sexta-feira, 15 de setembro de 2017

“Semana Europeia da Mobilidade - Pedalada à Pateira de Requeixo”

Para assinalar o início da Semana Europeia da Mobilidade, o Ciclaveiro organiza no sábado 16 de Setembro uma Pedalada entre o centro de Aveiro e a Pateira de Requeixo.

Com ponto de encontro às 14h45 no Rossio, o percurso de perto de 15 km em cada sentido desenrola-se praticamente de um extremo ao outro do município de Aveiro, passando por São Bernardo e Oliveirinha, e culminando na Pateira, a maior lagoa natural da Península Ibérica. O regresso ao Rossio está previsto para cerca das 19h00.

Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de Setembro

Depois de em 2016 ter verificado a maior adesão de sempre com 2423 cidades participantes, entres as quais 60 localidades portuguesas, a Semana Europeia da Mobilidade regressa entre os próximos dias 16 e 22 de Setembro, na sua já 16ª edição, este ano com o tema «Mobilidade verde, inteligente e partilhada». Aveiro de há alguns anos para cá não tem participado nesta campanha europeia, tendo o edil Aveirense no ano passado considerado-a passada de moda.

A Semana Europeia da Mobilidade é a campanha europeia para a promoção da mobilidade urbana sustentável e decorre todos os anos entre 16 a 22 de Setembro, desde 2002. Esta é uma iniciativa da Comissão Europeia e representa uma oportunidade única para reflectir sobre os desafios que as cidades e vilas enfrentam de modo a progredir rumo a uma estratégia de transportes urbanos mais sustentável e fomentar uma mudança no comportamento dos cidadãos.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, as autoridades locais são incentivadas a organizar actividades de sensibilização em relação a determinados tópicos e um tema, bem como a testar e a lançar e implementar medidas permanentes que melhorem a situação dos transportes sustentáveis na respectiva localidade.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade pretende-se que os cidadãos e agentes locais reflictam sobre a verdadeira função das nossas ruas em meio urbano e lancem oportunidades para encontrar soluções para problemas como a poluição atmosférica e sonora das cidades e vilas, o congestionamento, a sinistralidade rodoviária, a ocupação do espaço público e os problemas de saúde.

No que toca aos meios de transporte sustentáveis, as deslocações em bicicleta estão relacionadas com todos os aspectos que constituem uma cidade moderna e habitável. As bicicletas poupam espaço, energia e recursos económicos e não provocam poluição sonora nem atmosférica. Contribuem para a mobilidade sustentável e o bem-estar, e são eficientes e saudáveis. A bicicleta assume portanto um papel de destaque na mobilidade urbana, representando também um importante aliado nas deslocações pendulares intermodais.

Fonte: Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta

Sem comentários:

Publicar um comentário