segunda-feira, 15 de outubro de 2018

“Alexandre Montez alcança o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Estafetas Mistas”

Depois da medalha de prata na prova individual dos Jogos Olímpicos da Juventude, Alexandre Montez, de 16 anos, arrecadou hoje a medalha de ouro em Buenos Aires, Argentina, na prova de estafetas mistas, equipa Europa 1, juntamente com a dinamarquesa Madsen Bendix, o italiano Alessio Crociani e a suíça Anja Weber.

As equipas são formadas por continentes. As duas primeiras mulheres e os dois primeiros homens a terminarem a prova individual fazem parte da mesma equipa, sendo que só poderão entrar na mesma estafeta dois atletas do mesmo país: um feminino e um masculino.

A primeira triatleta a entrar em prova foi a dinamarquesa, seguida do italiano, depois a suíça, e por último Alexandre Montez que foi o último a competir. O evento do triatlo da prova das estafetas implica que cada atleta tenha que fazer um triatlo na distância super sprint com 300 metros de natação, cerca de 8km de ciclismo e 1,5km de corrida, passando o testemunho ao segundo atleta, que é sempre de sexo diferente. A prova inicia sempre pelo elemento feminino e termina sempre num masculino.

Pedro Leitão, da Comissão Técnica Nacional de Triatlo, afirma que os quatro triatletas da equipa Europa 1 conseguiram uma excelente prova, com a triatleta dinamarquesa na frente, «que fez uma prova fantástica, nadou na frente sozinha e entregou o testemunho em primeiro lugar ao segundo elemento italiano, que foi apanhado pela equipa da Oceania. Alessio Crociani, da Itália, entregou o testemunho em segundo lugar a cerca de 10 a 15 segundos do neozelandês, mas a atleta suíça que saiu em terceiro desta equipa conseguiu alcançar logo na natação a triatleta neozelandesa que seguia em primeiro.»

Depois no segmento do ciclismo, a triatleta neozelandesa e a suíça que pertencia à equipa de Alexandre pedalaram juntas e entregaram praticamente juntas o testemunho: a neozelandesa a um triatleta da equipa australiano e a suíça ao português Alexandre Montez.

A equipa de Inês Rico andou sempre nos primeiros lugar, finalizando em 5º a competição

«O nosso triatleta nadou muito forte, conseguindo ultrapassar o australiano que seguia também em primeiro em cerca de 6 a 7 segundos, o que foi suficiente para pedalar sozinho e distanciar- se com cerca de 20 segundos, distância essa que se manteve no segmento da corrida.», explica o elemento da Comissão Técnica Nacional.

A equipa Europa 6, onde fazia parte Inês Rico, outra triatleta portuguesa que foi o primeiro elemento a entrar em prova, terminou em 5º, integrando uma equipa com um elemento esloveno, uma triatleta inglesa e um elemento belga. «A Inês fez uma excelente prova e os outros elementos acabaram por andar sempre nos primeiros lugares, acabando por ficar na quinta posição».

Os Jogos Olímpicos da Juventude realizam-se entre os dias 6 e 18 de outubro de 2018, em Buenos Aires, na Argentina. Nesta competição participam atletas entre os 15 e os 18 anos de 32 modalidades, em representação de 203 países.

Fonte: FTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com