segunda-feira, 5 de setembro de 2016

“Granfondo Aldeias do Xisto: uma prova de montanha única para os amantes do ciclismo”

11 de setembro | 08h30 | Serras da Lousã e do Açor

No próximo fim-de-semana as Aldeias do Xisto vão receber uma das provas mais emblemáticas entre os adeptos do ciclismo: o “Granfondo Aldeias do Xisto”. É a 5ª edição de uma prova de resistência em bicicleta de estrada que vai juntar centenas de atletas e acompanhantes nos magníficos cenários das serras da Lousã e do Açor. Contamos consigo?

O local não podia ser melhor. As Aldeias do Xisto em todo o seu esplendor recebem, num cenário perfeito de serras beirãs, mais uma aliciante e poderosa prova do “Granfondo Aldeias do Xisto”. Uma festa desportiva que envolve várias aldeias e as suas gentes, numa experiência única que mistura desporto, natureza e convívio.

Com um percurso que engloba vários Municípios das Aldeias do Xisto - Lousã, Góis, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra – os participantes percorrerão estradas com escasso trânsito automóvel, mas em excelentes condições e com enquadramentos paisagísticos de exceção. O traçado, desafiante e abrindo-se em grandes horizontes, revela toda a beleza e magnitude do território das Aldeias do Xisto como destino singular para a prática do ciclismo e cicloturismo.

GRANFONDO (166 km) / MEDIOFONDO (108 km)

Os traçados, muito panorâmicos e marcados pelos grandes horizontes, decorrem em estradas de montanha com escasso trânsito automóvel e excelentes condições de piso. A base de percurso mantém-se em relação à edição do ano passado, de onde se destacam os traçados nas encostas das serras da Lousã e do Açor. De salientar ainda que este ano, e devido às comemorações da 5ª edição do Clássico dos Granfondos em Portugal, a organização da prova realizou algumas alterações do percurso, incluindo cerca de 25 novos quilómetros a serem percorridos pelos participantes do Granfondo, e cerca de 20 kms pelos do Mediofondo.

PROGRAMA:

10 de Setembro (sábado)

14h30 / 19h00:

Secretariado – Levantamento de documentação e receção de atletas (Nave de exposições da Lousã).

Expo Granfondo Serra da Estrela com Mahou Lounge e zona de convívio (Nave de exposições da Lousã).

11 de Setembro (domingo)

07h30/08h00 – Secretariado atletas (Nave de exposições da Lousã).

08h30 – Partida para o 5º Granfondo Serra da Estrela – Granfondo e Mediofondo (junto à Nave de exposições da Lousã).

11h00 – Meta: chegada dos primeiros atletas do Mediofondo (Nave de exposições da Lousã).

13h15 – Meta: chegada dos primeiros atletas do Granfondo (Nave de exposições da Lousã).

17h30 – Meta: chegada dos últimos atletas (Nave de exposições da Lousã).

11h15 / 18h30: pasta Recovery e Expo Granfondo Aldeias do Xisto – animação (Nave de exposições da Lousã)

15h30: Cerimónia da entrega de prémios (Nave de exposições da Lousã).

Para mais informações visite www.aldeiasdoxisto.pt

Para mais informações técnicas sobre a prova visite www.aldeiasdoxisto.pt

Sobre o Granfondo

O conceito nasceu em Itália e em pouco tempo se difundiu por todo o mundo sendo neste momento um fenómeno de sucesso em vários países da Europa e também nos Estados Unidos, com eventos com uma participação massiva a cativar milhares e milhares de aficionados de ciclismo, atraídos por estes aliciantes desafios geralmente realizados em espetaculares e exigentes traçados, em cenários de exceção para a prática do seu desporto favorito. É a fórmula de sucesso das grandes maratonas de atletismo abertas ao público em geral (Nova Iorque, Londres, Lisboa, etc.), transposta para o mundo do ciclismo de estrada, modalidade cuja popularidade tem crescido exponencialmente nos últimos tempos com a conquista de novos públicos.

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com cerca de 100 operadores privados. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com