segunda-feira, 19 de junho de 2017

“38.ª Edição do Grande Prémio ABIMOTA”

Águeda aclama vitória de Fábio Silvestre e Vicente de Mateos no 38.º Grande Prémio ABIMOTA

Por: Marta Varandas

Fotos: João Fonseca

O português Fábio Silvestre (Sporting-Tavira) conquistou a primeira vitória da temporada ao vencer a 4.ª e última etapa do 38.º Grande Prémio ABIMOTA, que terminou em Águeda, após 176,4 km que uniram Gouveia à Capital Nacional das Duas Rodas. Mas o grande triunfo da 38.ª edição da prova pertence a Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), que vestiu a camisola amarela logo na tirada inaugural e defendeu a vantagem que alcançou, de mais de um minuto, até ao último quilómetro da competição.

Com uma única meta de montanha de terceira categoria, a última etapa da prova teve como maior dificuldade as temperaturas elevadas, que acompanharam o Grande Prémio ABIMOTA deste a etapa inaugural, mas desta vez agravadas pelo ar sufocante que se respirava em Gouveia, no seguimento dos incêndios que deflagram pelo país. No caso da tragédia de Pedrógão Grande, antes da partida, toda a caravana ciclista uniu-se num gesto de solidariedade para fazer um minuto de silêncio em homenagem às 61 vítimas mortais deste fogo (número confirmado até ao envio deste Press Release).

A tirada acabaria por ser decidida ao sprint Fábio Silvestre conseguiu afirmar-se perante o seu adversário César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack), que tinha ganho a etapa no dia anterior e Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé), que ficaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente.

O vencedor da última etapa, que só tinha conseguido um terceiro lugar no início da época, “rematou a vitória”, motivado pela equipa. “Para o Sporting-Tavira esta vitória é muito importante”, afirmou. “A parte inicial da corrida, nos primeiros 70 km e a Serra de Penacova foi muito dura para mim, mas tentei defender-me para chegar nas melhores condições e consegui”, rematou o sprinter.

Quem começou a competição na liderança e não mais saiu dos primeiros lugares da classificação geral, defendendo sempre a camisola amarela, foi Vicente de Mateos. Contas feitas, o espanhol acabaria a prova com a vantagem de 1’18’’ sobre Filipe Cardoso (Rádio Popular-Boavista) e de 1’21’’ sobre César Fonte, corredores que o acompanharam no pódio, ao ficar em segundo e terceiro lugares na tabela geral.

“Foi muito difícil controlar as quatro etapas, as equipas atacaram, mas no final a LouletanoHospital de Loulé e eu conseguimos defender a camisola, que conquistámos na quinta-feira”, disse Vicente García de Mateos, que chegou forte e confiante ao Grande Prémio ABIMOTA.

Nas restantes classificações, o camisola amarela venceu ainda a camisola dos pontos, Guillaume Almeida (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack) conquistou a camisola da meta montanha, Angel Reboilido (W52-FC Porto), que venceu a 2.ª etapa, ganhou a camisola das metas volantes e o seu companheiro de equipa, Joaquim Silva, venceu a geral meta autarquias.

Nos mais jovens, Hugo Nunes (Miranda-Mortágua) conseguiu duas camisolas: da juventude e de melhor corredor de equipa de clube, o que o deixou muito satisfeito com a conquista: “Já ganhei a Juventude em 2015 aqui, no ABIMOTA, e agora estou a repetir este ano. Contudo, desta vez tem um sabor especial, porque é o meu terceiro ano Sub-23 e convém ganhar corridas na minha classe”, confidenciou. “O meu objetivo era só a camisola branca, mas a vermelha veio e ainda bem. Estou muito contente e para os objetivos que aí vêm – o Nacional e a Volta –, estas conquistas só me motivam”.

Sobre a geral de equipas coube à EFAPEL triunfar na edição de 2017 do Grande Prémio

ABIMOTA, seguindo-se a W52-FC Porto e em terceiro lugar a Rádio Popular-Boavista.

Como balanço, o diretor da prova, Vital Almeida, frisou que mais uma vez o Grande Prémio ABIMOTA “dignificou o ciclismo e o objetivo principal, correu tudo bem. Houve competição até ao fim, apareceram na nossa prova corredores Sub-23 que foram vencedores de camisolas, o que só vem demonstrar que temos aqui juventude para dar seguimento”, destacou.

Já o presidente da Direção, João Miranda, também muito satisfeito no final de mais uma edição do Grande Prémio ABIMOTA, referiu que tudo correu como esperado, “com mais adesão do público e uma maior divulgação na comunicação social, o que nos permitiu chegar a mais pessoas. Para o ano vamos tentar fazer crescer ainda mais a prova, dando-lhe maior relevância no nosso país”. Por seu turno, para o secretário-geral, João Medeiros, também o balanço foi muito positivo: “Tirando as quedas do primeiro dia e o calor intenso, que reduziram o pelotão a 90 corredores, foi muito bom”. Sobre a próxima edição, revelou que “já haverá garantia do apoio de alguns municípios por onde passou o ABIMOTA este ano, o que é um excelente sinal”.

ÁGUEDA RECEBE TAMBÉM A 5.ª PROVA DA TAÇA DE PORTUGAL DE PARACICLISMO

A Capital Nacional das Duas Rodas recebeu também a 5.ª prova da Taça de Portugal de

Paraciclismo, corrida para ciclistas com deficiência, que disputou nove categorias. Subiram ao pódio, em Águeda, os seguintes corredores:

- C1: 1.º Bernardo Vieira (Individual)

- C2: 1.º João Silva (Individual)

- C3: 1.º Francisco Martins (Individual)

- C4: 1.º Francisco Monteiro (Mozinho MTB/ Vale D’Aldeia/ Martos/ Hmed)

2.º José Castanheira (Penacova DH / U.D. Lorvanense)

3.º Paulo Teixeira (Quinta das Arcas/ Jetclass/ Xarão)

4.º Daniel Silva (Silva&Vinha/ ADRAP/ Sentir Penafiel)

- C5: 1.º Manuel Ferreira (Silva&Vinha/ ADRAP/ Sentir Penafiel)

2.º Emanuel Silva (Traço de Madeira/ Arca de Noé-Paracycling)

- D: 1.º João Marques (Academia Joaquim Agostinho/ UDO)

- H3: 1.º João Pinto (Individual)

2.º Diogo Oliveira (Silva&Vinha/ ADRAP/ Sentir Penafiel)

- H4: 1.º Flávio Pacheco (Sporting/ Tavira - paracycling)

2.º Ruben Garcia (Clube K)

3.º Luís Ramos (Individual)

- H5: 1.º Luís Costa (Sporting/ Tavira - paracycling)

RESUMO DA 4.ª ETAPA 38.º GRANDE PRÉMIO ABIMOTA:

- 14 Equipas;

- 72 Corredores;

- 4 Desistências;

- 1 Corredor não compareceu e não participou.

CLASSIFICAÇÕES DE HOJE:

4.ª Etapa: Gouveia – Águeda: 176,4 km

1.º Fábio Silvestre (Sporting-Tavira)

2.º César Fonte (LA Alumínios-Metalusa-Blackjack)

3.º Luís Mendonça (Louletano-Hospital de Loulé)

4.º Daniel Freitas (W52-FC Porto)

5.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé)

6.º João Rodrigues (W52-FC Porto)

7.º Fábio Mansilhas (Miranda-Mortágua)

8.º Rafael Silva (EFAPEL)

9.º Hugo Nunes (Miranda-Mortágua)

10.º Francisco Campos (Miranda-Mortágua)

Fonte: Media Grupoma

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com