Coleções, exposições e eventos potenciados por site com design responsive
O Museu do Caramulo renovou a
sua imagem, com um novo logótipo, e no mesmo processo, lançou um site novo,
virado para os desafios digitais da sua atividade.
Com uma marca criada há quase
20 anos, o Museu do Caramulo sentiu a necessidade de renovar a sua imagem,
procurando um logótipo mais simples, como mais leitura e que perdurasse no
tempo. “O logótipo e marca antiga já não reflectia aquilo que o museu faz hoje,
seja em termos museológicos seja noutros domínios onde operamos actualmente”
refere Salvador Patrício Gouveia, Presidente da Direcção do Museu do Caramulo.
A empresa escolhida para
renovar a marca do Museu do Caramulo foi o Atelier Pedro Falcão, responsável
por logótipos de instituições como o MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e
Tecnologia), o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade ou o Ano do Design
Português. O logótipo tem porbase um tipo de letra criada de raiz pelo
conhecido designer português Mário Feliciano, responsável por vários tipos de
letras como as do semanário Expresso, do jornal espanhol El País ou do jornal
sueco Svenska Dagbladet.
O rebranding da marca do Museu
do Caramulo foi acompanhado pelo lançamento de um novo site, mais moderno,
intuitivo e com uma organização que privilegia as coleções, as exposições
temporárias e os eventos, além de uma loja expandida e da secção O Meu
Clássico, com dicas de conservação e vários serviços orientados aos proprietários
de veículos antigos.
O novo site, disponível em
www.museudocaramulo.pt, e que teve o design a cargo da agência Brand &
Advise e a programação realizada pela Metatheke, foi apoiado pelo programa Pro
Museus. Com este projeto o Museu do Caramulo aposta na melhoria significativa
de acesso a conteúdos e na definição de layout “responsive design”, que permite
aceder ao website através de vários suportes, por forma a maximizar a
usabilidade em diferentes dimensões.
Sobre o Museu do Caramulo
Com mais de 60 anos de
existência e visitado por mais de um milhão e meio de pessoas, o Museu do
Caramulo alberga no seu espólio uma coleção de arte, uma coleção de automóveis,
motos e bicicletas e uma coleção de brinquedos antigos. O Museu do Caramulo
produz ainda, de forma regular, exposições temáticas e temporárias, e organiza
vários eventos como o Salão Motorclássico, o Caramulo Motorfestival ou o Rider
– Passeio de Motos Clássicas.
Mais informação em www.museudocaramulo.pt
Fonte: Museu Caramulo/Parceria
Notícias do Pedal
Sem comentários:
Enviar um comentário