do Mundo!”

O triatleta do Clube de Praças da Armada foi 4º no Duatlo Sprint no Campeonato da Europa e 6º no Duatlo Standard do Campeonato do Mundo.

Com 28 anos, Marco Miguel tem demonstrado estar em excelente forma e, mais do que isso, obteve excelentes resultados nesta época. Depois da grande performance no Campeonato do Mundo em Pontevedra, no dia 27 de abril, que lhe valeu a 6ª posição da elite no Duatlo Standard, com o tempo de 01:46:33, foi, mais recentemente, a 30 de junho, que o triatleta alcançou o 4º lugar no Duatlo Sprint do Campeonato da Europa que ocorreu em Targû Mures, na Roménia, com a marca de 00:55:53. Este evento, que contou com um ambiente festivo e elevado nível competitivo, teve a partida às 12h30, o dificultou a prestação de todos os atletas.

Depois da sua performance que lhe valeu sexto no mundial, Marco sentiu a pressão para melhorar a sua performance, uma meta difícil de alcançar. «Levava na bagagem a experiência adquirida no mundial e estava consciente que tinha realizado a melhor preparação possível para a realidade que encaro diariamente.»

Planeou uma estratégia de acordo com as características da prova em questão, um duatlo sprint, onde as «transições se tornam de extrema importância – por se tratar de uma prova curta- e ser um dos primeiros a entrar nas transições seria fundamental para minimizar os prejuízos em prova». Conseguiu inserir-se no primeiro grupo nas duas transições, o que contribuiu para o seu resultado final, tendo a competição sido decidida nos últimos 800 metros. «Ritmos fortes desde o início, o grupo mantinha-se com diferenças mínimas e bastante difíceis de fechar», explica Marco Miguel. « Quanto faltavam 800 metros para o final da prova, encontrava-me em segundo lugar, mas não tive pernas para responder ao ataque do triatleta espanhol Emílio Martin; a 50m da meta o atleta Angelo Vandecasteele  ‘roubou-me’ a medalha!»


O campeonato na Europa na Roménia revelou-se uma aventura inesquecível para o triatleta, onde a viagem só por si poderia ser digna de uma história. «Mais uma vez volto para Portugal de cabeça erguida, com sentido de dever cumprido e noção que existe margem para progressão. Obrigado ao vice-presidente da FTP Marco Miranda que me acompanhou nesta viagem e à Federação de Triatlo de Portugal por me proporcionar momentos que não irei esquecer. Agradeço também a todos aqueles que me apoiam diariamente para que consiga levar a bom porto todos os objetivos que me proponho.»

Em primeiro lugar desta competição ficou Benjamin Choquert, de França, que fez 00:55:42, seguido de Emílio Martin, um triatleta espanhol que completou a prova em 00:55:49 e na terceira posição ficou a Bélgica, com o atleta Angelo Vandecasteele, com o tempo de 00:55:51.

Marco Miguel não conquistou o pódio apenas por 2”, tendo terminado a competição em 00:55:53.


6ª posição no Campeonato do Mundo Multisport em Pontevedra

«Sendo a minha primeira prova em representação da seleção nacional não poderia estar mais orgulhoso com o resultado no Mundial em Pontevedra que foi para mim uma experiência incrível!»

O atleta sabia estar em boa forma, mas a sua ambição limitava-se a um top 20, já que iria para participar pela primeira vez naquela prova pela seleção nacional. Além disso, apesar de na corrida estar ao nível dos melhores, o treino do ciclismo poderia relevar-se insuficiente. «O ciclismo podia colocar em risco a prova e nesse aspeto agradeço a António Fortuna, Diretor Técnico Nacional, pelo conhecimento transmitido no que diz respeito ao treino específico da bicicleta, pois sem ele teria sido impossível chegar ao último segmento com pernas para correr», afirma o atleta.

Durante o segmento de ciclismo, Marco começou a ter perceção que talvez fosse possível discutir o desfecho da prova. «Na última corrida, sabia que os 5km seguintes seriam de uma exigência física e mental extremas onde se corre no “fio da navalha”. Lutei até ao fim e o resultado encheu-me o coração!»

 

Na sua primeira participação em provas internacionais a representar Portugal, Marco Miguel ficou em sexto lugar do Duatlo Standard, categoria de elite

Terminou com sentido de dever cumprido, um objetivo que qualquer atleta ambiciona concretizar. Com o dever cumprido ficaram também os atletas que subiram ao pódio no Campeonato do Mundo de Pontevedra, os mesmos que em Târgu Mures na prova de Duatlo Sprint, com Benjamin Choquert a vencer com o tempo de 01:45:56, Emílio Martin na segunda posição com o tempo de 01:46:10, e Angelo Vandecasteele a fechar o pódio com 01:46:11.

Desta primeira prova pela Seleção Nacional, Marco Miguel adquiriu experiência competitiva, evento em que o atleta salienta «o bom ambiente na comitiva nacional, um fator que pode contribuir para obter resultados, assim como o apoio demonstrado, especialmente do Hugo Ribeiro e do Paulo Figueiredo.»

Muitos parabéns ao Marco Miguel e a todos os que o apoiaram nestas viagens competitivas.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com