terça-feira, 20 de junho de 2017

“Agenda de Ciclismo”

Campeões serão conhecidos na Feira e em Gondomar

O Campeonato Nacional de Estrada para Elite e Sub-23 disputa-se no próximo fim-de-semana, dividindo-se entre Santa Maria da Feira, onde se realizam os contrarrelógios, e Gondomar, que será palco das provas de fundo. Também neste fim-de-semana vão conhecer-se os campeões nacionais masters, em Reguengos de Monsaraz. Vinhais recebe o último Encontro Inter-Regional de Escolas da época.

Sexta-feira é o dia dedicado aos títulos nacionais de contrarrelógio de sub-23 e de elite. Os mais jovens correm a partir das 11h00, tendo de percorrer 22,6 quilómetros, em redor do Europarque. O campeão em título, Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/Carglass) e Jorge Magalhães (Miranda/Mortágua) partilham o favoritismo, mas José Neves (LIberty Seguros/Carglass), campeão em 2015, também deve ser incluído no lote de maiores candidatos.

O contrarrelógio de elite disputa-se a partir das 15h30 de sexta-feira, tendo 33,9 quilómetros. Olhando à lista de corredores inscritos até ao momento, adivinha-se um duelo intenso entre Nelson Oliveira (Movistar Team), Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA), Sérgio Paulinho (Efapel), José Mendes (Bora-hansgrohe) e Ricardo Vilela (Manzana Postobón).

O pelotão de sub-23 e de elite muda-se para Gondomar para a disputa das provas de fundo, que vão agitar a Cidade Europeia do Desporto no sábado e no domingo. Os primeiros a competir são os sub-23, que vão pedalar ao longo de 159,3 quilómetros, resultantes de nove voltas ao circuito, que começa a ser percorrido às 15h00.

A corrida de elite terá dez voltas e 177 quilómetros, disputando-se a partir das 11h30 de domingo. O percurso, com partida e chegada na Avenida Dr. Mário Soares, será marcado pelo sobe e desce constante, estando a meta instalada numa reta de elevada inclinação. Espera-se que os corredores todo o terreno levem a melhor.

Tanto em elite como em sub-23, as provas de fundo serão a oportunidade para ver alguns emigrantes do ciclismo português e bater-se com as equipas nacionais.

Os masters e os corredores de elite que não integram equipas continentais nem de clube também vão lutar pelas camisolas de campeão nacional no próximo fim-de-semana, mas em Reguengos de Monsaraz. No sábado, às 15h00, inicia-se o contrarrelógio de 17,7 quilómetros.

A prova de fundo está marcada para as 11h00 de domingo. Os elites amadores e os masters 30 vão percorrer 161,1 quilómetros, os masters 40 têm pela frente 129,6, os masters 50 vão pedalar o longo de 97,4 quilómetros e os masters 60 vão cumprir 65,7 quilómetros.

Vinhais recebe, no domingo, o último Encontro Inter-Regional de Escolas desta temporada. A prova de BTT, que antecede o Encontro Nacional em duas semanas, realiza-se a partir das 10h00.

A cidade de Guimarães recebe, na manhã de sábado, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal, que juntará largas centenas de participantes. A partida será dada às 10h00 e as inscrições, ainda abertas, são gratuitas. Os participantes podem escolher entre o passeio e o minipasseio, ambos de baixa dificuldade, ou pelo trilho de BTT.

Mais eventos oficiais

24 de junho, 15h30: Circuito de S. Pedro, Macedo de Cavaleiros

25 de junho, 9h00: Maratona BTT LAACAR, Aguada de Cima, Águeda

25 de junho, 9h15: 4.º Trilhos Sargento Mor de Vilar, Barcelos

25 de junho, 13h00: 3.º DHI Moto Galos, S. Gonçalo, Barcelos

27 de junho, 19h00: 3.ª Prova Taça de Estrada da Ilha Terceira, Açores

Fonte: FPC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com