sábado, 20 de maio de 2017

“Equipa Portugal/Tiago Antunes 16.º na etapa-rainha da Ronde de l’Isard”

Por: José Carlos Gomes

O português Tiago Antunes foi hoje o 16.º classificado na terceira etapa da Ronde de l’Isard, uma difícil tirada pirenaica de 143 quilómetros, entre Quillan e Plateau de Beille, ganha pelo belga Bjorg Lambrecht (Lotto Soudal U23). Portugal está no quinto lugar entre as 23 equipas participantes.

A viagem deste sábado, considerada a etapa-rainha da competição internacional de sub-23, levou o pelotão a ultrapassar três subidas de primeira categoria, a última, com 15,9 quilómetros, coincidente com a chegada.

O pelotão foi sendo dizimado pelas dificuldades e foi um grupo muito seleto que iniciou a escalada final na frente da corrida. A Equipa Portugal colocou cinco corredores nesse grupo restrito, tendo Tiago conseguido resistir melhor à aceleração dos adversários, embora tenha fraquejado já nos últimos 5 quilómetros, ficando, dessa forma, fora do top 10, que pareceu estar ao alcance do bombarralense.

O belga Bjorg Lambrecht e o russo Pavel Sivakov (BMC Development Team) mostraram ser os mais fortes do pelotão. O corredor da equipa satélite da Lotto Soudal venceu a tirada, mas o ciclista da formação de desenvolvimento da BMC, chegando na roda do belga, manteve o comando da geral individual. O terceiro a cortar a meta, com mais 43 segundos do que o duo da frente, foi Steff Cras (BMC Development Team).

Tiago Antunes foi o primeiro luso, na 16.ª posição, a 7m29s do vencedor. Seguiram-se Gonçalo Carvalho, 19.º, a 9m51s, Hugo Nunes, 21.º, a 9m52s, Venceslau Fernandes, 29.º, a 13m14s, Gaspar Gonçalves, 38.º, a 17m53s, e André Carvalho, 76.º, a 35m25s.

“Tivemos um desempenho coletivo muito bom. A etapa foi duríssima, com quase quatro mil metros de acumulado de subida. Apesar das dificuldades, no grupo com cerca de 40 unidades que iniciou na frente a subida final tínhamos cinco corredores”, conta o selecionador nacional de estrada, José Poeira.

A prestação na terceira etapa permitiu à Seleção Nacional subir da sétima à quinta posição coletiva, numa prova em que competem 23 equipas, muitas das quais formações de desenvolvimento associadas a projetos WorldTour.

Pavel Sivakov continua no comando da geral, com 1m18s de folga sobre Bjorg Lambrecht. O terceiro é Steff Cras, a 2m17s. A etapa de hoje colocou Tiago Antunes como melhor português, no 17.º lugar, a 11m08s. Gonçalo Carvalho é 21.º, a 13m16s, Hugo Nunes é 2 28.º, a17m40s, Venceslau Fernandes é 29.º, a 17m50s, Gaspar Gonçalves é 37.º, a 22m02s, e André Carvalho é 77.º, a 43m34s.

A Ronde de l’Isard, competição internacional de referência para a categoria de sub-23, termina neste domingo. A quarta e última etapa da competição obriga os ciclistas a ultrapassarem quatro prémios de montanha de primeira categoria, durante os 142,1 quilómetros que vão ligar Lavelanet a St. Girons, desta vez sem chegada em alto, mas com muita exigência ao longo da viagem.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com