segunda-feira, 23 de setembro de 2019

“Granfondo Aldeias do Xisto: a emoção das grandes provas de estrada!”

29 de Setembro | Fundão – Pampilhosa da Serra

Por: Lara Faria

A mítica Serra do Açor volta a receber o emocionante Granfondo Aldeias do Xisto. Na sua 8ª edição, este evento é composto por três percursos, com partida e chegada ao Fundão e passagem no concelho de Pampilhosa da Serra. Uma prova aberta a todos os amantes do ciclismo, para usufruir das paisagens e condições naturais de excelência que caracterizam as Aldeias do Xisto.

Tendo como cenário a Serra do Açor, o Granfondo Aldeias do Xisto prepara-se para mais uma prova repleta de emoção que desafiará os ciclistas a descobrir as paisagens de uma das regiões mais bonitas e acolhedoras do país.

O Granfondo passará por alguns dos locais mais emblemáticos das Aldeias do Xisto, como a Barragem de Santa Luzia, as aldeias de Janeiro de Cima, Janeiro de Baixo, ou o complexo das Minas da Panasqueira, colocando em destaque as potencialidades deste território para unir ciclismo, coesão territorial e produtos com visibilidade internacional, no contexto do projeto Cyclin’Portugal.

O Granfondo Aldeias do Xisto será composto por 3 distâncias: Granfondo (140km), Mediofondo (109km) e Minifondo (59km), sendo que todos estes se destacam por ser exigentes e desafiantes.

Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR (Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto), salienta que «as Aldeias do Xisto foram promotores quando lançaram o primeiro Granfondo em Portugal, importando um conceito de prova aberta a todos.

O Granfondo permite que qualquer pessoa possa viver um dia em ambiente típico de grandes provas. A qualidade dos traçados, a exigência dos circuitos e o profissionalismo com que esta prova sempre foi organizada são fatores que explicam o seu sucesso.»

Explica também que o Grafondo Aldeias do Xisto é «uma prova emblemática porque traduz uma ambição das Aldeias do Xisto: criar valor e gerar mais atratividade, enquadrada numa estratégia assente em vários pilares. Por um lado, as condições naturais para a prática de ciclismo de estrada, quer pela sua dimensão cénica, quer pelos traçados.

Por outro lado, o território está dotado de serviços especializados e vocacionados para esta prática desportiva, como a rede Bikotel ou os Centros BTT. A cultura de natureza e a relação com o espaço natural impulsiona-nos também a dinamizar eventos que convidam e incentivam todos a usufruir destas condições únicas. Este é o maior evento associado à bicicleta nas Aldeias do Xisto e tem trazido novas paisagens para o ciclismo, acolhendo provas nacionais e internacionais.»

Para Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, este é «um evento que se insere nas novas tendências atuais. Cada vez mais os viajantes procuram experiências diversificadas, nomeadamente no turismo ativo e desportivo, em perfeita simbiose com a natureza, e no Centro de Portugal podem encontrá-las – é uma das mais-valias da região.» Destacando o Granfondo como «um dos melhores cartões-de-visita que o Centro de Portugal pode oferecer», salienta ainda o facto do «Granfondo Aldeias do Xisto representa também uma oportunidade privilegiada para a Região Centro se mostrar.

O ciclismo, modalidade que há poucos anos interessava a apenas alguns entusiastas é, hoje em dia, praticada por centenas de atletas, de todas as idades ou géneros. Não é uma moda passageira, é uma prática desportiva que chegou para ficar.»

Jorge Custódio, vice-presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, destaca a importância do Granfondo para a região: «esta prova tem trazido à Pampilhosa da Serra uma notoriedade e tem ajudado a cumprir o objetivo de sermos conhecidos como destino para a prática de desportos de natureza e pelas excelentes condições disponíveis para o efeito.

Um dos fatores que tem diferenciado este Granfondo é o modo como recebemos e acolhemos os desportistas e todos quantos acompanham a prova. É como se de uma festa se tratasse.»

Já para Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, «este é um dos maiores eventos desportivos da região, promovendo o Fundão e a rede das Aldeias do Xisto como um dos grandes projetos que este país viu nascer, não só do ponto de vista turístico, como também do ponto de vista social e cultural.»

António Queiroz, da Ultra Sports Spirit, destaca o facto de esta prova «oferecer a todos os amantes da modalidade viver por um dia o ambiente de uma grande prova e fazê-lo, não só em termos de desafio desportivo, mas também em comunhão com a paisagem e com as pessoas do território». A contar com a presença de cerca de 700 participantes, considera ainda que «estamos no caminho certo com esta aposta no turismo ativo e sustentável.»


Percurso Granfondo Aldeias do Xisto

GRAFONDO:

O percurso do Granfondo é um traçado mítico, com 153km, 3.300m de desnível, que inclui uma contagem de 1ª categoria, uma de 2ª e três de 3ª. Depois de um início sem grandes dificuldades, os participantes cruzarão pela primeira vez o Rio Zêzere, antes de chegar à paisagem do Cabeço do Pião.


MEDIOFONDO:

Com 110km de extensão e um desnível positivo de 2.200m, o percurso do Mediofondo, embora mais curto, não deixa de ser um excelente desafio. Os ciclistas enfrentam o desafio de uma contagem de 1ª categoria, uma de 2ª e uma de 3ª. Parte do percurso coincide com o do Granfondo.


MINIFONDO:

O percurso do Minifondo tem 67km e um desnível de 1.350m. Embora mais curto, não deixa de ser um excelente desafio, que inclui uma contagem de 2ª categoria. Sem grandes dificuldades acrescidas, à semelhança do Granfondo e do Mediofondo, oferece a oportunidade de conhecer algumas das paisagens e Aldeias do Xisto, como é o caso da Barroca.

Mais informações no site oficial em: www.granfondopremium.com/aldeias-do-xisto.pt


Sobre o Granfondo

O conceito nasceu em Itália e em pouco tempo se difundiu por todo o mundo sendo neste momento um fenómeno de sucesso em vários países da Europa e também nos Estados Unidos, com eventos com uma participação massiva a cativar milhares e milhares de aficionados de ciclismo, atraídos por estes aliciantes desafios geralmente realizados em espetaculares e exigentes traçados, em cenários de exceção para a prática do seu desporto favorito.

É a fórmula de sucesso das grandes maratonas de atletismo abertas ao público em geral (Nova Iorque, Londres, Lisboa, etc.), transposta para o mundo do ciclismo de estrada, modalidade cuja popularidade tem crescido exponencialmente nos últimos tempos com a conquista de novos públicos.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com mais de 100 operadores privados, com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Fonte: Multicom

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com