segunda-feira, 23 de setembro de 2019

“Equipa Portugal/Tiago Ferreira vigésimo no Mundial de Maratona BTT”

Por: José Carlos Gomes

O português Tiago Ferreira foi o vigésimo classificado no Campeonato do Mundo de Maratona BTT, disputado em Grächen, Suíça.

O corredor viseense, atual campeão europeu desta disciplina, cruzou a meta a 11m10s do vencedor, o colombiano Héctor Leonardo Páez.

Num percurso de permanente sobe e desce, com um acumulado superior a 3500 metros, a corrida foi empolgante, com permanentes alterações de composição dos grupos em frente da corrida ou perto das posições de discussão das medalhas.

À entrada para a última subida longa, a cerca de 20 quilómetros da meta, subsistiam 13 corredores com diferenças inferiores a um minuto, com tudo em aberto na luta pelo pódio. Foi nessa derradeira grande escalada que se destacaram o colombiano Héctor Leonardo Páez, o russo Alexey Medvedev e o checo Kristian Hynek.

Héctor Leonardo Páez revelou-se o mais forte de todos e distanciou-se para triunfar em solitário ao fim de 4h17m58s de prova, apesar da perseguição tenaz de Kristian Hynek, que gastou apenas mais 26 segundos. Medvedev perdeu o contacto com a frente e não aguentou a pressão dos homens vindos de trás, com o italiano Samuele Porro a conseguir a medalha de bronze, a 1m13s do vencedor.

Tiago Ferreira manteve-se no grupo dos melhores até à fase decisiva, mas acabou por quebrar nos derradeiros 20 quilómetros, na zona da última subida principal do percurso, cedendo várias posições na aproximação à meta.

José Dias teve um dia marcado pelo azar, sofrendo dois furos e mais uma avaria na bicicleta, o que cedo atrasou o minhoto, impedindo-se de ajudar Tiago Ferreira. José Dias foi o 70.º, a 39m58s. David Vaz correu como individual, cortando a meta na 82.ª posição, a 44m09s.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário