terça-feira, 29 de março de 2016

“Ciclismo: Academia Joaquim Agostinho”

Equipa de juniores brilha na Páscoa Louletana

Por: Inês Antunes

A equipa de juniores da Academia Joaquim Agostinho mostrou-se bastante combativa na XXII Volta a Loulé, que se realizou de 24 a 26 de março, no Algarve. O treinador da equipa, Hélder Miranda, convocou sete atletas para esta prova, com o intuito de colocar a equipa entre as melhores e ainda o de alcançar um lugar nos dez primeiros da geral individual. O objetivo foi alcançado com o 7.º lugar de Francisco Morais na geral e com o 4.º lugar por equipas para o coletivo da Academia Joaquim Agostinho.

A XXII Volta a Loulé foi composta por três etapas e uma cronoescalada. A primeira etapa tinha uma extensão de 62 quilómetros, um prémio de montanha de 3.ª categoria, e ainda duas metas volantes. O Francisco Morais integrou a fuga do dia, passando em terceiro lugar em duas metas volantes, o que lhe permitiu angariar 4 pontos nessa classificação. Além das metas volantes, o Francisco chegou ainda em posição de discutir a vitória da etapa ao sprint, tendo alcançado um 3.º lugar na meta instalada no centro de Loulé. A etapa foi ganha por Fábio Silva, da ACDC Trofa, que vestia assim a camisola amarela.

No segundo dia os atletas prepararam-se para uma dupla jornada com muita montanha. A 2.ª etapa, com partida marcada para as 10H00, em Loulé, tinha uma extensão de 81 quilómetros. João Almeida e Daniel Viegas, da Bairrada, acabaram por fugir do pelotão e chegaram isolados à meta. Nesta tirada, o melhor classificado da Academia Joaquim Agostinho, Francisco Morais, acabaria por fechar o Top 10 com o seu 10.º lugar, a 1.53 minutos do vencedor da etapa, João Almeida. Contudo, o Francisco descia para a 5.ª posição da classificação individual e a camisola amarela trocava para o corpo de Daniel Viegas. No final desta etapa, a equipa da Academia já estava no 4.º lugar por equipas, classificação que viria a manter até ao final. De destacar também o trabalho de Eduardo Silva, que manteve o chefe de fila, Francisco Morais, na frente da corrida. No final da etapa, o Eduardo subia na classificação da juventude e ocupava agora o 3.º lugar.

Neste mesmo dia, a partir das 16H00, foi altura de colocar mais uma vez à prova todos os jovens destas 14 equipas presentes na Volta a Loulé, com uma cronoescalada de 2,5 quilómetros. O melhor classificado da Academia foi o Eduardo Silva, que fez o sétimo melhor tempo, a apenas 23 segundos do vencedor, que acabaria por ser João Almeida, da Bairrada. Com este tempo, o Eduardo subia à 12.ª posição e ficava a apenas 12 segundos do Top 10 da Volta a Loulé, onde se mantinha Francisco Morais, no 5.º lugar.

À partida para a última etapa, a Academia tinha o objetivo de fazer subir dois atletas para o Top 10 desta classificação, onde a Bairrada e a ACDC Trofa dominavam, ocupando os 4 primeiros lugares da geral individual. Contudo, uma queda aparatosa de Eduardo Silva colocou essa hipótese de fora. O Eduardo sofreu múltiplas escoriações e foi aconselhado pelo médico da corrida a abandonar a prova.

Esta última etapa tinha uma extensão de 116 quilómetros, com três contagens de montanha, uma delas de primeira categoria, em Tôr. Era por isso uma etapa difícil, onde a Academia Joaquim Agostinho colocou dois atletas na fuga do dia. Miguel Esteves e João Carvalho foram para a frente da corrida, com mais quatro atletas. Esta fuga começou a ser absorvida apenas ao quilómetro 80, mas manteve-se quase até ao final da etapa, com João Carvalho a ser o último alcançado, quando faltavam menos de 10 quilómetros para a meta. Com esta fuga, João Carvalho viria a destacar-se na geral da montanha, ocupando assim a 5.ª posição no final da Volta a Loulé.

Já Francisco Morais, manteve-se como o melhor classificado da equipa, mas desceu para o 7.º lugar da geral, depois de não conseguir acompanhar o forte ataque de Daniel Silva, do Bombarralense. Este ataque foi seguido depois por múltiplas respostas, principalmente da equipa da Bairrada, que queria defender até ao final a liderança de Daniel Viegas. O objetivo da Bairrada foi alcançado, depois de fraturar o pelotão em vários grupos.

Nesta última etapa o Francisco Morais cortou a meta na 16.ª posição, seguido do colega de equipa Leonel Firmino, na 20.ª posição. Esta classificação permitiu assim à Academia Joaquim Agostinho manter o 3.º lugar da classificação da juventude, que passou a ser ocupado por Leonel Firmino.

No geral, uma prova bastante competitiva, onde a Academia conseguiu ser a 3.ª melhor equipa portuguesa, atrás da Bairrada e da ACDC Trofa, e só não ocupou esse lugar na classificação final porque uma equipa espanhola acabou por se colocar na 3.ª posição.

Fonte: Academia Joaquim Agostinho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com