sábado, 6 de julho de 2019

“Equipa Portugal/Tiago Ferreira campeão europeu de maratona”

Por: José Carlos Gomes

O português Tiago Ferreira sagrou-se hoje campeão da Europa de Maratona BTT (XCM), impondo-se com classe na prova de 90 quilómetros, disputada em Kvam – Lillehammer, Noruega.

O viseense esteve sempre no grupo da frente, controlando os adversários e as sensações, numa prova técnica na primeira metade e mais física na fase final, disputada sob frio intenso. A seleção de valores foi acontecendo, numa maratona com um acumulado de subida na casa dos 3000 metros, mas Tiago Ferreira e José Dias conseguiram manter-se sempre em posições adiantadas.

“Foi um trabalho espectacular do Tiago Ferreira e do José Dias, que foi uma companhia constante, trabalhando muito para o resultado final e conseguindo, ainda assim, ficar na oitava posição. O Tiago esteve mesmo muito forte, numa luta a cinco”, descreve o selecionador nacional, Pedro Vigário.

A ajuda de José Dias e a gestão da capacidade física foram o segredo da vitória, perante adversários que tentaram atacar o português, não colaborando com Tiago Ferreira nos derradeiros quilómetros. Antecipando-se a alguma movimentação perigosa dos rivais, o corredor português atacou a quilómetro e meio do final, vencendo isolado, com os adversários a não poderem mais do que observar de perto o triunfo.

“Sabia que os primeiros 45 quilómetros eram muito técnicos e perigosos em termos de quedas e de avarias. Sabia que se sobrevivesse, a segunda metade da corrida era muito ao meu jeito, com estradões largos e asfalto. A partir daí geri o melhor possível colocando-me bem sem gastar muita energia. Os italianos não trabalhavam no grupo da frente e temi que começassem a atacar-me à vez, como no ano passado. Ataquei a quilómetro e meio da meta e entrei na última descida estilo kamikaze”, afirma o novo campeão da Europa.

Tiago Ferreira foi acompanhado no pódio pelo italiano Samuele Porro, segundo classificado, a 4 segundos, e pelo estoniano Peeter Pruus, terceiro, a 11 segundos. José Dias foi o oitavo classificado, 5m49s.

Tiago Ferreira, que completará 31 anos em dezembro, foi campeão mundial e vice-campeão europeu de maratona em 2016, sendo campeão europeu e vice-campeão mundial no ano seguinte. Participou na prova de XCO dos Jogos Olímpicos de 2016 e é o atual campeão português de maratona.

A Equipa Portugal chega amanhã ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Porto, às 23h30.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com