Caramulo,
14 de Setembro de 2017 – Doze anos após a sua primeira edição, o Caramulo
Motorfestival continua a afirmar-se como o evento de referência da paixão
motorizada em Portugal, tendo atraído, nos dias 8, 9 e 10 de Setembro, mais de
30 mil pessoas à Serra do Caramulo, para vibrar com a beleza dos clássicos e
toda a adrenalina do desporto automóvel. Um recorde atingido este ano foram as
2.500 entradas no museu em apenas três dias, o número mais alto desde a sua
fundação há quase 70 anos, para visitar a coleção permanente automóvel e de
arte, assim como as exposições temporárias “Black Box: Museu imaginário” e
“Ferrari: 70 anos de paixão motorizada”.
“Doze
anos depois da primeira edição do Caramulo Motorfestival, não podíamos estar
mais contentes com o que o Caramulo Motorfestival cresceu e se tornou. Ainda há
muito por fazer, mas a contínua adesão do público, o entusiasmo crescente dos
aficionados, a presença de tantos pilotos de referência, e sentir que
contribuímos para divulgar e desenvolver a paixão motorizada em Portugal, para
além de impulsionar a região do Caramulo como destino de excelência, são
algumas das nossas motivações para continuar a fazer mais e melhor” afirma a
organização.
Mais
uma vez, o Caramulo Motorfestival conseguiu atrair aos seus palcos um plantel
único de pilotos convidados, reunindo veteranos e alguns dos melhores pilotos
do desporto automóvel nacional da actualidade. Um dos momentos mais emotivos do
Motorfestival foi a recepção de Cyril Neveu, que venceu por 5 vezes o Paris-Dakar.
Entre os pilotos convidados, destaque ainda para as presenças de Filipe
Albuquerque, Tiago Magalhães, Joaquim Jorge, o 2º da geral da Rampa Histórica
deste ano, Francisco Sande e Castro, Filipe Lourenço e o jovem piloto Rodrigo
Correia, que, com apenas 13 anos, disputa o Campeonato Nacional de
Ralicross.
Igualmente
bem representado esteve o desporto automóvel no feminino, que além de inúmeras
equipas inteiramente femininas ou mistas, contou com a presença de Rosário
Sottomayor, a mais bem-sucedida piloto de velocidade portuguesa, e que esteve
presente pela segunda vez no Caramulo Motorfestival. Rosário Sottomayor
arrecadou o primeiro lugar do pódio na categoria Senhoras, tendo sido também
agraciada com o Prémio Abel de Lacerda, prémio este que visa prestigiar
anualmente uma figura que se destaque pelo seu contributo para o meio
desportivo e automóvel.
O
evento contou, como sempre, como inúmeros passeios, concentrações e ralis,
incluindo quatro deles a virem de Espanha, além de uma Feira de Automobilia,
parada militar, espectáculo aéreo, pista todo-o-terreno, actividades radicais,
parada de bicicletas, subidas de motos antigas e de competição, um Monster
Truck Show e um espectáculo de drift, além de vários apontamentos de música ao
vivo, uma das novidades de 2017. Duas das outras novidades às quais o público
não ficou indiferente foram a presença dos Lamborghini Aventador S, um dos
quais como carro 0 a abrir a Rampa Histórica do Caramulo e a presença de quatro
caças F-16 que rasgaram os céus do Caramulo em tom de encerramento do
evento. Rampa Histórica do
Caramulo
Na
Rampa Histórica do Caramulo, prova co-organizada com o Núcleo de Desportos
Motorizados de Leiria, introduziam-se novidades quer na distribuição das
categorias, quer na organização das subidas. O vencedor à geral foi Joaquim
Rino, com o seu BRC 05 Evo, registando o melhor tempo da prova de 1m28,591ss. O
2º lugar do pódio foi conquistado por Joaquim Jorge, ao volante do seu Ford
Escort RS 1600, com o tempo de 1m32,921ss e, em terceiro lugar ficou Tiago
Prata, em Westfield Aerorace, registando 1m33,981ss. O prémio senhoras foi
atribuído a Rosário Sottomayor, a quem foi também atribuído o Prémio Abel de
Lacerda.
Em
Regularidade Sport, à geral, foi a dupla feminina Elisabeth Noble/Hilary Latham
que subiu ao pódio do primeiro lugar (Jaguar XKR), seguida de Eugénio Costa da
Liberty Seguros, no seu Alfa Romeo Spider, e, em terceiro, a dupla Orlando
Patrício/Bruno Bravo (SAAB 96 1965). Na Categoria Vintage, Maria Patrício
Gouveia (Triumph TR3 A) foi a vencedora, seguida de Manuel Formosinho Sanchez;
na Categoria Clássicos A venceram Orlando Patrício/Bruno Bravo, a correr no
SAAB 96 1965; na Categoria Clássicos B a vitória foi para Robert Noble/Helia
Barta (Jaguar EType); na Categoria C a vitória foi para Eugénio Costa, seguido
de Pedro Silva/José Paulo Silva (Ferrari 208 GTB Turbo) e, na categoria F, o
pódio foi dominado pelas senhoras Elisabeth Noble /Hilary Latham (Jaguar XKR)
seguidas de Evdoksia Romaidis/Anastasia Romaidis (Porsche 991 Cabrio).
O
prémio Senhoras foi atribuído à dupla Elizabeth Nobel/Hilary Latham,
conquistado assim o 1º lugar entre as equipas femininas. O 2º lugar foi
conquistado pela equipa Evdoksia Romaidis/ Anastasia Romaidis o 3º lugar foi
atribuído a Maria Patrício Gouveia, correr pelo Museu do Caramulo.
O
Caramulo Motorfestival contou com o apoio do Museu do Caramulo, Turismo do
Centro, Câmara Municipal de Tondela, rádio M80, Bentley, Ascendum Auto, RTP,
Schweppes, Jornal dos Clássicos e Banco BPI.
Sobre
o Museu do Caramulo Com 60 anos de existência e visitado por mais de um milhão
e meio de pessoas, o Museu do Caramulo alberga no seu espólio uma colecção de
arte, uma colecção de automóveis, motos e bicicletas e uma colecção de
brinquedos antigos. O Museu do Caramulo produz ainda, de forma regular,
exposições temáticas e temporárias, e organiza vários eventos como o Salão
Motorclássico, o Caramulo Motorfestival, o Espírito do Caramulo, a Noite dos
Museus ou o Rider.
Fonte:
Museu Caramulo/Parceria Notícias do Pedal
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