domingo, 30 de setembro de 2018

“6º Passeio Lisboa e Águias”

Um minuto de silêncio em homenagem a Alves Barbosa antes da partida, foi momento alto

Texto e fotos: José Morais

O Clube Desportivo Lisboa e Águias, encerrou o calendário da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) do mês de setembro, domingo 30, com o seu 6º passeio de bicicleta percorridos pela cidade de Lisboa.

O evento teve concentração nas instalações do Clube Desportivo Lisboa e Águias, no Bairro da Boavista pelas 8 horas. Uma hora depois era dada a partida aos cerca de 250 participantes, antes da mesma, existiu um grande momento, o pelotão fazia um minuto de silêncio em homenagem a Alves Barbosa, grande ciclista nacional, falecido este sábado aos 86 anos de idade.

O passeio iniciou-se depois de uma grande salva de palmas, com os participantes a percorrerem o Bairro da Boavista, passando pelo Pina Manique, Buraca, Benfica, Av. Uruguai, Largo da Luz, Sete Rios, Av. Forças Armadas, Av. 5 de Outubro, Av. Berna, Praça de Espanha, Av. António Augusto de Aguiar, Marques de Pombal, Av. Liberdade, Restauradores, Rossio.

Aqui contornando o mesmo, foi a subida até ao Marques de Pombal em direção à Praça de Espanha, seguindo em direção ao Areeiro, Av. Gago Coutinho, Rotunda do Relógio, Av. Berlim, entrando pelo Bairro da Encarnação, direito a Sacavém, Parque das Nações, e na Matinha foi tempo de paragens e reabastecimento, sendo dado águas e fruta a todos os participantes.

De regresso às pedaladas, seguiu-se direito a Santa Apolónia, Terreiro do Paço, Cais do Sodré, Av. Brasília, Belém, Algés, Av. Vasco da Gama, Restelo, Alfragide, e a chegada ao Bairro da Boavista a ocorrer cerca das 12.45, onde veio a terminar este grande passeio.

Um olhar pelas pedaladas:

A organização de um evento cicloturistico nem sempre é tão fácil como muitos pensam, e só quem organiza dá o valor que o evento tem, e o trabalho que dá, por isso temos de enaltecer o trabalho das organizações, em colocarem um pelotão na estrada, já que muito trabalho existe antes, durante, e após o mesmo.

Temos de dar os parabéns a esta organização pelo excelente trabalho feito em prol da modalidade, souberam receberem quem por lá passou, tanto antes como depois. Souberam ao longo trajeto manter a velocidade do verdadeiro cicloturismo, onde o passeio pode ser superado por todos, acompanhando os participantes com elementos da sua equipa, tanto à frente, no meio, como na retaguarda.

Temos de referenciar também, o excelente trabalho feito pelos batedores da PSP, na segurança de todo o pelotão, quando se realiza um passeio pela capital, estiveram também de parabéns todos os agentes presentes na totalidade de cinco, em conjunto com os Bombeiros Voluntários de Algés, que apenas assistiram uma queda sem nada de especial.

Mas, num passeio de cicloturismo também se destacam muitas vezes outros participantes, não pertencendo à organização, juntam-se à mesma e apoiam nos cruzamentos mais difíceis, um deles é o caso de José Gonçalves, o celebre “Estica” que apoia, mas neste evento vi outros elementos a fazer esse trabalho, elementos do Vitória Clube Lisboa, que também apoiaram, o que em muito beneficia os passeios, e demostra a solidariedade entre todos e equipas.

Foi sem dúvida um excelente passeio, um exemplo a seguir noutros eventos, os locais de passagem muito bonitos, já que existiu da parte da organização um bom gosto pelo trajeto, o tempo, também excelente, o que proporcionou a todos umas fortes pedaladas, uma manhã de domingo salutar, onde no final esperava todos os participantes um belo petisco para retomar forças, deixando no ar a satisfação de terem participado, e o reconhecimento pela excelente organização do Lisboa e Águias, ficando assim os parabéns pelos excelentes momentos passados.

Por hora pouco mais para dizer, de referir um passeio de referência, onde deixamos também os nossos agradecimentos pela forma como fomos recebidos, desejando bons passeios, boas pedaladas, terminando apenas como uma palavra, “Parabéns”.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com