Fotos: Arquivo NP
Os acidentes na estrada com ciclistas continuam, falta de respeito, má educação, um sem número de coisas tem originado, acidentes graves, onde o elo mais fraco é sempre o ciclista, dando depois a acidentes com danos graves para quem pedala, onde muitos desses acidentes acabam por ser mortais.
Todos nós sabemos que muitos
condutores não gostam de ciclistas, são contra a bicicleta, e muitos tentam
atropelar os mesmos, porém, a penalizações para os mesmos, não tem sido muito
severas que se conheçam, o que vai deixando muitas mazelas a quem pedala, mas…
muitos são os ciclistas que às vezes desconhecem as suas obrigações, e colocam
tanto a sua vida em perigo com a de terceiros, por isso deverá haver mais
consciência, e responsabilidade, e para se ser respeitado, terá de também se
respeitar.
As autoridades portuguesas até
agora ainda não foram rigorosas, tem sido benevolentes, e deixado passar muitas
coisas, mas tudo pode mudar, e as penalizações podem vir a acontecer, por isso
é bom prevenir, e ter cuidado.
Em Espanha as autoridades, são
mais rígidas, e vejam o caso recente de 'PURITO' MULTADO POR FILMAR ENQUANTO
CONDUZIA" em 80 euros, porque apesar de se tratar de uma
bicicleta, a lei diz que quando se conduz não se pode utilizar o telefone, e
isso aplica-se a todos os veículos. Em Portugal já aconteceu a um ciclista que
seguia de bicicleta com uma taxa de álcool superior ao permitido, e lhe
apreendida a carta de condução, por isso cuidado, e ficam aqui umas dicas.
Trânsito: carros e mais
carros, autocarros, motociclistas apressados, pedestres.
E nós, ciclistas.
Como é que nós fazemos?
Pedalar no trânsito parece
impossível para muitos, principalmente para quem mora em cidade grandes. Será
mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado o número de ciclistas nas ruas?
O que é verdade
ou imaginação sobre segurança no trânsito?
Segurança no trânsito é estabelecida a partir
de números, estatísticas, encontradas através de pesquisas realizadas com base
científica, que dizem de fato o que é seguro, perigoso ou inseguro para o
condutor de um veículo, pedestre ou qualquer outro que esteja participando do
trânsito.
O resto é imaginação (ou ficção) popular, e
esta sim, costuma ser perigosa.
Normalmente, quando acontece
um acidente a história corre de boca em boca, e em pouco tempo parecerá que
houve um acidente em cada esquina e a cada minuto. Há um certo prazer em contar
e ouvir histórias deste tipo. Mesmo depois de muito tempo, um acidente sempre é
uma conversa interessante. O que foi um tombo causado por um susto acaba se
transformando num coitado sob as rodas de um autocarro.
É como no caso dos aviões: há em média 2 (sim,
dois!) acidentes para cada milhão de decolagens, o que transforma o avião no
meio de transporte mais seguro existente. Mesmo assim só se fala nos que se
desfazem quando caem. Detalhe: nestes dois raríssimos acidentes não
necessariamente houve morte, nem um arranhão sequer (o avião apenas pousou de
barriga).
A imensa maioria dos ciclistas
pedala sem sofrer acidentes de trânsito! Mas, bom mesmo é quando há sangue na
conversa.
O fato é que as pessoas se agarram a certas
verdades muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em suas vidas do
que para qualquer outra coisa. "Vai que pedalar é muito mais seguro que
imagino, eu vou ter que assumir que estava errado todo este tempo".
O que é novo é estranho e traz
receios. Para quem pedala pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer
assustadora. Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos são imaginários
com a convivência, a prática.
Trânsito é previsível, tem
lógica, responde à física. Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é
previsível.
Todo o acidente é causado por
um erro, uma falha. Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente. É óbvio,
parece uma afirmação besta, idiota, mas não é, muito pelo contrário. Quem
compreende esta verdade, entende o que é segurança no trânsito e praticamente
zero a possibilidade de um acidente.
Antes de culpar o outro,
descubra qual é seu erro e você descobrirá a solução para o conflito.
Para o ciclista
em qualquer lugar:
1. Seja educado
2. Obedeça às leis de trânsito
3. Sempre sinalize suas
intenções, mudanças de direção e paragens
4. Use roupas claras ou
chamativas
5. Use e mantenha os
refletores limpos, usando luzes se pedalar à noite
6. Evite ruas e avenidas mais movimentadas
7. Mantenha-se à direita e na
mão de direção
8. Não faça zig-zag: procure
pedalar mantendo uma linha reta
9. Aprenda a ouvir o trânsito
Pedalar com
segurança
Se o ciclista seguir algumas
regras básicas, o risco de acidente pode cai praticamente a zero. Sempre haverá
possibilidade de alguma tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a
ocorrência de um acidente.
O importante é você entender
que, enquanto pedala e conduz a bicicleta, você é um ciclista, e não um
motorista ou motociclista. Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera
de uma maneira completamente diferente de qualquer veículo motorizado. Por
causa disto a relação do ciclista com o trânsito tem suas particularidades que
tem ser respeitadas.
Muitos dos acidentes de
trânsito envolvendo ciclistas são responsabilidade do próprio ciclista, não
excluindo a responsabilidade dos muitos condutores que não respeitam o
ciclista.
