quarta-feira, 14 de setembro de 2016

“Mototuristas de todo o Mundo no FIM Mototour of Nations 2016”

Norte de Portugal foi palco de enorme sucesso turístico


Das paisagens sublimes da Serra do Barroso e das terras de Basto à riqueza história de Guimarães. Da deliciosa gastronomia minhota à animação noturna do Porto. Das estradas prazenteiras às mais pitorescas aldeias. Das sublimes paisagens do Alto Douro Vinhateiro aos mais requintados vinhos verdes e do Porto. De tudo teve o FIM Mototour of Nations, evento que, sem ponta de exagero, deixou Portugal, e sobretudo o Norte do País, no coração dos 205 mototuristas que, ao longo de quatro dias, aceitaram o desafio do Moto Clube do Porto.

O enorme e sentido aplauso, com todos os participantes de pé, no Salão Nobre da Alfândega do Porto, durante o Jantar de Gala, ou os emocionados abraços, na despedida no paisagístico parque junto ao Santuário de Nossa Senhora do Sabroso, em Tabuaço, foram as provas mais evidentes da satisfação de todos os 205 motociclistas que visitaram o nosso País, entre 8 e 11 de setembro. Na 3.ª edição do FIM Mototour of Nations, evento mototurístico organizado sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal, tudo foi delineado para mostrar a variedade e imponência das paisagens lusitanas, de forma serena, em perfeito convívio entre os motociclistas e a natureza.

O percurso começou em terras flavienses, cidade que acolheu viajantes de 17 países, sobretudo europeus e americanos, com o Jantar de Receção no elegante e moderno Hotel Casino de Chaves a proporcionar os primeiros momentos de grande animação. Antevisão do que viria a ser este Mototour, comunhão perfeita entre mototuristas e organizadores, bem patente no coro internacional que acompanhou os One Vision, banda portuguesa de tributo aos Queen cujo espetáculo teve o condão de pôr toda a plateia a dançar.

Ponto de partida para ambiente ímpar nos dias seguintes, com arranque de Chaves de caravana de 147 motos divididas por quatro grupos, melhor forma de a todos dar a máxima atenção, evitando confusões na estrada como nas diversas paragens previstas. A começar pela bem conservada pitoresca aldeia transmontana de Vilarinho Seco, logo após a passagem por Boticas, no sopé da Serra do Barroso, onde a dureza do granito das construções tradicionais e dos espigueiros constrastou com a gentileza das gentes barrosãs. Oferecedoras do melhor que a terra dá, com petiscos tradicionais n’Adega O Palheiro, geradores dos mais rasgados elogios. Primeira paragem a meio da travessia entre terras de Barroso e de Basto, passando pelas pastagens que satisfazem as vacas barrosãs e algumas bem conservadas zonas florestais. Paisagens que levaram a caravana até Cabeceiras de Basto, com visita aos claustros e igreja do mosteiro beneditino de S. Miguel de Refojos, o único dos 29 existentes em Portugal que possui um zimbório e cuja construção remonta ao século XII. Monumento cuja história foi esclarecida ao pormenor para os mais curiosos durante o agradável petisco na Casa do Tempo, local de preservação do património cabeceirense.

Mas o tempo era de passear, pelo que seguiram os motociclistas até Guimarães, surpreendendo os muitos turistas que passeavam pelo belíssimo centro histórico e até os convidados de um casamenteo, partilhando espaço e cumprimentos com os motociclistas franceses, belgas, suiços, britânicos, dinamarqueses, croatas, irlandeses, holandeses, canadianos, norte-americanos, checos, gregos, italianos e espanhóis mas também portugueses. Que, depois da passeata e muitas fotos, subiram ao Monte da Penha, a grande área verde da cidade de Guimarães, integrando a Reserva Ecológica Nacional, e onde se situa o Santuário da Penas, no seu o ponto mais alto. Tempo para respirar o ar mais puro, aproveitando a área de piqueniques para aconchegar o estômago antes da viagem, curta e rápida, até ao Porto.

De curiosidade aguçada para a animação noturna do Porto, os experimentados viajantes não desperdiçaram oportunidade para descobrir alguns dos locais emblemáticos da Cidade Invicta, mas sem exageros. É que o passeio do dia seguinte, junto ao litoral atlântico, era oportunidade imperdível para apreciar a extrema variedade paisagística depois das serranias da véspera. Dia que começou com saída do Porto rumo a norte, seguindo boa parte do Caminho de Santigo com passagem pela Igreja Românica de São Pedro de Rates, ponto de passagem entre a planície poveira e o onduloso território do Baixo Minho, marcado pelos vales dos rios Este e Ave. Outro rio, o Cávado, pode ser apreciado bem de perto na passagem por Fão, antes da travessia para a Quinta da Barca rumo à espetacular Quinta de Curvos. Com mais de quatro séculos de recheada história e uma área de 16 hectares completamente murados, a Quinta de Curvos, que terá incluído uma capelinha, construída por volta de 1600, em honra de S. Roque, patrono e defensor das pestes e das fomes,  ganhou nova alma com a aquisição, em Dezembro de 1916 por parte de António Rodrigues Alves de Faria, com fortuna feita no Brasil.

Momento histórico acompanhado pela prova de vinhos verdes produzidos pela Quinta de Curvos e adocicado pela tradicionais Clarinhas de Fão, antes de seguir caminho até Esposende, com vistas únicas das praias minhotas e paragem na marginal esposendense para desfrutar do excelente clima que acompanhou todo o evento. Tardou, pois, o regresso ao Porto tal era o bem-estar generalizado dos participantes, com idades entre os 40 anos do condutor mais jovem, o italiano Claudio Dogliani, e os 83 do experiente francês André Charbonnier. Ainda assim, a tempo do Jantar de Gala, oferecido em espaço único da cidade do Porto, no Salão Nobre do Edifício da Alfandega, com vista privilegiada sobre o Rio Douro, em memorável sunset. Momento de enorme convívio que teve a entrega de prémios como ponto alto, com vitória da federação francesa (FFM) na classificação por pontos (número de participantes vezes o número de quilómetros efetuados) bem como de participantes inscritos, enquanto os croatas do BMW MK Zagreb arrecadaram o troféu para o motoclube com mais pontos.

Ambiente de festa que se prolongou no dia seguinte, o último de iniciativa de grande peso na divulgação turística de Portugal entre a comunidade mototurísticaa internacional, levando a caravana a desfrutar da incomparável paisagem duriense. Pelas mais bonitas estradas do vale do Douro seguiu-se até à Quinta do Seixo, onde a Sandeman produz alguns dos mais requintados Vinhos do Porto, que os participantes apreciaram de forma extasiada depois de enriquecedora visita às instalações, sempre acompanhada de interessantes apontamentos históricos. E, marcando o final de programa delineado ao pormenor para ir de encontro aos desejos das centenas de mototuristas que visitaram o nosso País, o almoço no Parque de Sabroso, em Tabuaço, foi o culminar de oportunidade única de descobrir paisagens deslumbrantes, apreciar sabores ímpares, desfrutar de uma história riquissíma e conhecer gentes verdadeiramente únicas, levando imagem forte de Portugal.

Fonte: MOTO CLUBE DO PORTO/Parceria Notícias do Pedal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com