Assinalando 100 anos sobre o nascimento do co-fundador do Museu do Caramulo
No centenário do nascimento de
João de Lacerda, o Museu do Caramulo leva a cabo uma exposição comemorativa da
extraordinária vida de um dos seus fundadores.
Não é possível compreender a
coleção automóvel do Museu do Caramulo sem conhecer um pouco da história do seu
fundador. Enquanto entusiasta, a sua paixão pela velocidade tinha apenas paralelo
no apreço pela história do automóvel e dos seus protagonistas.
João de Lacerda nasceu em
1923, no Caramulo. Após completar o liceu decide seguir a tradição dos seus
antepassados e forma-se na Faculdade de Medicina de Lisboa. Desde logo inicia a
sua especialização em Pneumologia, trabalhando com tisiologistas de renome.
Terminados os estágios, assume a função de Director Clínico da Estância
Sanatorial do Caramulo.
Com a morte de seu irmão Abel,
em 1957, num trágico acidente, no qual ele fica gravemente ferido, vê-se na
contingência de assumir a Direção da Estância e abandona a medicina.
Como desde pequeno sempre teve
a paixão das obras, fruto de um acompanhamento permanente de seu pai, assume
também a direção da Junta de Turismo do Caramulo e dinamiza de uma forma
imparável o crescimento e embelezamento da sua terra, o Caramulo. Dava assim
continuidade à grande obra de seu pai, o Dr. Jerónimo de Lacerda, que foi
pioneiro na criação de uma povoação modelo para a altura, com água canalizada
ao domicílio, eletricidade a partir de uma barragem própria, rede de esgotos
com ETAR, sistema de recolha de lixos com forno crematório e jardins e verde
numa proporção nunca vista. Com justiça pode-se dizer que se Jerónimo de
Lacerda criou o Caramulo, João de Lacerda deu-lhe a projeção que o tornou
conhecido no país e fora dele.
Trabalhador incansável, dedica
todo o seu tempo e força à sua terra, completando e dando forma à ideia
iniciada pelo seu irmão Abel: a construção do edifício do museu, o que consegue
em tempo recorde. É João de Lacerda que cria a Fundação Abel de Lacerda, em
homenagem ao seu irmão, e é ao seu carinho e empenho que se deve, quase que
exclusivamente, aquilo que é hoje o Museu do Caramulo.
Em 1955, comprou, num impulso,
um Ford T abandonado, que restaurou cuidadosamente. Nascia assim, neste momento
visionário, a coleção automóvel do Museu do Caramulo, dando início também ao
fenómeno do colecionismo ligado a veículos e à mobilidade, em Portugal.
Perfeccionista e criterioso, reconstrói meticulosamente os automóveis que vai
adquirindo, dando-lhes a grandeza e autenticidade dos tempos em que circulavam
pelas estradas do nosso País.
Na sequência de uma sugestão
do Presidente Américo Thomaz, aquando de uma visita ao Museu do Caramulo,
decide expor a sua coleção e cria aquilo que fica conhecido como o Museu
Automóvel do Caramulo. Inicialmente instalado no piso térreo do edifício da
Fundação Abel de Lacerda e mais tarde em edifício próprio, construído a
expensas próprias e com a ajuda de algumas empresas de petróleo, é inaugurado
com pompa e circunstância, em 1970, pelo governo.
Com a sua enorme dinâmica,
João de Lacerda leva, por convite, os seus automóveis a participar numa centena
das mais conhecidas e prestigiadas provas para automóveis antigos e de coleção,
como sejam o London-Brighton, a Louis Vuitton China Run, o Bordeaux-Paris, as
Mille Miglia, o Rallye Monte-Carlo, entre outros, onde acumula prémios e
louvores. A sua arte de conduzir e o impecável estado das mecânicas, com que
apresenta os automóveis, granjeia-lhe a ele e ao Museu do Caramulo enorme
respeito e prestígio internacional.
O Museu do Caramulo inaugura,
a partir deste Sábado, dia 4 de Novembro, às 15h, a exposição “João de Lacerda: O Colecionador Visionário”,
apresentando um conjunto de fotografias de grande formato com alguns dos
momentos mais emblemáticos da vida de João de Lacerda, assim como os próprios
automóveis com que fez história na competição. Esta estreia irá coincidir com o
evento O Museu na Rua, e também com a inauguração da exposição "Feito à Mão: Cerâmica Portuguesa de Autor no Séc.
XX - Coleção Pedro Moura Carvalho".
Fonte: Museu do
Caramulo/Parceria Revista Notícias do Pedal
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