Pedalar
tranquilo
Acredite no que a prática de
mais de 100 anos diz. Segurança no trânsito, de verdade, é construída a partir
da experiência, que vira estatísticas, o que permite construir uma ciência, que
acaba mostrando o que é de fato seguro ou não. Isto vale para os condutores de
todos veículos, incluindo o ciclista. Lendo documentos oficiais e de
especialistas, do mundo inteiro, é possível afirmar sobre a segurança no
trânsito do ciclista que:
1. Muitos acidentes é causada muitas
vezes pelo próprio ciclista. Quase todos acidentes tem responsabilidade direta
ou indireta do próprio condutor; por distração, desrespeito a sinalização,
falha mecânica, erro de cálculo, falta de bom senso, mas uma grande parte
também da responsabilidade dos muitos condutores que não respeitam o mesmo.
2. Praticamente todos acidentes envolvendo ciclistas acontecem
em cruzamentos e esquinas. Colisão lateral é uma das principais causas de
mortes de ciclistas.
3. Colisão por trás também acontece muito. Aumenta quando o
ciclista pedala em avenidas, vias expressas e estradas.
4. Pedalar na contra-mão é a situação mais perigosa para o
ciclista e em caso de acidente normalmente acaba em sequelas graves,
irreversíveis, ou morte.
5. Ciclista que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza
suas intenções, diminui sensivelmente a possibilidade de acidente.
6. Boa parte dos acidentes são também causados por falha na
manutenção da bicicleta.
7. Pedalar completamente relaxado acreditando que ciclovias são
completamente seguras é causa de vários acidentes. O número de colisões entre
ciclistas também acontece.
8. Atropelamento de peões por
bicicletas é fato comum, principalmente quando o peão cruza a rua, ciclovia.
Normalmente causa lesões, até graves, para os dois, peão e ciclista.
A relação com o condutor:
1. Quanto espaço ele precisa
para travar
2. Para onde ele está olhando
quando conduz
3. Olho no olho do condutor ou
peão
4. Se não é possível ver o
olho do condutor, olhe para as rodas dianteiras do carro
5. Tente antecipar a reação do
trânsito: olhe longe, pense adiantado
6. Cuidado com a abertura das
portas dos carros
O que nunca se deve fazer:
1. Nunca pedale em contra-mão,
a não ser que esteja sinalizado
2. Não pedale onde o conduor
não o pode ver
3. Nunca entre nos
cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos se tomar precauções
4. Nunca force uma situação
contra um carro, moto ou autocarro, tentando disputar com o mesmo, a bicicleta
é o elo mais fraco
5. Não pedale muito próximo do
veiculo da frente
6. Não fique olhando para trás
o tempo todo, somente o tempo necessário para perceber o trânsito no caso de
necessidade de mudança de direção ou faixa. Preocupe-se com o que vem pela
frente
7. Não use telemóvel
Precauções:
1. Pedale de forma com que o
seu comportamento transmita segurança aos outros
2. Só olhe para trás quando
for realmente necessário
3. Em descidas fortes, evite
deixar a bicicleta tomar velocidade excessiva que não possa controlar
4. Cuidado com mudanças de
piso e suas diferentes aderências
5. Tampas de esgoto em aço ou
sinalização pintada no solo quando molhadas escorregam muito
6. Com chuva ou chão
escorregadio diminua a velocidade
7. Com chuva a visibilidade de
todos fica prejudicada e reduzida
8. Esteja sempre com a mudança
correta introduzida, em especial quando sobe, para não ter de parar
repentinamente. Antes de parar a bicicleta nos cruzamentos coloque uma mudança
correta que lhe permita arrancar rapidamente
9. Respeite o peão, sempre
Para o
condutor:
1. Faixas de rodagem são
calculadas para a passagem de um veículo por vez
2. A maioria dos condutores
não pedala, portanto não sabe como a bicicleta se comporta em movimento
3. A diferença de velocidade
entre uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do condutor é
baixo
4. Condutores precisam prestar
atenção em muita coisa ao mesmo tempo. A bicicleta é visualmente o menor dos
veículos no trânsito, portanto o mais difícil de ser percebido
5. Condutores de qualquer
veículo grande não tem uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve
guardar distância
6. Um carro ou uma moto travam
mais rápido que uma bicicleta
7. A bicicleta desaparece no
ângulo formado pela coluna de um carro
Para o peão e
outros:
1. Peões tem prioridade sobre
ciclistas. Lembre-se que você também é um peão. Respeite para ser respeitado
2. Um peão pode mudar de
direção de maneira muito brusca. Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e
passe guardando sempre uma distância
3. Patins e skates também
mudam de direção muito rápido, cuidado
4. Cães e gatos tem reações
inesperadas. Evite assustá-los, se for atacado por um cão, tente parar e
defender-se, continuar a pedalar pode ser perigoso
5. Próximo das árvores pode
haver raízes perigosas, cuidado
Finalizando, com mais atenção
e respeito entre todos pode-se evitar mais acidentes com ciclistas, se muitos
condutores, especialmente os automobilistas são mais agressivos com os
ciclistas, os motociclistas respeitam mais os mesmos, porém, acima de tudo terá
de haver mais civismo, e respeito, porque na estrada existe sem dúvida espaço
para todos, para isso terá de haver bom comportamento, e assim se evitar danos
muito graves, e mortes para quem usas a bicicleta.
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