sexta-feira, 29 de junho de 2018

“VOLTA A PORTUGAL/JOAQUIM GOMES SALIENTA O AUMENTO DA MANCHA TERRITORIAL DA PROVA”

Diretor espera que a vitória só se decida no contrarrelógio final

Por: Lusa

Joaquim Gomes, diretor da Volta a Portugal

Foto: Fernando Ferreira

O diretor da Volta a Portugal em bicicleta salientou esta sexta-feira o aumento da mancha territorial da 80.ª edição, que regressa ao Algarve, esperando que a vitória só se decida no contrarrelógio final, em Fafe.

"Há que registar um grande aumento na mancha que o percurso desta edição vai criar no território nacional, muito por culpa do regresso do Algarve e de este arrastar um regresso pleno do Alentejo, quer do litoral alentejano, quer de uma etapa com uma história imensa, que é a ligação de duas capitais de distrito, Beja a Portalegre", disse Joaquim Gomes.

O antigo ciclista falava à margem da apresentação da Volta a Portugal, que acabou por não se realizar, devido a um problema no sistema elétrico no Teatro Thalia, em Lisboa.

"Do ponto de vista do organizador era importante que os curtos 17,1 quilómetros do contrarrelógio de Fafe, que vai ser duro e com que vamos encerrar a edição deste ano, sejam decisivos. Acredito que este contrarrelógio vai acertar as contas e tirar todas as dúvidas sobre quem será o corredor mais forte da 80.º edição", referiu.

No percurso de 1.578,9 quilómetros, esta sexta-feira revelado, mesmo sem a apresentação oficial, Joaquim Gomes salientou ainda "o regresso dos finais à Serra da Estrela", depois de nos dois últimos anos a Guarda ter recebido a etapa rainha.

"Essa foi transferida para as Penhas da Saúde e para a Covilhã, apesar de manter a passagem pela Torre", disse Gomes, que detalhou que após a passagem pelo ponto mais alto de Portugal continental, os corredores vão descer o Vale Glaciar em direção a Manteigas e depois passar pela cidade da Covilhã, antes da subida final.

Antes do contrarrelógio final, a Volta vai passar na carismática Senhora da Graça, no ano em que se cumpre o 40.º aniversário da primeira chegada ao Monte Farinha na 'grandíssima', com Joaquim Gomes a considerar que, por estes motivos e mais alguns, Mondim de Basto já merecia o relevo que vai ter este ano na Volta a Portugal".

"O melhor pedaço vai estar relegado para a última etapa em linha, que vai ligar Felgueiras, a Mondim de Basto, à Senhora da Graça. Mas nos últimos 75 quilómetros vamos ter três prémios de primeira categoria, com o último no Monte Farinha, dando a conhecer uma nova montanha, que liga a aldeia de Ermelo à aldeia de Barreiro", disse.

Joaquim Gomes destacou ainda a terceira tirada, intitulada etapa solidária, que liga Sertã e Oliveira do Oliveira do Hospital, passando pelos concelhos afetados pelos incêndios de 2017, que vitimaram várias dezenas de pessoas.

"É uma etapa que permite levar o colorido da caravana à região mais dramaticamente afetada pelos incêndios do ano passado, na ligação entre Sertã e Oliveira do Hospital, que vai contar o Presidente da República", referiu.

A 80.ª edição da Volta a Portugal disputa-se de 1 a 12 de agosto, entre Setúbal e Fafe.

Fonte: Record on-line

Sem comentários:

Enviar um comentário

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com