Três húngaros, competindo no modo E-bikes, tinham um motor EPowers
Ciclistas húngaros foram
expulsos da Copa do Mundo E-MTB (Mountain Bike com bicicletas elétricas) em
Leogang, Áustria, depois de verificarem que suas bicicletas não estavam de
acordo com as normas vigentes. Nos três casos, estes foram alimentados por um
motor EPowers.
Antes de cada competição de
UCI E-MTB, as bicicletas dos participantes passam por um rigoroso controle no
qual cada motor é testado e também a velocidade e a potência da roda traseira
em um rolo especial.
"Após as verificações das
bicicletas E-MTB que foram realizadas hoje de acordo com a seção 13.2 do Guia Mundial
de Competição de Mountain Bike da UCI 2020, o Presidente do Painel de
Comissários considerou que as bicicletas EPowers não atenderam aos requisitos
do Regimento da UCI", disse a União Internacional de Ciclismo.
Os regulamentos da UCI são
bastante simples e claros sobre isso. Os motores de bicicleta elétrica podem
não oferecer potência superior a 250W e o auxílio-pedalar deve ser cortado a 25
km/h, de acordo com a norma europeia EN15194-2017.
Este regulamento também
estabelece uma taxa de erro de medição de 5%. A lista de motores elétricos
permitida pela União Ciclística Internacional teve até agora 10 marcas ou
fabricantes diferentes, uma vez removidos da lista EPowers.
Os
motores permitidos pela UCI
Bafang
Bosch
MONTANHA ROCHOSA
Shimano
Especializada
EPOWERS
BH - BROSE
ROTWILD - BROSE
Gigante
NOX - SACHS
Por trás de Epower está
Stefano Varjas, um personagem controverso entre suas invenções é o motor de
bicicleta de estrada escondido que é ativado por aceleração e rodas magnéticas
que melhoram o avanço.
Fonte: Marca
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