domingo, 21 de agosto de 2022

“15ª Clássica Cicloturismo Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro junta cerca de duas centenas e meia de participantes”


Um passeio diferente, algumas novidades marcaram o mesmo

 

Texto e fotos: José Morais

Realizou-se este domingo 21 de agosto, o 15º passeio de cicloturismo organizado pelo Grupo de Cicloturismo Afonsoeiro/Móveis Jolar, a tradicional clássica de agosto Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro, com uma extensão de cerca de  75 quilómetros.


Dois anos depois, mais um passeio que regressou à estrada, infelizmente, já se ficaram pelo caminho algumas equipas, e alguns passeio não se vão realizar, causado por uma pandemia, e por uma falta de apoios, em especial de quem de direito deveria apoiar.

O passeio deste domingo foi marcado por algumas novidades, a primeira com lembranças originais, as mesmas elaboradas por José Manuel Mendes, um elemento da equipa, que fez reciclagem, e elaborou as respetivas lembranças.


A reciclagem chegou assim ao cicloturismo, José Manuel Mendes teve uma ideia nova, recolheu correntes de bicicletas, carretos, pedaleiras, discos de travão, tudo material velho, e transformou em lindos trofeus oferecido às equipas participantes, algo inovador, que foi apreciado pelos participantes.

Outra das novidades, e sem que ninguém tivesse conhecimento, sendo assim um segredo, foi revelado durante o almoço, que no salão do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro onde foi servido o mesmo, e em algumas cadeiras espalhadas, e aleatório, foram colocados envelopes fechados, onde constavam lembranças para os participantes sentados nas mesmas, uma surpresa muito bem aceite, uma novidade, que pode incentivar os participantes em outros eventos.


 

Como decorreu o passeio:


Bem cedo começaram a chegar os participantes, o local de concentração, o recinto das festas locais que estão a decorrer, já que o passeio estava inserido no programa das mesmas, depois de dar as boas-vindas aos participantes, pelas 9 horas tudo estava a postos para se iniciarem as pedaladas, o destino da primeira parte do evento seria Canha.


Os cerca de duas dezenas e meia de amantes da bicicleta seguiram a bom ritmo, com um pelotão imenso, e sempre compacto, pedalava-se a bem, num trajeto de dificuldade baixa, já que praticamente era tudo plano, sensivelmente a meio do trajeto da primeira parte, existia um ponto intermédio de distribuição de água, já que as elevadas previsões de calor para o dia, achou por bem a organização distribuir o tão bem precioso, felizmente as temperatura não foram assim tão altas, o que beneficiou quem pedalou.


Na chegada a Canha esperava os participantes um abastecimento composto por fruta e água, para recompor as energias despendidas, onde não falto o convívio entre participantes, na cerca de meia hora de paragem.

De volta à estrada, o rumo era então o Afonsoeiro, o calor ainda não se fazia sentir muito, uma aragem corria, o que ajudou quem pedalava, convivendo e muitos em animadas cavaqueiras, mas também a organização e por percalço no caso de muito calor, colocou mais um ponto de distribuição de água.


A chegada a local de partida no Afonsoeiro ocorreu pouco passava das 12,30, dando depois lugar à entrega de lembranças a individuais e coletivos, que não estivessem presentes no almoço, que era limitado apenas cem pessoas, por motivo de falta de espaço.

O almoço decorreu bem, com algumas entradas, um excelente caldo verde, e umas batatinhas cozidas com uma excelente carne de porco, servido por diversas bebidas, e um bom melão como sobremesa.


Já quase em final de evento, o presidente do Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro/Móveis Jolar agradeceu a presença de todos, ao Vereador presente do Município do Montijo, ao Presidente da Junta de Freguesia, e revelou a surpresa que algum cicloturistas tinha colocada debaixo da sua cadeira uma lembrança, e fez a restante entrega de lembrança às equipas e individuais.

Num passeio com uma excelente organização, que soube manter o passeio como deve ser feito o verdadeiro cicloturismo, no final a satisfação geral foi muito positiva da parte dos participantes, com muitos a dar os parabéns à organização, num passeio que teve o acompanhamento da Brigada de Trânsito da GNR com excelente trabalho na estrada, dos bombeiros do Montijo e Canha que acompanharam com duas ambulâncias e felizmente não foi necessária a sua intervenção, a proteção civil que acompanhou todo o evento, como uma viatura do Município, o carro vassoura, o importante apoio do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro, que cedeu o seu salão, e que confecionou o excelente almoço, como ainda outros apoiantes que se juntaram à iniciativa.


Em final de reportagem, dar os parabéns à organização, agradecer a forma como mais uma vez fomos recebidos, um agradecimento também da nossa parte à GNR pela disponibilidade que nos deram para poder cobrir o evento, para fazermos os diretos, fotos e vídeos, ficando assim os parabéns para todos.

Com os votos de bons passeios, boas pedaladas, esperamos marcar presença na 16ª edição em 2023, até lá protejam-se.

 

Ficam aqui o link para terem acesso às fotos do evento:

https://photos.google.com/share/AF1QipOdV9R62-5nkmlp2ZOcLV7_h-uI7tSpI02j5ySoygMPrAuimdR5eEfP_DC2y16WPQ?key=akZGTHE0NXhwR1FJUWZVSlBrWGtpa3Z5aWxPeUl3









Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com