quarta-feira, 14 de setembro de 2016

“Seleção Nacional/Liberty Seguros/ Campeonato da Europa”

Portugueses na primeira metade da tabela

Os corredores portugueses que hoje competiram no Campeonato da Europa, em Plumelec, França, terminaram os contrarrelógios na primeira metade da tabela, num dia em que o vento endureceu muito as provas.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros esteve representada nos exercícios individuais de sub-23 e de juniores. Em sub-23 Ivo Oliveira foi o 24.º classificado, completando os 25,5 quilómetros da competição em 36m31s, mais 2m32s do que o vencedor, o alemão Lennard Kämna, que conseguiu um tempo-canhão de 33m59s. O pódio completou-se com o italiano Filippo Ganna, a 30 segundos do vencedor, e com o francês Remi Cavagna, a 35 segundos.

“Dei o meu melhor na minha estreia em europeus de sub-23. O vento estava tão forte que eu, com 70 quilos, cheguei a ziguezaguear em cima da bicicleta com as rajadas”, descreve Ivo Oliveira.

Os dois juniores, João Almeida e Daniel Viegas, cumpriram os objetivos com que se apresentaram à partida: melhorar o desempenho que ambos conseguiram no Europeu júnior do ano passado. João Almeida foi o 18.º, subindo 20 posições face a 2015. Daniel Viegas foi 25.º, uma melhoria de 33 lugares relativamente à edição anterior.

João Almeida, mais leve, sofreu na primeira metade dos 25,5 quilómetros de contrarrelógio. Essa parte, plana e fustigada pelo vento, foi aquela onde os corredores mais possantes fizeram a diferença. Em contrapartida, João Almeida defendeu-me melhor na segunda fase, marcada pelas elevações. Terminou com 37m55s, mais 1m57s do que o francês Alexys Brunel, que se sagrou campeão europeu, com 35m58s. O segundo classificado foi o suíço Marc Hirschi, a 11 segundos do primeiro, a mesma diferença a que ficou o terceiro, o norueguês Iver Knotten.

“O vento lateral dificultou-me muito a tarefa, especialmente na primeira parte da corrida, mais plana, onde o meu peso não me favoreceu. Recuperei na fase final”, resume João Almeida.

Daniel Viegas colocou-se também na primeira metade da classificação, a 2m22s do vencedor, e também ele sofreu com as condições meteorológicas. “O vento lateral endureceu muito a corrida. A bicicleta praticamente não parava, abanava constantemente com a força do vento”, diz o algarvio.

O selecionador nacional, José Poeira, destaca “a evolução do João Almeida e do Daniel Viegas, que melhoraram muito relativamente ao ano passado, e a primeira experiência como sub-23 num Europeu de Estrada do Ivo Oliveira. É importante percebermos que só estando mais vezes nestes patamares podemos crescer”.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros volta a competir nesta quinta-feira, através de Nelson Oliveira, representante português na prova de contrarrelógio para elite. O exercício individual, com partida em Josselin e final em Plumelec, terá 44 quilómetros. O bairradino parte às 14h14 (hora portuguesa).

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com