De volta à Serra do Caramulo,
realizou-se nos dias 2 e 3 de Julho, a 11ª edição da Rampa do Caramulo, prova
integrada no Campeonato Nacional de Montanha Valvoline 2016.
Foram muitos, os amantes da
montanha, que rumaram até à mítica Serra do Caramulo para, durante dois dias,
desfrutarem das emoções ao rubro pela velocidade e perícia dos pilotos em
competição pela conquista do pódio.
35 Pilotos participaram na
prova, organizada pelo Targa Clube, em parceria com o Museu do Caramulo e o
Município de Tondela.
Entre as ausências, o destaque
maior foi para a de Pedro Salvador, invicto líder da classificação absoluta do
campeonato, dando assim motivação extra aos seus perseguidores mais diretos,
perante a possibilidade de encurtar diferenças na pontuação, subindo a emotividade
na discussão do título maior.
Desde o primeiro momento que
Rui Ramalho e o seu Osella PA21S EVO se revelaram como os grandes candidatos ao
triunfo, sendo sucessivamente muito mais rápidos do que a concorrência e, entre
esta, era o seu irmão Paulo Ramalho, ao volante de um Juno CN 09.
O 3º lugar final foi alcançado
por José Teixeira, não sem protagonizar um interessante duelo pela posição com
o regressado João Fonseca (BRC CM 05 EVO), com este a terminar em quarto, nesta
que foi apenas a sua segunda aparição da época no campeonato.
Entre as viaturas ditas
“convencionais”, Luís Nunes teve honras de protagonista, levando o seu SEAT
Leon ao sexto posto absoluto final, vencendo ainda sem oposição a Categoria 4.
Edgar Reis (Porsche 997 GT-3 Cup) foi o grande vencedor da categoria 2 e da
classificação reservada aos GT’s, sendo o mais rápido. Não ganhou para o susto
quando, na segunda subida de prova, deu um toque de traseira e ficou sem tempo
averbado. Partiu assim para a terceira e derradeira tentativa com a obrigação
de registar um tempo para se classificar, mas respondeu à pressão com um bom
tempo e a vitória não lhe fugiu, por escassos 76 milésimos de segundo (na soma
dos tempos das duas subidas), sendo ainda 7º classificado da geral.
Na categoria 3, a vitória foi
parar às mãos de Manuel Correia e do seu Ford Fiesta R5, depois de uma luta
titânica com Luís Silva (BMW M3), com apenas 1,2 segundos a separá-los no
final. Já na Categoria 5, assistimos ao “passeio” do Ford Escort de Flávio
Saínhas que, em momento algum, sentiu a mais leve oposição.
Hélder Silva, em BMW 323i, foi
o melhor na Categoria 6, bem longe dos demais adversários. Pedro Figueiredo foi
o vencedor da Taça Nacional de Clássicos Montanha, batendo Domingos Fernandes.
No que diz respeito à Taça Nacional de Montanha o vencedor foi o seu único
participante, Ricardo Sousa, no seu Fiat Uno.
A Rampa do Caramulo conta com
o apoio da Câmara Municipal de Tondela, do banco BPI e do Jornal dos Clássicos.
Fonte: Museu Caramulo/Parceria
Notícias do Pedal
Sem comentários:
Enviar um comentário