quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

“Equipa Portugal/Seleção aposta nas provas olímpicas e espreita pódio em duas disciplinas”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal compete no Campeonato do Mundo de Pista, em Pruszków, Polónia, entre amanhã e domingo, com o objetivo principal de somar o maior número possível de pontos nas disciplinas olímpicas. A maior delegação portuguesa de sempre nesta competição visa o pódio em duas disciplinas não olímpicas.

O selecionador nacional de pista, Gabriel Mendes, convocou Maria Martins (Sopela Women’s Team), João Matias (Vito-Feirense-PNB), Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates). A Equipa Portugal conseguiu apurar-se para os concursos masculino e feminino de omnium e para as provas masculinas de madison, perseguição individual e scratch.

O primeiro a entrar em ação será Rui Oliveira, já nesta quinta-feira, às 18h50, na disciplina de scratch. “Vamos competir por um dos lugares no pódio”, garante Gabriel Mendes. No dia seguinte, será a vez de Ivo Oliveira correr na disciplina de perseguição individual, com as qualificações às 14h45 e a final às 19h20.

“Na perseguição individual o nosso objetivo é melhor a marca pessoal do Ivo e procurar estar numa das finais. Sabemos que vais ser um desafio árduo, mas possível de alcançar, não controlamos a performance dos outros e do nosso lado vamos procurar superar o que já fizemos anteriormente”, promete o selecionador nacional.

O scratch e a perseguição individual serão os únicos momentos laterais à meta principal da participação portuguesa no Campeonato do Mundo: conseguir desempenhos de qualidade nas disciplinas olímpicas, de modo a subir nos rankings e a manter viva a chama da esperança na estreia do ciclismo de pista nacional nos Jogos Olímpicos já em 2020.

Nessa linha de trabalho que privilegia as disciplinas olímpicas, Maria Martins é a primeira a correr com os olhos em Tóquio. Será no dia 1 de março, no concurso de omnium. A ribatejana subirá à pista para as seguintes corridas integradas no omnium: scratch (14h00), corrida tempo (16h10), eliminação (18h30) e corrida por pontos (19h55).

Os dois últimos dias de competição recebem as provas olímpicas masculinas. No sábado, 2 de março, corre-se o omnium, no seguinte horário: scratch (12h15), corrida tempo (14h45), eliminação (17h15) e corrida por pontos 18h30. A Equipa Portugal estará representada por João Matias. O domingo, 3 de março, é o dia dos 50 quilómetros de madison, às 13h55. A Equipa Portugal será formada pelos gémeos Oliveira.

“Nas provas olímpicas vamos trabalhar e lutar para obter a melhor classificação possível. São provas muito importantes para os rankings olímpico, UCI individual e UCI das Nações. A obtenção do máximo de pontos é o prioritário nesta nossa presença na Polónia”, esclarece Gabriel Mendes.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com