sábado, 10 de agosto de 2019

“Equipa Portugal/André Carvalho 16.º na prova de fundo para sub-23”

Por: José Carlos Gomes

O português André Carvalho foi hoje o 16.º classificado na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Estrada, que se realizou em Alkmaar, Holanda.

Numa corrida disputada sob condições meteorológicas adversas, com chuva na fase inicial e rajadas de vento muito forte ao longo de toda a prova, o corredor famalicense teve um desempenho de grande qualidade, mantendo-se sempre bem colocado, junto dos corredores e das seleções mais fortes.

O pelotão partiu-se logo no primeiro quilómetro, devido a uma queda. Toda a equipa portuguesa, que partiu atrás, devido à ordem dos dorsais, ficou no segundo grupo. Com ajuda de Miguel Salgueiro, André Carvalho conseguiu chegar ao pelotão principal e, a partir daí, esteve sempre perto da dianteira.

O corredor português chegou mesmo a ficar num grupo de dez unidades que se adiantou face ao pelotão. As seleções com corredores mais possantes e com interesse numa chegada ao sprint, conseguiram levar a corrida para uma discussão em grupo compacto.

Não sendo sprinter, André Carvalho conseguiu a 16.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, o italiano Alberto Daniese, que bateu ao sprint o dinamarquês Niklas Larsen e o estoniano Ralt Arm, segundo e terceiro. Apesar das rajadas de vento na ordem dos 50 km/h, a prova foi muito rápida, com o vencedor a fazer uma média de 43,83 km/h.

Os restantes elementos da Equipa Portugal – Francisco Campos, Iuri Leitão, Jorge Magalhães, Miguel Salgueiro e Tiago Antunes – estiveram entre os cem desistentes.

“Foi um dia muito difícil e uma luta constante pela melhor colocação. Consegui estar com os melhores e sempre bem perto da perto da cabeça do pelotão, mesmo que tivesse sentido alguma falta de ritmo. Gostava de ter feito um lugar melhor, mas perdi algumas posições a duas curvas do final e já não foi possível terminar mais à frente numa demasiado rápida para as minhas caraterísticas”, comentou André Carvalho.

Daniela Reis viveu uma jornada difícil na prova de fundo de elite feminina, não se adaptando às caraterísticas do percurso – técnico, rápido e fustigado pelo vento -, acabando por abandonar a prova de 115 quilómetros.

Dupla de elite para fechar participação nacional

A Equipa Portugal será representada por César Martingil e por Rui Oliveira na última prova do Campeonato da Europa, a corrida de fundo de elite masculina, a disputar neste domingo. Os corredores vão enfrentar um percurso de 172,6 quilómetros, resultante de uma volta grande 46,16 quilómetros e de 11 voltas ao circuito urbano no qual decorreram as restantes provas de fundo.

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com