terça-feira, 26 de junho de 2018

“CICLISMO PORTUGUÊS NOS JOGOS DO MEDITERRÂNEO PARA "DISCUTIR PRIMEIRO LUGAR"”

Selecionador José Pereira espera uma boa prestação da 'equipa das quinas'

Por: Lusa

Foto: João Fonseca

A equipa portuguesa de ciclismo começa a correr na quarta-feira nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem em Tarragona, Espanha, para "discutir o primeiro lugar" e preparar a Volta a Portugal, que se realiza em agosto.

"Temos uma seleção boa, com alguns dos melhores corredores que temos em Portugal. Esperamos discutir a corrida nas duas provas (estrada e contrarrelógio). Por vezes, há situações que podem condicionar, mas não quero acreditar que nos aconteça. Aqui estamos à espera de coisas boas. Vamos pensar que nada de azar vai acontecer e que podemos estar na discussão do primeiro lugar", disse o selecionador José Poeira.

A modalidade de ciclismo nos Jogos do Mediterrâneo obedece a um regulamento que só permite a presença de corredores de equipas continentais e de equipas de clube, ou seja, fica de fora quem corre o Pro Tour, por exemplo.

Em Tarragona não estão nomes como Rui Costa, José Gonçalves, Tiago Machado ou André Gonçalves, mas destacam-se corredores como Domingos Gonçalves, que ganhou o Nacional em contrarrelógio batendo o irmão gémeo, ou Joni Brandão descrito por Poeira como "um dos melhores".

"O Domingos (Gonçalves) é muito forte. Pode ter aqui uma boa prestação. O Joni (Brandão) está muito bem e muito motivado. Penso que poderá entrar na discussão da corrida", disse o selecionador, que arrecadou com o ciclista Sérgio Paulinho a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Atenas2004.

O chefe de equipa descreveu ainda os corredores Rafael Silva e Francisco Campos como "excelentes sprinters", recordou que Frederico Figueiredo foi quinto no Nacional e que André Carvalho foi terceiro no Nacional sub-23.

Já sobre Tiago Antunes disse que este "é um corredor jovem que tem mostrado talento", somando-se João Rodrigues "um corredor de trabalho essencial no conjunto da equipa".

Quanto ao setor feminino presente em Tarragona, José Poeira lembrou que Daniela Reis é "a atleta com mais experiência, até porque recentemente esteve nos Jogos Europeus em Baku".

Maria Martins e Soraia Silva foram descritas como "duas jovens promessa que estão a ganhar experiência".

"Esta é grande oportunidade para todos porque estão com outros atletas não só do ciclismo. O convívio que se prática aqui (Vila Mediterrânea, local onde estão alojados os atletas) é muito importante", disse José Poeira.

Convidado a fazer um retrato dos principais adversários, o selecionador português apontou que a Espanha "tem uma equipa muito boa com corredores que sobem bem", somando ao leque de seleções fortes a Itália e a Eslovénia.

"Mas temos é de contar com os nossos e com a nossa qualidade. Cada seleção aposta conforme pode e quer. Nós contamos com os corredores que temos disponíveis e acho que temos uma presença forte. A prova calhou neste espaço de tempo. Se fosse mais à frente e perto da Volta a Portugal podia ser diferente. Esta corrida encaixou muito bem no calendário. Ajuda a testar os níveis. É mais uma competição que serve para preparar a Volta", referiu.

O ciclismo português entra em ação nos Jogos do Mediterrâneo na quarta-feira com o setor masculino a correr às 10:00 (hora local, 09:00 em Lisboa) e o setor feminino às 16:00 (15:00 em Portugal).

José Poeira antecipa um "percurso muito técnico" para ambos os setores com "um sobe e desce constante e descidas em estradas estreitas" e adianta que as corredoras terão de enfrentar desníveis "muito acentuados".

Portugal arrecadou até ao momento 10 medalhas - dois ouros, três pratas e cinco bronzes - nos Jogos do Mediterrâneo, que tiveram início na quinta-feira e se estendem até 01 de julho.

A seleção portuguesa está representada por 232 atletas em 29 modalidades, numa competição com 26 países.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com