Por:
José Carlos Gomes
O
presidente da União Ciclista Internacional (UCI), David Lappartient, anunciou
hoje a atribuição ao Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia do estatuto de
Centro Continental de Ciclismo. O anúncio aconteceu durante a cerimónia de
inauguração das pistas de BMX e de BTT, que vêm reforçar a oferta do CAR.
Depois
de já ter centros continentais em África, na Ásia e na América, o Centro
Mundial de Ciclismo passa a ter em Anadia o primeiro Centro Satélite na Europa.
Este estatuto é o reconhecimento da qualidade das infraestruturas e dos
recursos humanos afetos ao CAR Anadia, o que permitirá que alguns atletas de
países em vias de desenvolvimento no que ao ciclismo diz respeito passem
algumas temporadas em Anadia em trabalhos específicos.
A
inauguração das pistas de BMX, junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, assim
como da pista de BTT-Cross Coutry Olímpico (XCO), no antigo parque de campismo
da Curia, reforça a oferta do CAR, juntando-se ao velódromo para ciclismo de
pista e às estradas da região, ideais para treinos de ciclismo de estrada.
“Hoje
é um dia muito feliz. Já tinha vindo a Anadia algumas vezes, mas as novas
pistas de BTT e de BMX superam o que poderia esperar. Exceto no Centro Mundial
de Ciclismo, em Aigle, não há outro centro no mundo que junte todas as
vertentes olímpicas do ciclismo, como acontece aqui – falta apenas, mas espero
que esteja para breve uma pista de BMX freestyle. Por isso, tenho a honra de
anunciar que o Comité Diretor da UCI decidiu, por unanimidade, atribuir a
Anadia o estatuto de Centro Continental”, afirmou o presidente da UCI, na
cerimónia de inauguração.
O
CAR Anadia é já palco, há vários anos, de estágios de diferentes seleções de
ciclismo e de paraciclismo da vertente de pista. A partir de agora, com o selo
de qualidade UCI, serão, certamente, reforçadas essas visitas, às quais se
juntarão seleções nacionais de BMX e de BTT.
O
desenvolvimento do ciclismo português também é uma prioridade. A existência do
velódromo permitiu um trabalho de base no ciclismo de pista, com múltiplos
resultados visíveis. As pistas de BMX e de XCO, duas disciplinas olímpicas,
contribuirão para o trabalho científico nestas áreas. Além disso, o edifício de
apoio da pista de BMX alberga, a partir de hoje, o Centro de Avaliação e
Controlo de Treino da Federação Portuguesa de Ciclismo, que estará ao serviço
de todo o ciclismo nacional, visando o desenvolvimento e a evolução com os
melhores padrões de qualidade científica.
“Portugal
entra no centro do ciclismo mundial, assumindo a filosofia do novo ciclismo,
que é cada vez mais internacional e global, cada vez mais exigente, mais
olímpico e ético. Esta infraestrutura vai exigir muito de nós, vai exigir-nos
excelência, porque só desse modo se conseguem resultados”, salientou o
presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.
A
pista de BMX é a única com caraterísticas olímpicas na Península Ibérica. A
pista de XCO, desenhada de raiz, é uma infraestrutura fundamental para o
trabalho de base das Seleções Nacionais desta disciplina.
“Há
áreas, como a hotelaria, gastronomia, enologia ou cultura, que têm reagido
muito positivamente ao conjunto de atividades desportivas que se realizam neste
concelho e na região. Queremos mais. Queremos mais desporto e mais atividade
física também para a nossa comunidade local. Queremos aumentar o leque de
modalidades que se possam praticar no concelho, já que se pretende conquistar
mais praticantes, do desporto escolar ao desporto adaptado”, explicou a
presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso.
“Estamos
muito satisfeitos, mas estamos sobretudo muito orgulhosos com a distinção.
Poderá sempre contar com a Federação, mas também com a autarquia e com o Governo
de Portugal”, disse o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo
Rebelo, dirigindo-se ao presidente da UCI.
O
governante sublinhou ainda o investimento do município de Anadia no desporto ao
longo dos anos, frisando a importância das novas infraestruturas para a
economia regional e para o conhecimento científico. João Paulo Rebelo terminou
a intervenção frisando que “sempre que a Federação Portuguesa de Ciclismo
procurou a administração pública encontrou espírito de cooperação. É evidente que
há aqui um trabalho de excelência que é para mim impensável que não continue a
ser apoiado. O IPDJ encontrará os recursos financeiros para apoiar o Centro de
Avaliação e Controlo de Treino, que também poderá apoiar outras modalidades”,
adiantou o secretário de Estado.
A
cerimónia desta manhã insere-se no vasto programa de comemorações dos 120 Anos
da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo sido
também palco da assinatura do protocolo entre a Federação Portuguesa de Ciclismo
e a Fundação do Desporto para desenvolvimento do ciclismo de pista para cegos.
Fonte:
FPC
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